Dicas 30 de Setembro de 2019

6 dicas para melhorar seu inglês em casa

Confira algumas dicas de como melhorar o inglês com atividades do dia a dia

Aprender inglês é cada vez mais necessário no mundo globalizado em que vivemos e você já deve ter percebido isso. E, apesar do que muitas pessoas pensam, se tornar fluente no idioma não é nenhum bicho de sete cabeças, não. 

O sucesso para o aprendizado do inglês nada mais é do que a imersão. Você com certeza deve saber de pessoas que viajaram para o exterior, muitas vezes por um curto período de tempo, e voltaram falando um inglês excelente de uma maneira muito clara, certo?  

Isso acontece porque a pessoa esteve imersa no idioma, vivenciando a língua através da cultura e se mantendo rodeado não só de pessoas que falam inglês, como também de produtos, de textos, músicas, enfim, tudo o que envolve uma língua e seu vocabulário. 

A boa notícia é que nós podemos nos manter imersos no idioma sem sair do nosso país, ou melhor, sem sair da nossa própria casa. Além do curso de inglês, existem diversas atividades que podemos pôr em prática no dia a dia que ajudam nessa tal imersão sem custos adicionais e o melhor: com diversão. 

Pensando nisso, hoje nós separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar seu inglês com atividades do dia a dia. Confira: 

1) Assistir filmes e seriados 

Quer coisa melhor do que estudar assistindo filmes e seriados? Aprender inglês não só pode como deve ser sinônimo de diversão e, assistir filmes e seriados em inglês é uma ótima ferramenta de aprendizado. Nos ajuda a adquirir vocabulário, conhecer gírias e expressões, além de treinar nossa escuta.

Você pode começar assistindo com áudio original em inglês e sem legenda até se sentir seguro para deixar as legendas de lado e assistir tudo como um bom nativo da língua inglesa. 


2) Ouvir música 

Assim como filmes e séries, a música é uma ferramenta de aprendizado essencial para quem está aprendendo inglês. Isso porque a música é um incentivo à linguagem, auxilia na aquisição de vocabulário e nos ajuda a memorizar. 

E para praticar o inglês ouvindo música é super simples, prático e divertido, basta escolher músicas que nos agradem, buscar por letras que façam sentido pro nosso nível de aprendizado, montar uma playlist e exercitar bastante para treinar o canto/destravar a fala. Simples, né? Você aprende um novo idioma brincando de karaokê. 


3) Aposte em jogos em inglês 

Se você é do tipo que adora aproveitar seu tempo com jogos, sejam eles em tabuleiro, videogame ou no próprio smartphone, está aí uma boa maneira de aprimorar o inglês e conhecer novas gírias e expressões.

Os jogos têm diferentes níveis de dificuldade, com questões do cotidiano dos nativos do idioma, o que pode ser uma ótima forma de exercitar e aprimorar seu vocabulário. Com jogos como The Sims, por exemplo, você pode aprender muito sobre partes da casa, nomes de móveis, roupas, interações sociais, entre diversos outros ‘tipos’ de vocabulário.  


4) Não tenha medo de falar 

Uma das partes mais importantes do aprendizado do inglês, muito mais do que aprender gramática, é aprender a falar. Por isso é tão importante desenvolver o inglês com estratégias através das habilidades comunicativas de leitura, escrita, escuta e é claro, a fala. 

Por isso, não tenha medo de exercitar sua fala. Peça para algum amigo ou colega de curso ensaiar diálogos em inglês para que você possa de uma vez só exercitar tanto a escuta, quanto destravar a fala. Fale sozinho, com os amigos, com a família. Conte sobre  o seu dia em inglês. Fale. Apenas fale. Até porque, a gente só aprende a falar, falando. 


5) Troque as configurações de seu celular  

Aproveite para mudar as configurações de seu celular, computador, tablet e o que mais você costuma utilizar para o idioma inglês. Dessa forma, você vai se manter imerso ao idioma com uma dos artefatos que você mais utiliza durante o dia: seu celular. Além é claro, adquirir novos vocabulários. 


6) Participe de uma Imersão Cultural TopWay 

Por último, mas não menos importante: participe de uma Imersão Cultural TopWay! Trata-se de um final de semana onde os alunos são convidados a passar um final de semana em um hotel falando apenas em inglês. O evento tem como principal objetivo melhorar as habilidades comunicativas do aluno através de interação. 

Cada imersão tem um tema, ou melhor, um país que tenha o inglês como língua nativa, sendo eles o Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Austrália, e Inglaterra. Com a escolha do lugar e cultura, são desenvolvidas atividades especialmente planejadas para fazer todo mundo se sentir em um país estrangeiro de verdade. 

Além disso, não existe pré-requisito que envolva nível de conhecimento em inglês. Qualquer pessoa a partir do nível básico está apto a participar de uma Imersão Cultural TopWay. O evento não tem como foco o quanto você sabe, mas sim o quanto está disposto a aprender. 
E aí, ficou curioso? Entre em contato com a coordenação da roxinha mais próxima de você e tenha mais informações sobre a próxima Imersão! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui