Intercâmbio 21 de Junho de 2019

Saiba como um intercâmbio pode te ajudar no mercado de trabalho

Entenda quais benefícios a experiência pode trazer no mundo profissional

Se arriscar na aventura de um intercâmbio é uma experiência que se leva pra vida e pode te trazer diversos benefícios: desde morar em um lugar diferente, conhecer novas pessoas e novas culturas, até se sentir mais confiante e seguro em relação aos desafios da vida. 
Fazer intercâmbio te faz criar mais responsabilidades e segurança em relação a si mesmo. Você amplia a sua maneira de enxergar o mundo. Sua noção de cultura, responsabilidade, sociedade, consciência social, ambiental, política e econômica são completamente transformados. Você passa a ver o mundo como um cidadão global.

Independente do tipo, lugar ou tempo de intercâmbio, o aprendizado é constante. Você aprende na escola, nas ruas e até no supermercado. Em algumas escolas de inglês, por exemplo, você entra em contato com intercambistas de todas as partes do mundo, o que faz com que você aprenda sobre outras nacionalidades e culturas.  

Mas como um intercâmbio pode ajudar no mercado de trabalho e na sua carreira profissional depois que você volta para casa?


1) Demonstra que você é determinado 

Existem vários tipos de intercâmbios: os estudantis de ensino médio (high school), de estágio durante a faculdade, voluntários ou profissionais (que te permitem trabalhar no exterior). E os intercambistas chamam atenção em seleções de trabalhos só pelo fato de terem saído da zona de conforto, enfrentando situações completamente desconhecidas em busca de novas experiências e conhecimentos. Isso demonstra que o intercambista é uma pessoa determinada, e isso é indispensável para se dar bem no mercado de trabalho. 

2) Versatilidade 

Aos olhos de empregadores e recrutadores, pessoas que estudaram, trabalharam e viveram em outros países costumam ter maior versatilidade e desenvolvem habilidades em áreas diferentes. Além disso, são mais comprometidas, cheias de curiosidades e aptas a se tornarem futuros líderes. 
 
3) Habilidades criativas 

Em um intercâmbio, você está ‘inserido’ em uma troca constante de informações. E essa experiência traz uma injeção de ideias que podem te transformar em um profissional mais criativo e dinâmico, o que é fundamental no meio profissional (independente da área em que você trabalha). Como foi abordado antes, a vivência em um universo diferente faz você desconstruir paradigmas e desenvolver novas habilidades de criação e adaptação. 

4) Fluência em outro idioma 

A fluência em outro idioma, como no inglês, por exemplo, também traz um diferencial no mundo profissional. Isso porque algumas empresas já exigem a fluência em um outro idioma em uma seleção de emprego. E pelo fato de você ter morado em outro país, em contato com nativos da língua faz com que você se destaque com suas habilidades em relação ao idioma. 


5) Você vai se desconstruir 

Conhecer outras culturas, outras vivências e pessoas vai fazer com que com certeza você desconstrua certos preconceitos. Inclusive com alguns empregos e áreas. E você vai se tornar uma pessoa mais ‘global’, e um profissional que pensa no desenvolvimento de carreira,  precisa saber lidar e ser aberto a todo tipo de cultura, certo? 

6) Um intercâmbio faz com que você se mantenha atualizado 

Se você fizer um estágio em seu período de intercâmbio ou embarcar nessa aventura enquanto estiver na faculdade, isso pode fazer com que você se mantenha atualizado na sua área. Nesse sentido a experiência é uma ótima oportunidade, pois a maioria das Universidades oferecem programas dos mais variados assuntos e durações para quem pretende dar um up no currículo.


7) Sua rede de contatos 

O intercâmbio pode incentivar o seu networking, ou seja, ampliar a sua rede de contatos. Por isso é importante que no seu período de intercambista, você busque investir em cursos na sua área e conhecer internamente empresas que você admire. E alguns programas de intercâmbio têm foco no mercado de trabalho e buscam inserir estudantes em grandes empresas com estágios que podem somar o seu currículo. É sempre bom dar uma pesquisada! 

8) Gerenciamento de crises 

Por mais organizado que você seja, em um intercâmbio você sempre passa por situações complicadas, afinal de contas você está sozinho (sem sua mãe, principalmente), em um lugar onde você não conhece bem. Conseguir lidar com imprevistos fazem com que você desenvolva habilidades em relação à gerenciamento de crises. Você passa a ficar mais tranquilo em situações desafiadoras e isso é muito importante no mundo profissional. 

E aí, você vai investir em um intercâmbio? Se sim, dê uma olhada nesses mitos e verdades sobre intercâmbio para quando decidir tomar essa decisão tão importante. 

E saiba que, além de dicas como essa, a TopWay também oferece uma metodologia de ensino focada na imersão total no inglês, onde aluno interage com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui