Business

19 de Março de 2021

Qual a importância do inglês para o mercado de trabalho?

Entenda os motivos pelos quais é importante dominar o inglês o quanto antes

Você já deve ter ouvido falar que o domínio do inglês é uma habilidade já esperada pelas grandes empresas, algo que passou de "diferencial" para "pré-requisito" em muitas vagas de emprego. A pressão para saber inglês é tanta que até mesmo funcionários mais antigos se sentem pressionados a aprender a língua, já que muitas vezes se deparam com funções que necessitam de, pelo menos, inglês básico.

A competitividade no mercado de trabalho tem crescido cada vez mais e, consequentemente, as empresas se tornam mais exigentes. Por isso, pensando no futuro do seu filho, é importante investir o quanto antes no desenvolvimento de algumas competências, como o inglês.

Em outros conteúdos do blog, conversamos sobre a idade ideal para se aprender o idioma e quais são os benefícios de se aprender na infância. Já sabemos, portanto, que aprender inglês o quanto antes ajuda a criança a ir se habituando com o idioma, ampliando o domínio sobre a língua e tornando o processo um pouco mais fácil.

Agora que você já sabe quando é melhor aprender inglês, vamos conversar um pouco sobre a importância do inglês no mercado de trabalho?

Qual a importância do inglês?

Estamos cercados pelo inglês no nosso dia a dia. Sem percebermos, usamos expressões emprestadas desse idioma em diversas situações: notebook, smartphone, jeans, happy hour etc. É justamente por essa presença no nosso cotidiano que a língua inglesa ganhou a importância que possui hoje.

O inglês é a língua mais falada do mundo, mas não por possuir muitos falantes nativos. Pelo contrário, por ser a língua de maior influência no mundo, possui mais de 1,13 bilhão de falantes (desse total, apenas 379 milhões são nativos). É a língua oficial de mais de 50 países e também de organizações importantes, como a ONU, a OTAN e a NASA. Além disso, o inglês é o idioma mais usado na área de ciência e tecnologia e, por isso, é a língua da internet, da programação e das redes sociais.

E no mercado de trabalho?

Sendo a língua principal para os estudos e as viagens, não é surpreendente que essa importância tenha se expandido para o mercado, que busca por profissionais cada vez mais capacitados. Podemos encontrar vários empréstimos no mundo dos negócios, como marketing e know-how.

Com a globalização, quem trabalha com atendimento ao público sente a necessidade de saber inglês, principalmente em um país turístico como o Brasil. A língua inglesa passou a ser o principal meio de comunicação na maioria das empresas multinacionais. Muitas empresas americanas, como Amazon e Uber, vêm se instalando no país nos últimos anos, por exemplo.

Além disso, qualquer empresa nacional que busque sua internacionalização exige profissionais que saibam inglês. Há grandes possibilidades de os profissionais dessa empresa trabalharem no exterior ou de realizarem constantemente viagens a negócios. Logo, é importante sempre estar preparado para se comunicar em outros países e a língua inglesa acaba se tornando fundamental nesse processo.

Em 2017, um estudo da Page Personnel apontava que 60% das vagas, na época, já buscavam por candidatos que sabiam inglês. A mesma pesquisa indicava que, em 10 anos, ou seja, em 2027, a língua passaria a ser requisito básico. Já se passaram quase 4 anos desde então e o cenário vem se concretizando, não é mesmo?

Ainda, saber inglês pode ajudar a conquistar melhores salários. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, um profissional que sabe inglês fluentemente pode receber entre 47% e 52% a mais em relação àqueles que não sabem.


Enfim, quem almeja conquistar uma boa posição no mercado de trabalho precisa saber inglês de forma fluente - isso é fato. Por isso, é importante pensar o quanto antes no futuro do seu filho e garantir que ele esteja se preparando para atender às novas demandas.

Mas não se esqueça que, além de facilitar a comunicação e melhorar salários, o inglês também pode contribuir para o crescimento pessoal do seu filho. Aprender uma língua estrangeira é sempre válido!

Não deixe de conferir também esses outros conteúdos:

Por que o profissional do futuro precisa falar inglês

Saiba como um intercâmbio pode te ajudar no mercado de trabalho

Inglês nas escolas: entenda por que ele não é suficiente para você

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui