Aprender Inglês 6 de Fevereiro de 2023

Inglês corporativo: o que é e qual sua importância nos negócios

Aprender inglês corporativo pode ser o seu passaporte para o emprego dos sonhos ou para aquela tão sonhada profissão! Confira tudo que você precisa saber sobre essa modalidade que vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho!

O inglês corporativo nada mais é que o uso do idioma focado em contextos empresariais e profissionais e se tornou uma modalidade cada vez mais presente e necessária no dia a dia de quem busca pelo sucesso nos negócios mundo afora.

Você já sabe que ser fluente nesse idioma não é mais um hobby e sim uma necessidade. Seja para viajar nas férias, conseguir aquele intercâmbio dos sonhos ou ganhar a tão desejada promoção na empresa, a língua inglesa se tornou uma obrigação para quem quer alcançar bons resultados.

Com o avanço da tecnologia e de redes sociais corporativas como o LinkedIn, o mundo dos negócios está ainda mais conectado e sem fronteiras e você precisa estar atento a essas mudanças para não ficar para trás.

Mas não se assuste! Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre inglês empresarial para se sair bem no mercado de trabalho e aprimorar os seus conhecimentos.

De quebra, ainda separamos as expressões mais utilizadas em ambientes corporativos para ajudar você a ficar por dentro do assunto. Continue com a gente!

O que é inglês corporativo?

O “Business English”, é nada mais nada menos que o uso da língua inglesa para os negócios e questões profissionais. Ele é usado para além de reuniões: eventos, contratos, apresentações e conferências e pode até ajudar você a ampliar sua rede de contatos.

O inglês para negócios apresenta expressões e linguagem únicas, com termos um pouco mais formais, sofisticados e específicos que o inglês trivial, por isso, conhecer os jargões e se manter atualizado é fundamental, mas nós temos certeza que vai ser “easy peasy” para você!

Estudar o idioma, que está presente em quase todas as profissões e situações cotidianas, e dominar a linguagem empresarial torna a comunicação, seja com clientes ou superiores, muito mais clara, dinâmica e facilita as relações entre as pessoas.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre como ele pode ajudar você a alavancar sua carreira e criar conexões internacionais? Confira abaixo!

Qual a importância do inglês no mundo corporativo?

Networking, vantagens competitivas no mercado de trabalho e tecnologia: o que tudo isso tem a ver com o inglês no mundo corporativo? A gente explica!

O mundo dos negócios precisa cada dia mais de profissionais especializados e que consigam manter uma comunicação clara e objetiva para as mais diversas funções. Veja como dominar o idioma pode ser o segredo para bons resultados!

1.  Networking

Aumentar e construir uma rede de contatos é importante para qualquer profissão, não é mesmo? Imagine então ter uma rede de contatos internacional? O inglês permite que você interaja com nativos e se comunique com as pessoas ao redor do mundo sem sair de casa.

Além de adquirir conhecimento e experiências únicas, ainda é possível criar oportunidades para novos negócios e parcerias, trocar informações, nutrir relações profissionais e ser lembrado pelos seus colegas gringos quando surgir uma boa oportunidade, por exemplo.

2.  Vantagens competitivas

Hoje em dia, ainda é pequena a quantidade de profissionais realmente qualificados para cargos internacionais, já que dominar o idioma é uma habilidade essencial para esse tipo de vaga.

Ser fluente na língua universal e mais falada no mundo inteiro é uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho, fazendo com que você possa disputar vagas e realizar processos seletivos de igual para igual até mesmo com nativos!

Além disso, a busca e necessidade por profissionais que dominam o inglês corporativo e que são capazes de conversar, ler, escrever, convencer, concordar e discordar com bons argumentos e vocabulário está crescendo dia após dia no mundo dos negócios.

3.  Domínio tecnológico

Todos nós sabemos que ninguém mais vive sem tecnologia e todas as inovações são importantes para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Por isso, ter conhecimento da língua inglesa é importante e crucial para dominar o mundo tecnológico.

O inglês permite que você entenda linguagens de programação e utilize ferramentas como os softwares, aplicativos e plataformas disponíveis no mercado e que muitas vezes não possuem tradução, já que os comandos são interligados.

Inclusive, preparamos uma listinha de motivos que vão fazer você entender um pouco mais sobre a importância do inglês no mercado de trabalho. Confira!

Afinal, como o inglês pode ajudar na carreira?

Você já sabe qual a importância da língua inglesa no mundo empresarial, mas como ele pode ajudar você diretamente? Entre tantos benefícios, ser fluente em uma segunda língua pode impulsionar sua carreira e aumentar suas opções e ofertas de trabalho.

A versatilidade proporcionada pelo idioma também é um dos pontos mais importantes, já que é possível que você descubra novas ocupações em companhias multinacionais, nacionais e estrangeiras, aumentando seu leque de oportunidades.

Quer mais motivos para aprender? A gente dá! Confira a seguir outras razões para mergulhar no Business English por aí!

1.  Proporcionando mais oportunidades

O inglês transforma você em um profissional versátil e flexível, podendo executar outras funções em diferentes cargos e corresponder aos pré-requisitos de diversas vagas do mercado.

Além disso, se você já atua no mercado de trabalho, suas chances de ser promovido são ainda maiores, pois você pode trazer mais lucros, aumentar o networking e, de quebra, o seu salário, é claro!

2.  Aumentando seu salário

Falando em salário, que tal se especializar e garantir aquele aumento? Se inscrever para cursos e aperfeiçoamentos em inglês valoriza você como profissional bilíngue e, segundo a 57ª Pesquisa Salarial da Catho, garante que a sua remuneração seja até 70% maior que a de pessoas que não têm fluência na língua.

3.  Reduzindo erros

Quem nunca fez confusão e entendeu errado alguma frase ou termo em outro idioma? São muitos os problemas que podem ser causados por não saber a língua, como cometer gafes ou perder oportunidades de fechar novos negócios.

Por isso, esteja sempre online e atualizado, leia sobre a sua área e mercado de atuação. Além de ampliar seus horizontes, aprender permite que você se destaque no que faz.

Se você ainda está em dúvida do que vai cursar futuramente na universidade ou quer ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho, está no lugar certo! Descubra com a gente quais as profissões que exigem inglês com fluência atualmente.

Quais as profissões que exigem o inglês?

Desenvolvedor de software, UX designer, analista de mídias sociais, guia de turismo e carreiras acadêmicas são profissões que estão mais propensas a usarem o idioma de forma contínua e por isso geralmente são exigidos certos níveis de inglês.

As profissões estão mudando de acordo com a tecnologia e as demandas do mercado de trabalho, que exigem o aprimoramento e aperfeiçoamento contínuo de habilidades específicas, e a língua universal, claro, é uma delas!

Conheça detalhes sobre cada uma delas a seguir.

1.  Desenvolvedor de software

É natural que as profissões que envolvem inovação e tecnologia exijam maior domínio sobre o idioma do que outras, mas, com um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, um desenvolvedor de software que fala inglês dificilmente ficará sem emprego.

O profissional utiliza diversas linguagens de programação como Java e Python, com comandos na língua inglesa que se complementam para implementar, desenvolver novos programas e também realizar melhorias em sistemas e serviços que já existem.

2.  UX designer

As melhores oportunidades na área de UX designer exigem que o profissional seja fluente em inglês, mesmo que seja para trabalhar no Brasil, isso porque ele utiliza ferramentas, programas e softwares específicos no idioma.

Mas o que um UX designer faz? A sigla “UX” significa “user experience”, ou seja, “experiência do usuário”, sendo assim, esse profissional é encarregado de garantir que a interação do usuário com apps e softwares seja positiva.

Para isso, ele utiliza as ferramentas e pesquisas específicas para identificar problemas e funções que necessitam de melhorias em um aplicativo de celular, por exemplo.

3.  Analista de mídias sociais

Hoje em dia, nós somos movidos pelas redes sociais e não podemos negar, mas você sabia que existe uma profissão que monitora a interação e o engajamento dos usuários? É isso que um analista de mídias sociais faz!

Para entender como funcionam os mecanismos de busca na internet e desenvolver tendências que aumentem as métricas digitais de alguma marca em específico, é ao menos recomendado que a pessoa tenha noções de inglês, mas algumas vagas ainda exigem fluência.

Por isso, se você quer se destacar no meio e garantir o seu lugar em uma das profissões do futuro, não vacile!

4.  Guia de turismo

Já imaginou conhecer o mundo e ainda ser pago para isso? Guias de turismo e hotelaria são profissionais que utilizam o idioma com frequência para apresentar pontos turísticos, planejar ações, se comunicar com os clientes e dar informações sobre os locais visitados.

No geral, é importante que, não apenas os guias, mas os recepcionistas, agentes de viagem, motoristas e seguranças também sejam fluentes ou tenham noções da língua.

5.  Carreira acadêmica

Em qualquer área do ramo acadêmico, é essencial dominar o idioma para garantir sua vaga nos processos seletivos de mestrados e doutorados. Tudo isso é preciso até mesmo para escrever artigos e acompanhar publicações, afinal, o inglês é a língua da ciência.

Além disso, revistas científicas exigem que os artigos publicados sejam redigidos nesse idioma para que estudantes e pesquisadores do mundo inteiro possam se atualizar sobre os assuntos.

Agora que você já sabe tudo sobre o Business English, prepare o papel e a caneta para anotar todas as dicas que vamos dar para você organizar sua rotina e aprender inglês para negócios. Vem com a gente!

Como aprender inglês para negócios?

Nada melhor para aprender do que estar imerso ao idioma. Seja através de séries e filmes, músicas ou podcasts, é importante que você consuma conteúdos da língua-alvo diariamente.

Além disso, você pode organizar sua rotina para ter aquele tempinho para estudar todos os dias e treinar o seu cérebro para estudar esse assunto. Quer saber como? Se liga nestas dicas!

1.  Consuma conteúdos na língua-alvo

Já imaginou aprender consumindo conteúdos que interessam a você? Você pode aprender enquanto vê um filme, série ou enquanto escuta as músicas dos seus artistas favoritos.

Além disso, outra dica é ler em inglês. Até porque qualquer tipo de material sobre Business English pode ajudar a aumentar seu vocabulário, desenvolver habilidades de interpretar textos – tente não traduzir – e fornecer informações sobre o tema.

Podcasts também são uma ótima opção para aprender enquanto realiza as pequenas atividades do dia a dia: busque por conteúdos específicos sobre inglês para negócios e mergulhe de cabeça nessa jornada!

2.  Organize sua rotina de estudos

Ter uma rotina e criar um bom plano de estudos para aprender é muito importante, já que, para absorver o conteúdo de verdade, você terá que se dedicar!

Crie o hábito de estudar todos os dias e insira a língua inglesa no seu cronograma de atividades em horários fixos, assim, você consegue adicionar doses diárias do idioma à sua rotina e garantir o aprendizado de forma frequente.

3.  Treine seu cérebro para aprender inglês

Quando estamos dispostos a aprender algo novo, o cérebro é o nosso melhor amigo, já que ele cria conexões que facilitam ainda mais a aprendizagem.

Para que ele estabeleça essas conexões cerebrais, precisamos estar rodeados de informações e imersos no que queremos aprender, por isso, as duas dicas anteriores são super importantes!

Além de ler, ver séries, filmes e ouvir músicas e podcasts no idioma, você pode fixar os conteúdos com estratégias de repetição gravando suas leituras em voz alta, praticando seu listening, speaking e fazendo anotações em um caderno ou até mesmo no celular.

4.  Pratique a conversação

Falando em speaking, que tal convidar os amigos e treinar juntos? Busque por pessoas que atuam na mesma área que você e converse sobre assuntos específicos da profissão, inserindo expressões e termos pontuais.

Vá sem medo de errar, porque é só na prática que você vai conseguir se tornar fluente e exercitar sua capacidade de fazer perguntas, interpretar e manter uma conversa em inglês, aliás, erros e acertos fazem parte do processo.

5.  Persista

Em alguns momentos, é normal se sentir desmotivado e querer jogar tudo para o ar, mas não desanime! Continue trabalhando para vencer seus desafios e mantenha a persistência nos estudos, você colherá ótimos frutos!

Para dar um empurrãozinho e motivar você a começar, separamos algumas expressões populares que são utilizadas no Business English. Confira!

5 termos corporativos utilizados em inglês

Algumas expressões e termos em inglês estão presentes no mercado de trabalho e são utilizados com frequência por quem realiza discussões profissionais específicas.

Confira algumas delas que separamos para você impressionar seu chefe e se manter informado em relação ao que é tendência no assunto!

1.  B2B (Business-to-Business)

O termo “de empresa para empresa” ou “de negócio para negócio” é usado para representar uma transação comercial entre duas instituições.

Resumidamente, o “B2B” acontece quando uma organização comercializa seus produtos ou serviços para outra empresa.

2.  Brainstorming

Literalmente uma “tempestade de ideias”, o brainstorming é uma dinâmica em grupo que tem como objetivo buscar soluções e ideias criativas para um determinado problema e explorar a potencialidade criativa de uma equipe.

Nesse tipo de reunião, as pessoas envolvidas são livres para propor e debater essas ideias e soluções com objetivos predeterminados.

3.  Deadline

Popularmente conhecido pelas áreas de marketing e publicidade, o “deadline” ou, como é traduzido ao pé da letra, “linha de morte”, é o tão temido prazo de entrega, ou seja, a data final para entregar um projeto ou atividade.

4.  BP (Business Partner)

O Business Partner é aquele seu parceiro de negócios, um consultor interno da empresa que atua como conciliador da equipe e faz o alinhamento de estratégias entre os superiores e os seus colaboradores.

5.  CEO (Chief Executive Officer)

O CEO de uma empresa é ninguém mais, ninguém menos que o dono do negócio, o cargo mais alto da empresa, ocupando o título de presidente ou diretor.

E aí, anotou tudo no seu caderninho? Temos certeza que, se dedicando nos estudos de Business English, você pode chegar até mesmo a ocupar o cargo de CEO um dia, hein? See you!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui