Dicas 6 de Abril de 2023

7 dicas para se dar bem em uma reunião em inglês

Se uma reunião de negócios já pode dar um friozinho na barriga quando feita em português, imagina em outra língua? Evite problemas! Dá uma olhada nas sete dicas que preparamos para você arrasar em qualquer reunião em inglês da qual participar.

Se preparar, conhecer os participantes e estudar o vocabulário dos temas que serão abordados são passos essenciais a serem seguidos antes de qualquer reunião em inglês.

Tanto online quanto presencial, uma reunião pode ser bem desafiadora, principalmente se você está no início de carreira ou não está muito acostumado com esse tipo de encontro.

Segundo uma pesquisa feita pela Husky, entre os anos de 2020 e 2022, o número de brasileiros que trabalham home office para empresas internacionais cresceu em 491%. Olha a oportunidade de ganhar em dólar aí, colega!

Como queremos que você arrase em qualquer trabalho estrangeiro que tiver, separamos sete dicas essenciais – e mais algumas extras – que vão ajudar em qualquer conversa em inglês que você for participar. Confira!

Como fazer uma reunião de trabalho em inglês?

Você pode participar de forma online ou fazer uma reunião presencial em inglês. Independentemente do modelo, é fundamental se acalmar e falar de forma clara e objetiva, assim, todos podem ouvir o que você tem a dizer e contribuir com suas ideias.

A oportunidade desses encontros pode vir de uma empresa de fora do país ou de fornecedores e clientes que moram em outras nações e têm o inglês como forma de comunicação. Então, aproveite-a!

De primeira, você pode ficar "nervouser" e não entender direito o que o pessoal está falando ou até mesmo se embananar na sua hora de abrir a boca, mas tenha calma! Isso é normal e todos passamos por esse nervosismo.

Garrafinha de água logo ao lado, inspira e respira três vezes bem devagar e usa as dicas maravilhosas que a gente preparou e trouxe a seguir, para tirar melhor proveito dessas situações.

7 dicas para se dar bem em uma reunião em inglês

Se prepare com antecedência, trate tudo com bastante objetividade, treine na frente do espelho e mantenha a calma para fazer qualquer reunião em inglês com pessoas de fora do Brasil.

Pode parecer um pouco complicado de início, mas, se você seguir o passo a passo que vamos apresentar aqui embaixo, temos certeza que vai brilhar nessas reuniões!

1.  Prepare-se com antecedência

Em português, estude os assuntos que serão abordados na reunião e estabeleça algumas opiniões sobre cada um deles. Faça apontamentos e também anote possíveis perguntas que podem ser feitas por você ou pelos outros e como respondê-las.

Como já dizia o Scar em sua música no filme "O Rei Leão": se prepaaaaarem! A preparação ajuda a contornar qualquer objeção que as pessoas tragam e deixa você pronto(a) para o que vier.

Depois de fazer isso, tente traduzir tudo o que você escreveu em inglês para já ir se familiarizando com o vocabulário desde essa primeira etapa. Assim, o conteúdo fica fresquinho na sua cachola e será mais difícil de esquecer depois.

2.  Organize a reunião em tópicos

É sempre bom pensar em uma narrativa na hora que você estiver apresentando alguma coisa. Dar um contexto inicial ou apresentar o cenário atual já são ótimos tópicos para começar.

A partir daí, pense da seguinte forma: se tudo o que eu tenho para falar estivesse em uma linha do tempo, qual seria a ordem na qual as coisas aconteceriam? Organize essa timeline em um papel e use isso para nortear você nos conteúdos que está preparando para a reunião.

Lembre que tudo precisa fazer sentido tanto para você quanto para as pessoas que vão ouvir o que será dito e saiba que a organização vai ajudar até mesmo a prender a atenção dos ouvintes e garantir que eles absorvam melhor o conteúdo.

3.  Fale de forma objetiva

Ninguém aguenta aquela pessoa que fica falando e falando sem parar e não chega a lugar nenhum. Tenha o cuidado de sintetizar tudo o que você tem a dizer, mas sem deixar muitas lacunas para que os convidados tenham dúvidas.

Por exemplo, vamos supor que você precise apresentar o histórico de crescimento de um produto da sua empresa nos últimos cinco anos. Em vez de falar de todos os anos detalhadamente, fale um pouco sobre cada um e foque apenas nos que são mais importantes.

Aliás, essa é uma dica que vale para todo o seu discurso. Tente não citar os mínimos detalhes: ressalte apenas o que é mais essencial. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre algo, você pode prontamente responder a essa pessoa e seguir com a sua reunião sem problemas.

4.  Mantenha a calma e demonstre confiança

Mesmo que esteja com medo, procure não demonstrar isso para os participantes da reunião para não dar a entender qualquer tipo de ausência de preparo para o encontro, falta de segurança ou de autoridade sobre o tema.

Existem vários métodos que podem ajudar a manter a calma e a grande maioria deles devem ser colocados em prática antes da reunião ou até mesmo antes de começar o dia de trabalho.

Algumas técnicas para manter a calma envolvem fazer yoga, contar lentamente até 10, ouvir uma música tranquila, beber água e fazer uma caminhada ou praticar exercícios físicos. Dessa forma, você consegue ficar mais tranquilo(a) e brilhar igual a uma estrela ou à pulseira do show do Coldplay durante o bate-papo.

5.  Conheça as pessoas que participarão da reunião

Sabe aquela famosa frase que toda mãe diz, "eu não sou seus amiguinhos da escola para você falar assim comigo"? Então, aqui a gente vai seguir esse mesmo pensamento.

Conhecer o público com quem você vai se comunicar traz abertura para conversas que podem ser usadas para descontrair e ajudar ainda mais no discurso que vai ser apresentado.

Vamos supor que sua reunião seja com o CEO global de uma empresa. Tenso, né? Se souber um pouco da história e dos hobbies dele, dá para trazer esse conteúdo no papo com naturalidade ou até usá-lo como um "quebra-gelo".

Só foque sempre em uma comunicação mais formal, ok? Mesmo que sinta uma certa abertura com o pessoal, tente mostrar o seu profissionalismo ao longo do encontro.

6.  Treine na frente do espelho

Treinar a conversação sozinho(a) é a melhor forma de garantir que você se dê bem na sua reunião em inglês, afinal, o espelho ou o seu quarto são ambientes seguros e permitem que cometa um monte de erros e se sinta mais leve para se auto-corrigir.

De preferência, grave seu speech para ouvir como foi a pronúncia e saber se está falando muito rápido ou devagar, assim, você consegue fazer melhorias no discurso de forma mais direta e assertiva. Se achar que algo ainda não está bom, procure ajuda de professores.

7.  Melhore o idioma em um curso de inglês

Nada melhor do que um curso de inglês imersivo e certificado para ajudar você a sentir mais segurança e falar com clareza nas reuniões, nos encontros e em tudo mais o que precisar fazer em inglês.

Nas aulas, é possível encontrar professores especializados, que vão auxiliar com a pronúncia, o discurso e o vocabulário usados nessas horas.

Além disso, você também ganha a oportunidade de fazer trocas com os colegas de sala e ouvir experiências parecidas que cada um tenha tido, aprender como eles agiram para se acalmar e se inspirar na hora de fazer seus bate-papos com mais tranquilidade.

Dito isso, está pensando "legal, sinto que está tudo pronto e que já consigo arrasar na reunião falando outro idioma que geral vai me entender"? Bom, saiba que as dicas vão ajudar muito – mesmo! –, mas que tem mais algumas coisas que você precisa descobrir para atingir o sucesso.

Destaque para algumas expressões mega utilizadas around the world.

Expressões úteis para reuniões em inglês

"Move on", "get started" e "kick off" são expressões muito usadas em reuniões feitas na língua inglesa. Além delas, muitas outras podem aparecer durante a conversa que causarão um certo estranhamento inicial a falantes de outros idiomas.

Confira o quadro abaixo para ficar por dentro!

Inglês
Português
Get started Iniciar
Kick off Começo
Get down to business Ir direto ao assunto
Move on Seguir em frente
Hand over to Entregar para [tal pessoa]
To sum up Resumindo
In my opinion Na minha opinião
Deadline Prazo
Budget Orçamento

E, mais do que saber as principais expressões usadas nas reuniões, você também precisa conhecer algumas frases que podem surgir durante o encontro. Vamos falar sobre isso agora mesmo!

Frases para usar em reuniões de trabalho em inglês

"The meeting is about [assunto]", "We have to assess [alguma coisa]" e "I'm on board" são frases frequentemente usadas no mundo corporativo do inglês. Todas seguem um padrão mais formal e também podem misturar algumas expressões não muito comuns para nós. Veja!

Inglês
Português
The meeting is about… A reunião é sobre… [tal assunto]
Welcome, everyone! Our goal today is… Bem-vindos! Nosso objetivo hoje é…
Does anybody object? Alguém tem alguma objeção?
Let's take a vote on this. Vamos fazer uma votação sobre isso.
We have to assess… Nós temos que avaliar…
Our next subject is… Nosso próximo assunto é…
Could I make a suggestion? Posso fazer uma sugestão?
Sorry, could you repeat that, please? Desculpe, você poderia repetir, por favor?
I'm on board! Estou de acordo!
That's all for today. Isso é tudo por hoje.
The meeting is over. A reunião terminou.
Thank you all for attending. Obrigado a todos por comparecerem.
We'll see each other again next… Nos veremos de novo no(a) próximo(a)... [dia, semana, mês, ano etc]

Não é tão complicado, vai? Você já está na trilha para alcançar seus objetivos só por ter lido o conteúdo até aqui! Agora, já pode se dar bem em qualquer English conversation da qual participar! Não deixe de seguir a @TopWaySchool no Instagram e conferir os outros artigos do nosso blog para mais dicas de idioma!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui