Business 13 de Setembro de 2021

A importância do inglês no mercado de trabalho

Entenda porque aprender inglês é importante para seu currículo

No mundo globalizado em que vivemos, é muito comum encontrar pessoas falando que quer aprender inglês para se destacar no mercado de trabalho ou descrições de vagas de emprego em aberto tendo como pré-requisito a fluência na língua inglesa. Mas, será que você realmente sabe porque saber inglês é tão fundamental para o currículo?

Por muito tempo, o inglês foi visto como um grande diferencial mas, com o tempo, saber inglês se tornou uma exigência básica para o mercado de trabalho, principalmente quando se trata daquela vaga de emprego em uma grande corporação.

Isso porque o inglês é um idioma universal, considerado uma das línguas mais presentes em lugares do mundo. Com as organizações cada vez mais conectadas, a necessidade de ter pessoas trabalhando em parceria em diferentes mercados e lugares do mundo cresce, o que faz com que recrutadores de grandes empresas busquem por profissionais qualificados que tenham fluência no inglês.

Apesar disso, segundo uma pesquisa da Catho (site de classificados com vagas de emprego), apenas 27% dos profissionais entrevistados estão investindo em um curso de inglês no momento.

Ou seja, existe um nicho a ser preenchido no mercado por profissionais qualificados com fluência na língua inglesa, mas infelizmente muitos estão deixando essa oportunidade/necessidade para depois. Pensando nisso, hoje nós trouxemos alguns pontos importantes para você saber sobre o inglês e seu currículo profissional.

O inglês te torna um profissional importante para o mercado


Segundo um levantamento da British Council, apenas 3% da população brasileira possui fluência na língua inglesa. Isso significa que, aqueles que conseguem aprender o idioma com excelência, acabam tendo grande destaque no mercado de trabalho.

Estando em uma realidade em que uma parcela baixa da população possui conhecimento do inglês, o domínio da língua inglesa acaba sendo mais do que um diferencial, mas uma necessidade para se destacar no mercado de trabalho ou em uma seleção para uma vaga de emprego.
 

O idioma expande suas oportunidades


Falar inglês também expande suas oportunidades e opções de emprego. Isso porque, tendo o inglês em seu currículo, as chances de ter boas ofertas de trabalho aumentam e muito. Além disso, dependendo da sua área de formação, tendo o inglês entre suas habilidades, você pode inclusive ter ofertas de emprego no exterior.
 

Você concorre a cargos mais altos


Em um mundo em que empresas precisam de cada vez mais funcionários fluentes em inglês para comandar grandes setores e fechar acordos internacionais, se você souber falar o idioma com qualidade, as chances de concorrer a cargos mais altos aumentam muito. Sendo assim, se prepare e esteja qualificado para buscar por cargos altos em boas empresas.
 

Você consegue melhores salários


De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, dominar um segundo idioma chega a aumentar o valor do salário em até 52%. Isso mesmo. O simples fato de saber inglês pode aumentar seu salário em mais de 50%. Isso acontece porque no cenário brasileiros poucas são fluentes em inglês, o que faz com que a oferta de pessoas com fluências seja menor e aumenta a remuneração para atrair bons profissionais.
 

O idioma amplia suas possibilidades de conhecimento


Ao saber inglês, você consegue ter muito mais acesso a publicações e cursos com material produzidos em inglês sem tradução para a língua portuguesa. Você também tem a oportunidade de participar de eventos organizados fora do país, o que com certeza representará um plus em seu currículo.

Como incluir o idioma em seu currículo


Você nunca, em hipótese alguma, pode mentir sobre o seu nível de conhecimento do inglês. Então lembre-se de não aumentar o seu nível de proficiência da língua porque isso pode acabar lhe prejudicando no futuro, tendo em vista que o recrutador de uma vaga de empresa pode pedir para que você demonstre suas habilidades em relação à língua. 
 
Mas lembre-se que aprender inglês não é a única coisa que você precisa para se destacar no mercado de trabalho. Você também precisa se manter atualizado em sua área de formação/profissão. Não sabe como? A gente te explica:

- Participe de congressos e seminários em sua área;
- Esteja sempre atento às novas tendências;
- Busque continuar estudando (e não precisa ser em uma Universidade);
- Desenvolva sua inteligência emocional;
- Se mantenha qualificado.

Agora que você já sabe a importância de aprender inglês, é só colocar a mão na massa! Que tal dar o primeiro passo rumo à fluência no idioma? Entre em contato com a roxinha mais próxima de você e venha fazer parte do mundo roxo!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui