Aprender Inglês 27 de Janeiro de 2023

7 dicas para superar o medo de falar inglês

O medo de falar inglês é algo muito comum, mesmo em quem já está em níveis mais avançados. Aquele frio na barriga e tremedeira nas mãos é recorrente em quase todo mundo, por isso, montamos uma seleção de sete dicas especiais para você perder o medo e se soltar na hora de falar inglês!

A principal forma de perder o medo de falar inglês é treinando. Isso pode ser óbvio, mas você sabia que existem vários jeitos de exercitar? Falar sozinho, pensar em outro idioma e consumir mídias são algumas das maneiras de inserir essa nova língua no dia a dia.

Às vezes, temos a sensação de que o receio de falar com outras pessoas em inglês é algo muito particular, mas isso não é verdade. Mesmo quem já estuda há muito tempo e está no nível avançado pode sentir receio de se comunicar nessa língua.

Aquele suor nas mãos, a garganta meio fechada, o cérebro em branco… Todo mundo já passou por essa situação. A questão é que existem várias técnicas para conseguir enfrentar esse bloqueio e se soltar na hora de conversar em outro idioma.

Então, se você tem esse medo de falar inglês, confira nossa seleção de dicas para deixar a timidez de lado e let it go!

Como superar o medo de falar inglês?

Falar sozinho e devagar são algumas técnicas para falar inglês com confiança, mas, para aprimorar seu speaking – habilidade de falar no idioma-alvo - ainda é necessário também treinar seu listening – habilidade de escuta – e reading – técnicas de leitura e interpretação.

Para isso, separamos sete dicas para você! Vem conferir.

1.  Fale sozinho

Pode parecer uma coisa um pouco esquisita, mas falar sozinho é uma ótima forma de treinar seu speaking. Já que não tem ninguém por perto, você se sente mais à vontade para treinar e se arriscar nas suas inseguranças.

Dá para organizar um diálogo prévio para falar ou deixar sua imaginação fluir e brincar de improviso. O importante é que esse exercício ajuda não só a pensar em inglês, mas também serve como prática de estruturação de frases.

Além disso, claro, ainda tem o treino da pronúncia sem ninguém observando, o que pode permitir que você se sinta mais confortável em errar ou repetir as frases quantas vezes forem necessárias.

2.  Pense em inglês

Já que estamos no tópico de imaginação, vamos para a segunda dica: pensar em inglês. Não precisa ser o tempo todo, mas tire algum tempo, como durante o banho ou enquanto lava a louça, para treinar seu raciocínio no outro idioma.

Se acostumar a ter pensamentos na língua inglesa serve para que você pare de traduzir o que quer dizer do português para o inglês e passe a raciocinar direto no segundo idioma. Isso poupa tempo e esforço.

Você pode começar devagar, estabelecendo o que precisa fazer no dia seguinte em inglês. O importante é ter na sua rotina alguma coisa que dê o pontapé nesse exercício.

Let’s try?

3.  Consuma filmes, séries e livros em inglês

Falando em dia a dia e rotina, consumir mídias em inglês também é uma maneira de abrir espaço na sua vida para esse idioma. Você pode começar lendo um livro que já leu ou assistindo um filme e uma série que gosta muito na língua-alvo.

A ideia é que você se familiarize com novas expressões, palavras e até mesmo jeitos de falar. Quanto mais você conhece novas formas de falar inglês, mais se sente confortável com a sua pronúncia.

Além disso, séries filmes ou podcasts colaboram para o treino do listening e, quanto mais você entender outras pessoas falando, mais fácil fica se comunicar.

Para aqueles que gostam, videogames ou jogos de tabuleiro também são excelentes formas de treinar speaking, reading e listening juntos. Jogando sozinho ou com outras pessoas, eles ajudam a pensar em inglês e a entender mais facilmente a língua-alvo.

4.  Leia notícias em outro idioma

Apesar das notícias serem uma forma de mídia, esta dica merece um tópico especial. Enquanto livros e filmes dão um repertório diversificado, as notícias trazem um vocabulário mais próximo do usado no dia a dia.

Isso se dá justamente porque reportagens são escritas em uma linguagem mais simples para que todos possam entender e ainda tratam de temas mais cotidianos.

A leitura pode parecer um pouco estranha ao ser considerada como uma forma de não ter mais medo de falar inglês, mas construir um bom vocabulário também dá mais confiança na hora da comunicação. Além disso, ler proporciona conhecer novas estruturas e construções do idioma.

5.  Fale devagar

Manter a calma pode parecer muito desafiador, mas ela é o principal elemento para vencer o receio de falar em público. Uma vez que você fala mais devagar, tem mais tempo para pensar e as palavras não saem atropeladas, logo, a outra pessoa também entende melhor.

Um dos nossos grandes medos quando começamos a aprender uma nova língua é, justamente, não conseguirmos nos comunicar, certo? Portanto, falando pausadamente e devagar, evitamos que o outro se perca na nossa fala.

Ninguém vai julgar você por não falar rápido durante seu processo de aprendizado, isso faz parte!

6.  Naturalize o sotaque

Outro ponto importante é sempre ter em mente que você é brasileiro e, portanto, nunca vai falar igual aos nativos da língua inglesa. E isso não é um problema!

Somos ensinados a pensar que a fala fluente é se comunicar sem sotaque, mas isso não existe nem nos próprios países que têm o inglês como sua primeira língua. O sotaque de alguém que mora em uma cidade do Texas com certeza é diferente de um morador da Flórida.

Você não precisa esconder que inglês é a sua segunda ou terceira língua e muito menos fingir que fala exatamente como os britânicos ou norte-americanos. Se, dentro do Brasil, existem milhares de formas de falar o português, por que o mesmo não se aplica ao inglês?

Claro que isso não é algo simples de naturalizar, mas se forçar sempre a voltar para esse pensamento pode ser de grande ajuda nos momentos de nervosismo ou sufoco.

7.  Não se compare com os outros

Por último, mas não menos importante: para vencer o medo de falar, é preciso parar de se comparar com os outros. Cada um tem suas próprias batalhas e não é justo consigo mesmo se medir pela régua de uma segunda pessoa.

Todo mundo trilha um caminho diferente e tem suas próprias dificuldades, por isso, se comparar com os outros é se enganar e focar apenas nos seus obstáculos.

A verdade é que a comparação e a autossabotagem gastam muita energia da gente! Nem percebemos, mas nos medir com a régua dos outros não só atrapalha nossa autoestima como rouba tempo e esforço que poderiam ser empregados nos estudos.

Por isso, quando você deixa de focar no outro e torna seu aprendizado o centro da sua vida, seus resultados ficam ainda melhores! Faça esse exercício e veja como você vai evoluir muito mais rápido.

Como usar o feedback para melhorar a sua fluência em inglês?

O feedback de outro falante ou até mesmo de um professor talvez seja uma das armas mais importantes dentro de um processo de evolução, porque é a partir dele que você olha para suas habilidades e tem clareza de onde deve investir mais no treino e aperfeiçoamento.

Para usar esse recurso, é necessário estar aberto a ouvir e absorver seu conteúdo. Uma vez que você está disposto a usar aquilo que está sendo dito, tem acesso aos seus pontos fortes e fracos, além de saber onde e como melhorar.

Se o feedback for feito de forma empática e focando em ajudar você a melhorar seus pontos fracos, ele pode ser um grande aliado no seu caminho rumo à fluência no inglês.

Como praticar inglês para vencer o medo de falar?

Para vencer o medo de falar, você pode praticar o inglês falando sozinho, conversando com um amigo ou até mesmo se inscrevendo em um curso de conversação. O ponto-chave é o treino constante.

Neste momento, aquele velho ditado “a prática leva à perfeição” tem que ser o seu aliado de todos os dias. Quanto mais você praticar, mais vai adquirir confiança e se sentir confortável para inovar e se arriscar na comunicação.

O negócio é começar! Não precisa ser perfeito ou com muito planejamento, mas qualquer momento de prática do inglês que você conseguir inserir no seu cotidiano já é um pontapé para começar a vencer o medo.

Como se sentir mais confiante ao falar inglês?

Além de tudo que você pode fazer sozinho para se sentir mais confiante, ter o auxílio de um curso de inglês voltado para o ensino imersivo do idioma é crucial na sua jornada! E, se você está procurando por uma escola assim, chegou no lugar certo!

O curso de inglês da TopWay faz com que o aluno viva e quase respire em inglês durante as aulas. A ideia é que toda a comunicação seja feita na língua universal e, portanto, que o aluno exercite o idioma-alvo o tempo todo.

Isso pode parecer um pouco assustador no começo, mas toda equipe da roxinha é preparada para deixar os alunos o mais confortáveis possíveis e, assim, permitir que eles explorem suas habilidades em inglês de maneira positiva e saudável.

Inclusive, parte das dicas que demos aqui – como pensar em inglês e treinar a fala com constância – não dependem apenas de você e da sua disciplina, afinal, ter o apoio de um bom material e de professores qualificados também ajuda nessa caminhada. Bons estudos!
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui