Cultura 13 de Março de 2024

Thanksgiving Day: saiba tudo sobre o feriado famoso nos EUA

Thanksgiving Day é o dia em que família e amigos se reúnem para expressar gratidão e passar um tempo juntos, e ele acontece todos os anos numa data bem peculiar. Aprenda mais sobre a origem e outras curiosidades do Dia de Ação de Graças neste artigo!

Comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos e em alguns outros países, o Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças, é um feriado em que as pessoas celebram a gratidão pela vida, saúde, amigos, família e outras conquistas.

Seu objetivo, atualmente, é juntar entes queridos para uma reflexão sobre como foi o ano de cada um e para a troca de agradecimentos, remontando ao que acontecia antigamente entre os colonos e peregrinos, como você confere mais adiante na leitura deste artigo.

E, sem dúvidas, todos que celebram a data não perdem a chance de fazer ou, pelo menos, de aproveitar um grande banquete com pratos tradicionais, como o peru assado e a torta de abóbora.

Embarque numa aventura histórica e saiba mais sobre o Thanksgiving, um dos feriados mais famosos dos EUA, que marca oficialmente o início das festas de fim de ano!

O que é o feriado de Thanksgiving?

Como o 4th of July, o feriado de Thanksgiving é um dos mais tradicionais para os norte-americanos, e o significado de “Thanksgiving” pode ser facilmente percebido pela própria palavra, uma junção de “thanks” – “obrigado” – com “giving” – verbo que indica “dar algo”. 

Ainda assim, a tradução literal acaba ficando um pouco confusa, por isso, o evento é chamado de “Dia de Ação de Graças” no português.

Nesse dia, é comum que as famílias façam reuniões para assistir a jogos de futebol americano na televisão ou até mesmo a desfiles em todo o país. Um dos mais famosos acontece na cidade de Nova York, e muita gente se junta em frente à loja de departamentos Macy's para conferir as atrações. Olha só a foto!

Imagem

Inclusive, em vários lares, existe também uma nova tradição: o “Friendsgiving”, no qual as pessoas celebram com seus amigos em vez de ou antes de cada um ir se encontrar com suas respectivas famílias. 

Como surgiu o Dia de Ação de Graças? 

O Thanksgiving Day teve origem no século XVII na América do Norte quando, no outono de 1621, os colonos europeus da região de Plymouth, Massachusetts, celebraram sua primeira colheita bem-sucedida depois de um inverno rigoroso.

Esse feito só foi possível graças à ajuda dos nativos americanos Wampanoag, que ofereceram dicas de como plantar e pescar naquela região. Assim, os nativos e os colonos, chamados de “peregrinos”, se reuniram para 3 dias de festa.

A união inesperada dos dois povos é um dos motivos do por que é comemorado o Thanksgiving: se não fossem pelos nativos, a população peregrina teria enfrentado dias piores, e a festa foi uma forma de os colonos expressarem gratidão aos que lhes ofereceram ajuda.

Ela contou com muitos pratos feitos de peru, peixes, milho e abóbora, além do molho de cranberry, similares aos da imagem abaixo, até hoje servidos na ocasião. 

Imagem

E que dia é o Thanksgiving?

O Thanksgiving Day, nos EUA, é comemorado todos os anos na quarta semana do mês de novembro, sempre na quinta-feira.

Mas nem sempre foi assim! Até o ano de 1789, a celebração acontecia em dias diferentes durante o outono, mas o então presidente, George Washington, decretou que o feriado passaria a acontecer em 26 de novembro. Depois, em 1863, o chefe de Estado Abraham Lincoln determinou que a celebração fosse sempre na última quinta-feira de novembro. 

Porém, para evitar confusão se o mês tivesse cinco quintas-feiras em vez de quatro, o congresso americano decidiu pela data atual, que também é especial por outro motivo, já que, um dia depois, acontece a “Black Friday”, a famosa mega liquidação feita em lojas de vários países.

Curioso, né? Principalmente porque, por aqui, não há tanto o costume de celebrar o Dia de Ação de Graças como em outros países!

Em quais países o Thanksgiving Day é comemorado?

Originalmente, o feriado não é exclusivamente norte-americano. Além dos EUA, ele também é celebrado em outros países, como Canadá, Libéria, Granada, Austrália e Holanda, mas no Canadá, por exemplo, acontece na segunda-feira da segunda semana do mês de outubro.

Por lá, sua origem está mais ligada às tradições europeias de celebração da passagem do inverno e, por isso, a data diferente, inclusive. Os pratos também não são os mesmos e, no banquete, canadenses costumam consumir tourtière (torta de carne) e butter tarts (tortinhas de manteiga). Delícia!  

Agora, e no Brasil?

Como é celebrado o dia de ação de graças no Brasil?

O Dia de Ação de Graças no Brasil não é uma tradição muito comum, mas costuma ser comemorado por famílias norte-americanas ou canadenses que escolheram viver por aqui, já que é um dos feriados mais importantes para a cultura deles.

Ele também pode ser celebrado em cursos de inglês, escolas e empresas multinacionais e preferencialmente na 4ª quinta-feira de novembro, como acontece lá na gringa, claro!

Sem contar que o Brasil foi um dos países que herdou a tradição da Black Friday, na qual as lojas do país anunciam saldões e promoções para aumentar as vendas no final de novembro (ou, às vezes, durante o mês inteiro!), mas, aqui, ela não tem praticamente nada a ver com o Dia de Ação de Graças.

Matou toda a curiosidade? Antes de ir, que tal anotar alguns termos relacionados à comemoração para ampliar seu vocabulário e chegar ainda mais perto da tão sonhada fluência em inglês?

Vocabulário de Thanksgiving Day para não esquecer

Para falar sobre Thanksgiving, você precisa conhecer alguns termos relacionados à comida – como o nome das refeições ou das receitas típicas do feriado – além de expressões utilizadas para liberar a comilança. 

Comece pelo principal: a hora da comida! Para se referir à esse momento, você pode usar três palavras:

Dinner
Jantar

Feast
Banquete

Meal
Refeição

Agora, se o seu objetivo for usar expressões em inglês para formar frases completas e passar mais confiança na fala, você pode usar, por exemplo, a palavra “nibble”, que significa “beliscar” a comida, ou “dig in”, um phrasal verb que funciona como uma ordem parecida com “atacaaaaar”!

Que tal conferir outros exemplos que podem ser úteis para puxar assunto na data?

Maybe I gobbled up the dinner too fast.

Talvez eu tenha engolido a comida rápido demais.

-
I can’t wait for Thanksgiving so I can devour all the roasted turkey. It’s my favorite holiday!

Mal posso esperar pelo Dia de Ação de Graças para devorar o peru assado. É meu feriado favorito!

Não se esqueça também dos nomes dos principais pratos típicos do feriado! “Roasted turkey” é o famoso peru assado, e as “mashed potatoes” é um velho conhecido dos brasileiros: o purê de batatas. 

Imagem

No caso das “desserts” – sobremesas –, podem ser servidos o “apple sauce” – purê de maçã –, o “bread pudding” – pudim de pão – e a mais pedida de toda mesa norte-americana, a “pumpkin pie” – torta de abóbora!

Imagem

Para falar sobre a história do feriado, as palavras “harvest”, “pilgrims” e “native Americans” são indispensáveis! Elas significam colheita, peregrinos e americanos nativos, respectivamente.

Ufa! Você está oficialmente atualizado(a) sobre tudo o que um dos melhores feriados que existem mundo afora. Aproveite para exibir todo esse novo conhecimento entre a sua galera! Seus amigos vão ficar muito gratos pelas curiosidades compartilhadas.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui