News 31 de Março de 2017

4 dicas para você aprender inglês com filmes e séries

Com as 4 dicas que separamos aqui, você verá que dominar o inglês é mais fácil do que parece. Acompanhe!

Aprender uma língua como o inglês é de fundamental importância por vários motivos: pois ela é imprescindível para os estudos, viagens, trabalho e até nas relações pessoais. Uma ótima dica para aprender inglês, além conciliar com momentos de lazer, é estudar inglês com filmes e séries.


1. Escolha o filme ou seriado de acordo com seu nível

Antes de tudo, é preciso escolher o filme ou seriado com cautela e, para isso, você deve se fazer a seguinte pergunta: qual o meu nível no inglês? Sua resposta será o principal guia para a escolha.

Se você é iniciante, opte por cartoons ou filmes infantis como as animações, eles tendem a ter diálogos e vocabulário mais simples. Se você é intermediário, busque as séries que você já tenha assistido e conheça um pouco da história, pois essa familiaridade permite que você entenda o contexto e aprimore aquilo que você ainda tem dificuldade. Já se você está num nível avançado, opte pelos longas aclamados pela crítica, eles geralmente usam termos mais formais, rebuscados e sentenças mais ricas.



2. Preste atenção na pronúncia

Uma das principais habilidades que você aprimora ao assistir a um filme ou série de TV é, sem sombra de dúvidas, a pronúncia. Isso porque na maioria das vezes você está ouvindo um nativo reproduzi-la.

Para que você aproveite isso ao máximo, preste bastante atenção na pronúncia das palavras que você já conhece ou já estudou. Repita-as algumas vezes tentando se assemelhar ao som emitido pelo ator. Fique atento à entonação, abertura da boca, movimento dos lábios e também da língua. Em pouco tempo você estará craque no “speaking”!


3. Assista sem legendas

Assistir a um filme ou seriado estrangeiro sem legenda é o objetivo da maioria dos estudantes, certo? E para isso, não adianta você querer fazer tudo sem seguir alguns passos, pois do contrário, não entenderá nada do que está assistindo.

Primeiramente, escolha uma série de curta duração ou alguma cena de um filme e assista com as legendas em português – dessa forma você entenderá o que está se passando. Depois repita o processo, porém com as legendas em inglês – o cérebro associará a história já conhecida às palavras. Por fim, repita novamente sem legendas – você fará a ligação entre o que está sendo ouvido e o enredo em si. Depois de alguns treinos, o processo fica bem mais natural.



4. Pesquise as palavras que você não conhece

Outra forma de aprender inglês com filmes e séries é pesquisar as palavras que você não conhece. O método mais simples para isso é utilizar o script (muitos estão disponíveis na internet) do que está sendo visto e grifar todas as palavras desconhecidas, ou assistir às cenas com um pequeno caderno e anotar tudo aquilo que você não conhece (utilizando a legenda) para que depois você pesquise cada uma.

Ao pesquisar, evite buscar a tradução direta da palavra e sim procurar uma imagem que a represente. Para isso, utilize o recurso de "busca por imagens" nas mais diversas plataformas de pesquisa online. Isso é um recurso bastante utilizado na aquisição de um novo idioma, conhecido como mnemotécnica, favorecendo uma melhor fixação do que foi aprendido.

Aprender inglês com filmes e séries é umas das melhores coisas, primeiro porque você complementa o que está sendo aprendido em aula e nos livros, e segundo porque você assiste aquilo que gosta e de quebra fica craque no idioma.

Esperamos que essas dicas lhe sejam úteis e e sirvam de motivação para olhar a indústria cinematográfica com outros olhos. Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim vocês podem combinar a próxima sessão estudo/cinema em casa!

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui