Cultura 19 de Agosto de 2020

Imersão: Curiosidades sobre os Estados Unidos

Saiba mais sobre a cultura da terra do Tio Sam

Quando se quer aprender um novo idioma, é importante buscar entender a cultura dos países que tenham o idioma como língua oficial. No caso do inglês, por exemplo, é importante pesquisar sobre os aspectos culturais de países que modificam e utilizam a língua inglesa diariamente. 

Pensando em te aproximar mais dessas culturas, nós preparamos uma série de conteúdos com aspectos culturais de países que tenham o inglês como língua oficial, como os Estados Unidos. Confira: 

4 de Julho 

O principal feriado dos Estados Unidos não é o Natal, muito menos o Ano Novo, mas sim o 4 de Julho! E você sabe por quê? O 4 de Julho é o Dia da Independência, data em que os norte-americanos comemoram a separação das antigas Treze Colônias do Império Britânico. Importante, né? 

E o segundo feriado mais tradicional na cultura dos EUA é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). O feriado está presente em todo filme e série americana que se preze, com cenas de dar água na boca e a exibição daquelas mesas cheias de comidas gostosas! Aposto que você já viu pelo menos uma vez. 

E ahhh, o Dia de Ação de Graças é o dia em que os norte-americanos reúnem a família e agradecem a Deus pelas bênçãos e dádivas recebidas. 

Parada obrigatória! 

Nos Estados Unidos, os carros precisam parar na hora de embarque e desembarque de ônibus escolares. Isso mesmo. 

As leis de trânsito norte-americanas são bastante rigorosas, principalmente quando se trata de crianças. Sabe os ‘school bus’, os ônibus escolares amarelos que você com certeza já viu em filmes? Então, sempre que crianças estiverem embarcando ou desembarcando, as luzes do ônibus começam a piscar e uma placa de pare é acenada. Nesse momento os carros que estiverem dos dois lados devem parar imediatamente! 

A parada é obrigatória para a passada de ambulâncias e bombeiros também! Se escutar uma sirene, o motorista deve imediatamente se dirigir ao acostamento e parar até que os veículos passem. 


Essas leis devem ser seguidas e caso algum motorista desobedeça, irá receber uma multa por infração de trânsito, o que nos Estados Unidos pode ser algo bastante grave. 

Restrição ao álcool 

Nos EUA é proibido consumir bebidas alcoólicas antes dos 21 anos. Diferente do Brasil onde a partir dos 18 anos já é permitido beber. Inclusive, mesmo sendo estrangeiro, muito provavelmente se você for tomar uma cerveja em algum bar, o garçom pode pedir para ver seu documento para comprovar que você é realmente maior de ‘idade’. 

Outra restrição ao álcool nos Estados Unidos é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na rua. A regra existe para evitar confusões de bêbados nas ruas! E ahhh, existe a necessidade do uso de sacos de papel para transportar uma garrafa de bebida alcoólica. As bebidas não podem ficar expostas. 

Diferente, né? 

Em alguns Estados, você é seu próprio frentista! 

Dependendo do Estado onde você estiver, muito dificilmente você encontrará frentistas em postos de gasolina. Você precisa estacionar seu carro ao lado da bomba e colocar a gasolina no seu carro. 

O pagamento com cartões é feito na bomba que você abasteceu, portanto antes de abastecer você precisa inserir seu cartão na bomba! Se for em dinheiro, o pagamento é feito diretamente na loja de conveniência. 

Geografia dos EUA

Você sabia que os Estados Unidos é o 4º maior país do mundo? São 9.371.174 km² de extensão compostos por 50 estados. 

A cidade mais populosa dos EUA é Nova York, com mais de 8 milhões de habitantes. Em contraponto, a menor cidade é Buford, no estado do Wyoming. A micro cidade possuía apenas um morador até 2012. 

E o Alasca é o maior estado americano e ocupa 17,53% de todo o território nacional. Já Rhode Island é o menor, ocupando apenas 0,04% do território norte americano. 

E você sabia que a Luisiana, estado do Sul dos EUA, era propriedade da França até 1803? E antes de ser anexado aos Estados Unidos, o estado do Texas era um território do México. 
 
Almoçar não é um costume nos EUA! 

Calma aí! Tá tudo bem! Eles comem no horário de almoço, só não é uma refeição completa como estamos acostumados aqui. 

Apesar dos cafés da manhã reforçados, com ovos, bacon, linguiças, panquecas e torradas, no almoço os norte-americanos costumam optar por algo mais ‘leve’ como um sanduíche ou lanches parecidos. Isso porque certas vezes o horário de almoço é curto e a refeição completa de verdade fica pro jantar! 

Algo curioso sobre a gastronomia dos EUA é que eles comem muito hambúrguer, inclusive não pode faltar carne de hambúrguer no churrasco norte-americano. Outros pratos típicos são o famoso bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e a torta de maçã. 


Fast Food

Não dá pra ignorar a relação dos Estados Unidos com os famosos Fast-Food. Além do país ser o berço das maiores redes de Fast-Food do mundo, os restaurantes estão por todo lugar. Literalmente. 

E você encontra todas as opções de lanches, desde os mais caros aos mais acessíveis, os mais calóricos aos mais saudáveis. E sem contar as pizzas e food-trucks com suas comidas gostosas e preços acessíveis! 

E não vai esquecer de comer um Donuts, hein! As famosas rosquinhas estadunidenses também são bastante acessíveis e saborosas! 

Uma curiosidade interessante é que muitas lanchonetes e restaurantes norte-americanos oferecem refil para refrigerantes e sucos, da mesma forma que vemos em alguns fast-food aqui no Brasil. E ah, nos restaurantes a água é totalmente gratuita. 

Nova York 

Simplesmente não dá pra falar de Estados Unidos sem citar Nova York! A cidade mais populosa do país está constantemente quebrando recordes, como o número de visitantes por ano, por exemplo. Inclusive, em 2018, 65 milhões de turistas já visitaram a Capital do Mundo! 

Além de estar presente no itinerário dos viajantes, a cidade não deixa de marcar presença nas produções cinematográficas! São milhares de filmes e séries que tem como plano de fundo Nova York. 

Entre os pontos turísticos mais visitados de Nova York estão a Times Square, Central Park, Prospect Park, o Grand Central Terminal, Statue of Liberty, Coney Island, Rockefeller Center, The American Museum of Natural History, Metropolitan Museum of Art, a Brooklyn Bridge, entre muitos outros! 

E você sabia que Nova York é subdividida por 5 boroughs? Sendo eles Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui