Aprender Inglês 26 de Março de 2021

15 termos em inglês sobre mercado de trabalho

Se diferencie no mercado de trabalho conhecendo esses termos utilizados na área de business

Nos últimos anos, com a globalização, os brasileiros passaram a se deparar cada vez mais com termos em inglês no seu dia a dia. Agora, não é incomum encontrar nas vitrines das lojas a palavra "sale" no lugar de "liquidação". O mercado de trabalho não foge muito disso. Pelo contrário, foi o primeiro espaço a adotar termos em inglês.

"O headhunter apresentou uma candidata que parece ótima. Ela tem todas as skills necessárias para a vaga em home office."

Se você se sentiu um pouco perdido lendo o exemplo acima, não se preocupe. Apesar de o inglês fazer bastante parte do nosso cotidiano, muitos brasileiros ainda não estão familiarizados com esses termos específicos usados na área de business.

E, claro, sabemos que você é uma pessoa que quer estar bem posicionada no mercado. Para isso, é importante se qualificar bastante - o que implica ter o inglês em dia. Muitas empresas buscam um bom profissional, que tenha conhecimento avançado em inglês. Não é nenhum segredo que o profissional do futuro precisa saber inglês, né?

Há algum tempo, listamos alguns termos em inglês usados no campo do empreendedorismo, lembra? Mas sabemos como o inglês é importante para o mercado e como a área de negócios está constantemente se atualizando. Por isso, hoje vamos esclarecer mais 15 termos em inglês que vêm sendo cada vez mais utilizados - e com os quais você provavelmente irá se deparar muito.

Vamos lá?

1. Headhunter

Não, headhunter não é um caçador de cabeças. O headhunter, no contexto do mercado de trabalho, é o responsável por identificar quais são os profissionais mais adequados para assumir cargos nas empresas e organizações. Pode ser traduzido como "caça-talentos".

2. Skills

As skills são habilidades e aptidões necessárias para realizar determinadas tarefas. Não deixam de estar relacionadas às competências e qualificações desenvolvidas ao longo da sua jornada profissional. Elas podem ser divididas em soft skills e hard skills. 

O primeiro caso se refere às suas aptidões naturais, como a criatividade, por exemplo. Já o segundo está relacionado às habilidades adquiridas, como produção e edição de vídeos.

3. Home office

Home office é um termo muito utilizado atualmente e que ganhou mais destaque ainda durante a pandemia de 2020/2021. Consiste, basicamente, na realização do trabalho em casa, e não no escritório. Em português, essa prática era conhecida como "teletrabalho".

Atenção: o termo home office é utilizado nesse contexto no cenário brasileiro. Se você quiser se referir, no exterior, a essa modalidade de trabalho, utilize a expressão "work from home". Home office é, na verdade, o espaço na casa que a pessoa utiliza para trabalhar - o escritório.

4. Feedback

Feedback é outro termo que está sendo muito utilizado. No meio profissional, tem sido usado no sentido de dar um retorno sobre algo que foi feito ou apresentado, como um relatório.

Também é usado quando os líderes conversam com seus subordinados a respeito de suas performances. Seria aquele momento de troca onde o líder mostra ao colaborador tudo que ele está fazendo de positivo e ajusta os pontos que precisam de melhoria.

O feedback  também é utilizado na relação entre cliente e empresa para avaliar as mais diferentes situações.

5. Networking

Networking é uma rede de contatos e conexões com pessoas ou organizações. Essa rede serve de suporte formada por indivíduos ou grupos com interesses em comum, com o intuito de compartilhar informações, ideias e até serviços. 

Assim, networking nada mais é do que fazer contatos com outros profissionais da mesma área que você (ou de uma área afim) para ajuda mútua e troca de favores.

6. Approach

O termo approach se refere a uma maneira de abordar ou de encarar uma situação. Pode ser utilizado como forma de interpretar uma situação ou um ponto de vista.

7. Benchmarking

Benchmarking se refere à comparação de serviços, de produtos e de práticas com o intuito de superar a concorrência, aprimorando os processos internos da empresa.

8. Crowdfunding

Crowdfunding é outro termo que se tornou muito popular ultimamente, principalmente no contexto da Internet. A expressão se refere à obtenção de recursos financeiros por meio de financiamento coletivo via plataformas digitais, como os sites VakinhaKickstarterKickante, Catarse etc. Se desmembrarmos a palavra crowdfunding, teremos: crowd = multidão e funding = financiamento. Portanto, temos um “financiamento sustentado por uma multidão”.

9. Crowdsourcing

Parecido com o crowdfunding, o crowdsourcing é um recurso colaborativo, muito utilizado para a criação, produção e desenvolvimento de projetos. Alguns exemplos disso são a plataforma GitHub, o site Wikipédia e o aplicativo Waze.

Em todos, há a colaboração entre os usuários, seja para aprimorar um código, disseminar conteúdo ou informar sobre melhores rotas de trânsito. Aqui também temos a junção de duas palavras: crowd = multidão e sourcing = abastecimento. A multidão abastecendo essas plataformas com informações.

10. Briefing

O briefing consiste em um compilado de dados e informações que servirão de suporte para a criação e desenvolvimento de alguma tarefa a ser executada. Essas informações devem ser objetivas, claras e concisas.

11. Customer Relationship Management (CRM)

Traduzindo literalmente, o Customer Relationship Management significa "Gestão de Relacionamento com o Cliente". É um conjunto de ferramentas que permitem registrar e organizar todos os pontos dos contatos entre o vendedor da empresa e o consumidor. No CRM, são armazenados dados como o nome, o endereço, o telefone, entre outras descrições de cada uma das interações realizadas com o consumidor.

12. Deadline

O termo deadline tem sido bastante utilizado no mercado de trabalho e se refere ao prazo final/limite para a entrega de uma determinada tarefa.

13. Gap

Gap pode ter dois significados: algo que ainda precisa ser feito ou algo que está diferente da expectativa. Um gap de produção, por exemplo, é quando se espera que haja uma produção de 500 mil peças, mas, na realidade, estão sendo produzidas apenas 490 mil.

14. Shareholders

Os shareholders se referem aos acionistas da empresa. Ou seja, são aquelas pessoas que possuem pelo menos uma ação da empresa e que terão algum lucro caso a empresa obtenha sucesso.

15. Stakeholders

Já os stakeholders são todas as pessoas impactadas pelas ações de um empreendimento, projeto, empresa ou negócio. Assim, estão envolvidos os sócios, os clientes, os colaboradores e, inclusive, os shareholders. O termo pode ser traduzido para "grupo de interesse".


E então, já sabe usar essas palavras no seu dia a dia? Se ainda não sabe, dá uma conferida nesses outros conteúdos que podem ajudar você a aprender inglês de forma eficiente e se tornar fluente na língua:

Como aprender inglês do jeito que aprendemos nossa língua materna

Aprender inglês: Como criar um bom plano de estudos

Como desenvolver o hábito de aprender inglês diariamente

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui