Dicas 31 de Julho de 2023

Inglês com PNL: o que é e como falar?

Já pensou em misturar papo de coach com o aprendizado de um novo idioma? Pode parecer coisa de outro mundo, mas muitas pessoas usam esse tipo de metodologia para impulsionar seu aprendizado. Confira agora como estudar inglês com PNL!

Já imaginou poder programar a sua mente para falar uma nova língua? Não é bem como apertar um botãozinho e sair por aí exibindo o novo idioma, mas aprender inglês com PNL pode ser um meio mais fácil de potencializar os seus estudos!

Essa Programação Neurolinguística ajuda cada ser humano a se compreender melhor, se é que dá para resumir tanto a sua explicação assim, e pode ajudar você a engrenar no idioma de vez!

Segundo uma pesquisa feita pelo British Council em 2022, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente, e a boa notícia é que dá para entrar para essa estatística boa com a ajuda da metodologia e de outras dicas contidas neste artigo.

Continue lendo e descubra agora como funciona e se é possível aprender inglês com PNL!

O que é o método PNL para aprender inglês?

PNL é um acrônimo para Programação Neurolinguística e trata de uma metodologia usada para melhorar a comunicação consigo mesmo(a) e com as outras pessoas por meio do conhecimento da sua própria consciência e mente.

O método teve início na década de 1970 com o estudante de psicologia, Richard Bandler, e o professor de linguística, Dr. John Grinder, que decidiram estudar o comportamento de pessoas que conseguiam se comunicar bem e influenciar outros a fazer o mesmo.

Com suas análises, eles descobriram que o cérebro poderia ser “programado” a partir de frases e comportamentos mais positivos e, apesar de essa não ser uma metodologia específica para aprender inglês, é possível usá-la para potencializar os estudos.

Como funciona o PNL para aprender inglês?

É possível usar técnicas de PNL com inglês e aplicá-las de forma que seu cérebro fique “programado” para aprender o idioma a partir de metáforas, de inúmeras repetições, do desenvolvimento de objetivos relacionados aos estudos e da criação de um fluxo de aprendizado.

Vários conceitos da metodologia vêm de outras fontes e ideias, mas que foram reunidas em um só lugar. É por isso, inclusive, que diversos teachers já usam a PNL sem nem mesmo perceberem!

Sabe aqueles exercícios de ouvir uma frase em inglês e ir repetindo ela até ficar igualzinha – também conhecidos como técnica shadowing – ou quando o professor ouve reclamações sobre o aprendizado da língua de um aluno e usa seu exemplo para inspirar outras pessoas? Tudo isso é PNL.

Você também pode usar a filosofia para aprender!

Como usar PNL para aprender inglês?

Para seguir o método PNL para aprender inglês, você deve encontrar uma motivação para o estudo, seja ela viajar para fazer um intercâmbio ou conquistar uma vaga para uma das profissões do futuro, e criar uma jornada de aprendizado.

Então…

  1. Decida o real motivo do porquê deve se dedicar. Se não tiver esse fator fixado na sua mente, será bem mais fácil – e tentador! – desistir e deixar o assunto de lado.
  2. Depois, monte um plano que ajude você a alcançar esse objetivo.

Separe os dias de estudo, a quantidade de horas que vai precisar se dedicar e quais temas quer aprender. Existe uma boa lista de assuntos para estudar inglês que pode servir de inspiração aqui no blog.

Com a organização inicial em dia, estará na hora de colocar em prática algumas técnicas de PNL com inglês para potencializar mais ainda os seus estudos.

Como destravar o inglês com PNL?

Para destravar o inglês com PNL, você deve seguir duas etapas importantes para o processo: estudar um conteúdo novo e internalizar o que foi assimilado para fixar melhor o assunto na mente e “programar” o cérebro no idioma.

Estudando um conteúdo novo

Você precisa escolher um tema para aprender e estudar esse conteúdo estimulando a sua visão, audição e escrita. O exemplo abaixo pode ilustrar bem!

  • Visão: veja conteúdos na língua-alvo, sejam eles TED Talks, videoaulas, séries e filmes com legendas em inglês, ou leia um livro já conhecido na versão traduzida para a língua universal.
  • Audição: em paralelo, ouça m úsicas, palestras e até mesmo audiobooks com atenção, principalmente na pronúncia.
  • Escrita: escreva os principais pontos do assunto que você está estudando em um caderno. Anote também as palavras desconhecidas para pesquisar em um dicionário depois.

Dessa forma, ficará mais fácil estimular três formas de aprendizado ao mesmo tempo e preparar tudo para a segunda fase do processo.

Internalizando o que foi aprendido

No segundo passo fundamental do PNL, seu aprendizado será potencializado ao máximo por meio da audição.

Busque diversas gravações e conteúdos que contenham o tópico que você está estudando e ouça diversas vezes. Quando achar que já ouviu muito, ouça um pouco mais!

Sabe o “programar” o cérebro sobre o qual você leu várias vezes lá em cima? Esse hábito de escutar várias vezes a mesma coisa vai trazer esse efeito na sua mente e ajudar a fixar e potencializar o conteúdo aprendido.

É o que acontece quando você escuta músicas para aprender inglês e acaba aumentando seu vocabulário por conta delas!

Tudo anotado e pronto para começar? Peraí! Antes de ir correndo, não deixa de conferir a última dica para fechar o aprendizado com chave de ouro!

É possível aprender inglês com PNL?

É possível incrementar o estudo do inglês com as técnicas da PNL, mas o aprendizado é um processo individual e que vai depender de vários outros fatores para ser bem-sucedido.

A relevância da PNL no aprendizado de inglês vai depender do modo como você usa essa metodologia para enriquecer seus estudos. Se conseguir unir a aplicação da filosofia a um bom curso de inglês online, seus resultados com certeza serão mais certeiros!

Durante as aulas, você terá professores especializados para ajudar dentro e fora da sala, além de contar com diversos colegas de classe que poderão acompanhá-lo(a) na hora de usar as técnicas de PNL durante os estudos.

Pronto(a) para ser o mais novo coach bilíngue da parada? Ou só o(a) mais novo(a) bilíngue da parada – sem o coach, se preferir? Não deixe de estudar diariamente e usar cada uma das técnicas para acelerar ainda mais o seu aprendizado! Good luck – boa sorte!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui