Aprender Inglês 23 de Agosto de 2018

Escolha o melhor: conheça as metodologias das escolas de inglês

Quer aprender inglês e não sabe por onde começar? Então, conheça as principais metodologias e escolha a que mais se adequa para você.

Vivemos em um mundo altamente globalizado e, nesse cenário, aprender outros idiomas se tornou algo imprescindível. Tanto para o turismo, quanto para negócios, o inglês é uma das línguas mais relevantes hoje.
No entanto, nem todos os cursos são iguais e devemos escolher entre as melhores metodologias disponíveis nas escolas de inglês. Mas afinal, o que são essas metodologias, qual a sua importância e como elas funcionam? Continue a leitura e descubra a resposta para todas essas questões!

Qual a importância de escolher a metodologia adequada?
A palavra metodologia está relacionada ao caminho que é percorrido para que um objetivo seja alcançado e seu significado reflete claramente a importância de se fazer a escolha mais apropriada para você.
De acordo com alguns estudiosos e especialistas, existem 7 tipos de inteligências e elas estão intimamente ligadas ao modo como absorvemos o conhecimento. Elas são:

  • lógico-matemática;
  • linguística;
  • espacial;
  • corporal-sinestésica;
  • interpessoal;
  • intrapessoal;
  • musical.

Isso quer dizer que, na prática, cada um de nós aprende de modos diversos. Algumas pessoas aprendem melhor utilizando elementos da música, enquanto outras fazem uma assimilação muito melhor das informações quando olham para imagens.
Com a metodologia, a coisa funciona mais ou menos dessa forma: ela guia os alunos para atingirem um objetivo determinado, utilizando alguns elementos específicos.

Quais são as metodologias das escolas de inglês?
Agora que você já sabe o que é uma metodologia e qual a sua relevância no ensino de idiomas, que tal conhecer as principais? Vamos lá!

Tradicional
O método tradicional, como o próprio nome indica, é a forma mais antiga do ensino de idiomas e traz elementos conservadores para a educação. Esse tipo de aula é muito focado na base linguística e na gramática. O lado negativo dessa abordagem é a falta de estímulos e de dinâmica oferecida aos alunos. Para muitos jovens, acostumados com uma vida agitada e integrada a tecnologia, esse tipo de aula pode parecer entediante e cansativa.

Instrumental
Quando falamos sobre o aprendizado de qualquer idioma, estamos pensando no domínio das quatro habilidades básicas de todas as línguas: compreensão auditiva, conversação, leitura e escrita.
No método instrumental, baseado no ESP (English for Specific Purpose, ou Inglês para um Objetivo Específico), o ensino é direcionado para áreas específicas do aprendizado, como a leitura e a escrita. Esse estilo é indicado para pessoas que pretendem prestar alguma prova ou aperfeiçoar algum detalhe do idioma.

PNL
A sigla dessa metodologia quer dizer Programação de Neurolinguística e seu ensino está atrelado à repetição. Para os adeptos dessa metodologia, o ensino de idiomas pode ser eficiente quando abordado da mesma forma vista pelas crianças, com a chamada modelagem.
Dessa forma, criamos conexões cerebrais entre objetos, situações e palavras, e aprendemos a fazer as atribuições automaticamente, aplicando-as no dia a dia e nos mais diversos cenários.

ESL
O método ESL (English as a Second Language, ou Inglês como Segundo Idioma) é uma das metodologias mais eficientes da atualidade. Ela consiste no método imersivo, ou seja: você mergulha de cabeça na cultura e no dia a dia de um país de língua inglesa e aprende do mesmo modo como aprendeu o português.
Isso pode ser feito por meio de intercâmbios ou em escolas que utilizam ferramentas modernas, com plataformas e aplicativos exclusivos de modo que, no ambiente da escola, os alunos se sintam em um país de língua inglesa.

EFL
O EFL (English as a Foreign Language, ou Inglês como Língua Estrangeira) combina diversos aspectos das metodologias apresentadas até o presente momento.
Por isso, os alunos que aprendem com esse tipo de ensino serão expostos a aulas bastante semelhantes àquelas do método tradicional e passarão por experiências que simulam um pouco do que acontece nas aulas de ESL.

Já deu para perceber que as metodologias das escolas de inglês fazem toda a diferença no modo como aprendemos um novo idioma, não é mesmo? Por isso, escolha com sabedoria!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Nossa equipe está à disposição para responder todas as suas perguntas.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui