Cultura 1 de Novembro de 2021

Cultura: 10 pratos típicos dos Estados Unidos

Conheça alguns dos pratos típicos mais adorados na terra do Tio Sam

Quando fazemos intercâmbio ou viajamos para um destino diferente, um dos melhores momentos é aproveitar ao máximo a gastronomia e culinária do lugar, não é mesmo? Porque, nossa, comer é bom demais. E a comida diz muito sobre a cultura e a história de um país. Se você já teve a oportunidade de provar diferentes aspectos culinários de lugares diferentes, sabe do que estamos falando. 

Mas, fazer intercâmbio ou conhecer outro país não é algo tão fácil, não é mesmo? Às vezes falta tempo, dinheiro, segurança, conhecimento, enfim. São muitas as razões que por vezes nos fazem desistir de (ou até mesmo nem cogitar) passar um tempo em outro país. 

Se você nos acompanha por aqui ou conhece um pouquinho do mundo roxo da TopWay, sabe que nós temos um evento importantíssimo dentro da rede que se chama Imersão, que pode ser uma alternativa para quem ainda não está pronto para um intercâmbio. 

Durante a imersão, nossos alunos são convidados a passar um fim de semana inteiro em um hotel falando apenas em inglês, para otimizar os aprendizados do idioma. Cada imersão tem um tema, ou melhor, um país que tenha o inglês como língua nativa, sendo eles os Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Canadá ou Austrália.

Durante todo o fim de semana os alunos aproveitam não só para dar uma turbinada no inglês, mas também para conhecer os aspectos culturais, curiosidades, músicas e é claro, a culinária. Isso porque a TopWay acredita que não basta aprender regras ou construções gramaticais da língua inglesa e que não basta aprender inglês por aprender. É preciso vivenciar o idioma através da cultura. 


E foi pensando nisso e em ‘adiantar’ seu contato com a cultura e a culinária de um desses países que nós preparamos uma série de conteúdos com pratos típicos de cada país. 

Hoje nós vamos conhecer 10 pratos típicos dos Estados Unidos:

1. Pancakes / Conhecida no Brasil como Panquecas Americanas


Pancakes é um dos pratos mais típicos nos EUA e faz parte do café da manhã super tradicional no país. Mas, não pense que elas são parecidas com as que costumamos comer aqui no almoço ou jantar. Lá as panquecas são mais grossas, mais adocicadas,  servidas ‘abertas’ e com maple syrup (mel), frutas ou geleias. Diferente, né? A receita é uma delícia. Vale a pena reproduzir em casa para o café da manhã (ou tarde). 
 

2. Brownie


Bastante famoso no Brasil e ao redor do mundo, o Brownie é um dos doces mais tradicionais dos Estados Unidos. Reza a lenda que, ao fazer um bolo de chocolate comum, uma dona de casa acabou esquecendo de adicionar fermento, assou e só depois percebeu o erro cometido. Apesar do erro, o prato acabou conquistando o estômago de todos. E é bom demais, né?
 

3. Apple Pie / Torta de maçã 


Apesar de não ter sido ‘criada’ nos Estados Unidos, a torta de maçã é considerada um prato típico americano por ser muito consumida na terra do Tio Sam. A torta tem origem europeia, mas está tão presente em filmes e desenhos animados que se passam nos EUA que já está no imaginário social como sendo um ícone da culinária estadunidense. 
 

4. Barbecue Ribs / Costela de porco ao Molho Barbecue


Não existe churrasco americano sem costelinhas de corpo (por vezes substituída por carne de rês ou cordeiro). Sejam assadas ou grelhadas, o prato faz muito sucesso nos Estados Unidos. Geralmente elas são servidas com muito, muito, muito molho barbecue e acompanhadas de batatas fritas. O molho barbecue é muito consumido por lá, acompanhando vários tipos de carne e até mesmo sanduíches.  
 

5. Hot Dog / Cachorro-quente


Outro prato típico dos Estados Unidos e bastante conhecido no Brasil é o famoso cachorro-quente, ou melhor, Hot Dog. Por lá, o lanche é bastante consumido, principalmente em Nova York e tem uma receita bem semelhante ao que comemos por aqui: Salsicha e pão. A diferença é que por lá encontramos bastante opções com picles, molho agridoce, chilli e até chucrute. Tudo depende da região onde é consumido.
 

6. Meatloaf / Bolo de carne


Não podemos falar em pratos típicos dos EUA sem citar o famoso bolo de carne, não é mesmo? O prato é muito consumido por lá e, inclusive, você já deve ter visto muitas vezes em filmes, seriados e desenhos animados que se passam no país. O prato é basicamente um verdadeiro bolo feito de carne moída que pode ser assado ou defumado. Geralmente é servido acompanhado de molhos ou em sua versão recheada.
 

7. Hamburger / Hambúrguer


Outro item que não pode faltar em uma lista de comidas típicas dos Estados Unidos é o famoso Hamburger. O sanduíche é preparado com carne bovina moída, queijo, molho e outros ingredientes de preferência pessoal. É realmente muito gostoso e fez tanto sucesso que acabou quebrando barreiras e hoje está presente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. 

Apesar de ser bastante comum encontrar um hambúrguer em qualquer lugar do mundo, nada se compara a comer o ‘lanche’ nos EUA, especialmente se vir acompanhada de batatas fritas e milk shake. Você se sente um verdadeiro americano. 
 

8. Mac n’ Cheese / Macarrão com queijo 


O Macarrão com Queijo, ou melhor, Mac n’ Cheese também é uma receita bastante típica nos EUA. Sua receita original é formada por um macarrão pequeno tipo tubinho (que não costumamos comer no Brasil) e muito, muito, mas MUITO queijo. Não tem como ficar ruim, não é mesmo? É um ótimo prato para quem está em um dia um pouco atarefado e precisa de uma comidinha gostosa e rápida. 
 

9. Peanut Butter  / Manteiga de amendoim 


Claro que não poderia faltar nesta lista a famosa pasta de amendoim tão adorada entre os americanos. Ela é feita com amendoins torrados ou cozidos, que são triturados até que viram uma pasta. É o mais famoso acompanhamento de café da manhã dos Estados Unidos e pode ser encontrado em praticamente qualquer mercado do país. 

10. Fried Chicken / Frango Frito 

E por último, mas não menos importante, nós temos o famoso Frango Frito. O prato é muuuito comum nos Estados Unidos e é possível encontrá-lo em muitos restaurantes. Geralmente as porções são bastante generosas, o frango frito vem bem sequinho e crocante. E ahhh, você pode escolher com ou sem acompanhamentos. 


E aí, o que você achou? Quer conhecer um pouco mais da cultura dos EUA ou de outro país que tenha o inglês como língua nativa? Procure a roxinha mais próxima de você e se informa sobre as próximas imersões. Você não irá se arrepender.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui