Cultura 12 de Agosto de 2020

Imersão: Curiosidades sobre a Inglaterra

Saiba mais sobre a cultura da terra da Rainha

Quando se quer aprender um novo idioma, é importante buscar aprender também sobre a cultura dos países que tenham o idioma como língua oficial. No caso do inglês, por exemplo, é importante entender sobre os aspectos culturais de países que modificam e utilizam a língua inglesa diariamente. 

Pensando em te aproximar mais dessas culturas, nós preparamos uma série de conteúdos com aspectos culturais de países que tenham o inglês como primeira língua ou como língua oficial, como a Inglaterra. Confira: 

Motorista na esquerda 

Diferente do Brasil, onde os motoristas dirigem seus veículos automotores (carros, motocicletas, ônibus, caminhões, etc) pela faixa da direita, na Inglaterra os motoristas devem dirigir pela faixa esquerda. 

Além disso, os motoristas de táxis pretos em Londres precisam memorizar cada rua e edifício importante da cidade em um raio de 10km de distância do Charing Cross, e passar no teste The Knowledge para garantir a licença. 

Chá da tarde 
 
Ok, acho que não é uma novidade para ninguém que os ingleses são uns dos maiores consumidores de chá do mundo, né? Na verdade, eles perdem apenas para os irlandeses nesse quesito. 

E a tradição na Inglaterra do ‘chá da tarde’ é real. Todos os dias às 17h é o momento de tomar um chazinho. E junto ao chá, a cerveja também é uma bebida bastante típica da cultura inglesa. 

Londres

A capital inglesa também é a maior cidade da Inglaterra, com 7,8 milhões de habitantes. Sendo que, 25% das pessoas que moram em Londres não nasceram na Inglaterra! Por isso, a cidade conta com uma mistura cultura imensa. 

E ahhh, a London Eye, localizada em Londres (óbvio), é a roda de observação mais alta, não só da europa, mas do mundo. 

Além disso, existe uma cidade dentro de Londres. Isso mesmo! Existe uma City of London dentro de Londres e na prática ela funciona como um distrito com status de cidade, com direitos que só ela tem, uma polícia especial e até prefeito. 
 
Esportes

A Inglaterra é considerada por muitos ‘a capital do futebol’. Apesar de não ter ‘inventado’ literalmente o esporte, foi a Inglaterra que formalizou, no século 19, as regras do futebol que conhecemos hoje em dia. 

Mesmo sendo considerada a capital do futebol, a Inglaterra foi apenas uma vez campeã na Copa do Mundo, vencendo a Alemanha Ocidental em 1966. E, infelizmente, nunca venceu o Campeonato Europeu de Futebol. 

Além do futebol, os ingleses ‘criaram’ o cricket, tennis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.

23 de abril. St, George’s Day 

Uma das datas mais importantes da Inglaterra é 23 de abril, dia de São Jorge, o padroeiro do país. São Jorge foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e venerado como mártir cristão. 

São Jorge (ou George), também é padroeiro de Aragão, Catalunha, Geórgia, Lituânia, Palestina, Portugal, Alemanha, Grécia, Moscou, Istambul, Gênova e Veneza. 

No dia da celebração é realizada uma grande festa comemorativa na Trafalgar Square, uma praça no centro de Londres criada em homenagem a Batalha de Trafalgar – uma vitória da Marinha Real Britânica nas Guerras Napoleónicas.

Comida 

Mesmo não sendo tão aclamada pela culinária, principalmente por estar perto de França, Itália, Portugal, a Inglaterra tem pratos bastante populares e gostosos. 

Entre as comidas típicas da Inglaterra, temos: Fish and Chips, muito comum e popular, a receita é tão antiga que é difícil saber com exatidão a sua origem. É basicamente um peixe empanado, frito, temperado com sal e vinagre de malte, e como acompanhamento, muita batata frita.

Sobrenomes comuns na Inglaterra

Assim como no Brasil, onde nós temos alguns sobrenomes bastante comuns como Silva, Silveira e Souza, na inglaterra também existem sobrenomes que se repetem em muitas famílias. 

No geral, Smith é muito comum e talvez o sobrenome inglês mais comum. É o Silva dos ingleses. Inclusive, o músico Morrissey da The Smiths afirmou em entrevista nos anos 80 que o nome da banda tem relação com a popularidade do sobrenome no país. 
 
Outros sobrenomes mais comuns são: Jones, Taylor, Williams e Brown. 

Reino Unido

A Inglaterra não é um estado soberano e faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte junto ao País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. 

Além disso, a Inglaterra segue a monarquia parlamentar do Reino Unido, com um chefe de governo (primeiro-ministro) que tem o papel semelhante ao de um presidente. E a rainha Isabel II, ou melhor, Elizabeth II, é a monarca do Reino Unido. 

Falando em rainha Elizabeth, colocar um selo postal da rainha com a cabeça para baixo é considerado um ato de traição. Grave, né? 

E aí, o que você achou? Já conhecia essas curiosidades sobre a Inglaterra? 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui