Cultura 18 de Setembro de 2020

Aprendendo inglês com a cultura pop

Saiba como usar produtos da cultura pop para aprender a língua inglesa

A cultura pop, ou cultura popular, pode ser descrita como qualquer manifestação criada e mantida por um determinado povo. Na prática e no mundo globalizado, entendemos a cultura pop como apresentações ou representações com grande difusão midiática e que atinge pessoas de todos os lugares do mundo. 

Como exemplo de ícones da cultura pop nós temos a Madonna e Michael Jackson na música, Al Pacino e Meryl Streep no cinema, Friends e How I Met Your Mother nos seriados e até mesmo os super-heróis das histórias em quadrinhos. 

Pensando  no impacto e presença que a cultura pop tem em nossas vidas e a importância que ela pode ter para aprender inglês de maneira imersiva, hoje nós selecionamos uma série de dicas sobre como você pode usar a cultura pop e todo esse universo para aprender a língua inglesa. Confira: 

1) Redes sociais e apps 

Redes sociais e aplicativos são uma ótima “porta de entrada” para aprender inglês através da cultura pop. Isso porque, através de redes como Twitter, Facebook e Instagram você tem acesso a diversos conteúdos com referências populares que podem auxiliar no processo de aprendizado do idioma. 

Além disso, apps como Youtube, por exemplo, proporcionam que você tenha acesso a conteúdos de diferentes formatos relacionados à cultura pop e ao inglês. 

2) Séries e filmes 

As séries e os filmes representam uma das melhores ferramentas para aprender inglês. E não tem nada mais cultura pop do que seriados e filmes, né? Essas obras auxiliam na aquisição de vocabulário, estimulam as habilidades de listening e proporcionam que você aprenda de acordo com aquilo que gosta. 

Por exemplo: Gosta mais de séries teen ou de comédia? Curte filmes inspirados em livros? Tem acesso às séries da Netflix ou Amazon Prime? Independente do seu gosto, você com certeza irá encontrar a melhor opção para você de acordo com seu nível de conhecimento e disposição. 


3) Músicas e videoclipes 

Assim como séries e filmes, a música é um ótima ferramenta para aquisição de vocabulário e desenvolvimento da escuta na língua inglesa. E ah, os videoclipes também auxiliam muito nesse processo, principalmente para aprender através do contexto. 

Para aprender inglês com música, você pode escolher músicas que goste, montar playlists, estudar as letras e fazer um verdadeiro karaokê em casa. Parece divertido, né? 

4) Podcasts 

Seguindo na mesma linha que as músicas, podcasts representam uma forma dinâmica para aprender inglês e adquirir vocabulário no idioma. E já que estamos falando em cultura pop, você pode optar por podcasts que falam de temas relacionados ao assunto, assim você treina os seus conhecimentos no inglês e acaba conhecendo mais sobre o universo da cultura pop já no idioma. 

5) Memes

E, se estamos falando de cultura pop no século 21, nós não podemos deixar de falar dos memes. As imagens compartilhadas na internet podem transmitir imagens, descrever situações do dia a dia e podem ser uma forma muito divertida de estudar o idioma, memorizar vocabulário e entender estruturas gramaticais. 

6) Jogos 

E por último mas não menos importante: jogos. Os jogos, sejam eles de tabuleiro ou RPG, console ou online, também não podem ficar de fora quando o assunto é aprender inglês com cultura pop. 

Eles auxiliam no desenvolvimento de habilidades comunicativas (principalmente na fala e escuta), ajudam na aquisição de vocabulário e também no que diz respeito à construções e regras gramaticais. 

Além de ser uma forma muito dinâmica, divertida e versátil de estudar esse que é um dos idiomas mais falados do mundo. 

E aí, o que você achou? Tudo certo para começar a aprender inglês com a cultura pop? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui