Aprender Inglês

12 de Agosto de 2019

É possível aprender inglês dormindo?

É bastante comum ouvirmos por aí pessoas se questionando ‘É possível aprender inglês dormindo?’. Bom, nós fomos atrás de alguns estudos para saber a resposta e descobrimos que: sim e não.

Alguns estudos dizem que é possível sim adquirir novos conhecimentos dormindo. Por exemplo, um estudo realizado pela Northwestern University envolveu alguns voluntários que foram expostos a 50 imagens acompanhadas de sons associados, como uma foto de um gato acompanhada por um miado, a foto de uma dinamite acompanhada pelo som de uma explosão, etc. Em seguida, todos foram dormir. 

Quando entraram na fase de ondas cerebrais lentas (quando o sono é mais profundo) os cientistas tocaram os sons (aquele do miado, explosão, entre outros). Metade dos voluntários ouviu os sons enquanto dormia e a outra metade não. Quando acordados, todos passaram por um teste de memória e quem tinha sido exposto aos sons enquanto dormia se deu melhor e lembrou de mais figuras. 

Infelizmente, isso ainda não demonstra que seja possível aprender alguma coisa do nada durante o sono. Inclusive, para a memorização efetiva durante a noite é preciso que tenhamos tido um contato prévio enquanto acordados com o conteúdo que desejamos aprender. 

Mas, isso não é uma novidade. Outras pesquisas, inclusive dos anos 50, já revelavam não ser possível obter aprendizados enquanto dormimos. A pesquisa indica que é impossível ensinar habilidades do zero a uma pessoa durante o sono mas, enquanto dormimos, nosso cérebro está absorvendo experiências que vivemos durante o dia e enviando memórias para serem armazenadas a longo prazo.

Ou seja, tudo o que aprendemos e pensamos durante o dia é armazenado em nosso cérebro enquanto dormimos. Bom, podemos entender então que não é possível aprender inglês dormindo, mas você pode ficar tranquilo porque ainda é possível aproveitar outras atividades do dia a dia para estudar o idioma. Confira: 

Imersão 

Acreditamos que, para um ensino e aprendizado efetivo da língua inglesa, é preciso nos mantermos completamente imersos no idioma. Isso porque a imersão facilita a memorização de palavras e o aprendizado de novas pronúncias e escritas. 

Mas como fazer isso? É bem simples. Vamos dar uma olhada: 

Comece por seus dispositivos 

Modifique as configurações de seu smartphone, notebook, tablet, kindle ou qualquer outro aparelho tecnológico que você costuma usar para o idioma Inglês. Faça o mesmo com suas redes sociais. Dessa forma, você mantém o idioma sempre à sua frente, o que é uma boa maneira de aprender palavras novas.  

Use dicionários de inglês para inglês

Se você costuma consultar dicionários de inglês com traduções para o português, tente deixar eles de lado um pouco. Mude para um dicionário de inglês para inglês, os mesmos dicionários que os nativos da língua inglesa utilizam para procurar novas palavras. Se seu objetivo é realmente aprender as palavras em inglês, ficar traduzindo palavras e expressões pode acabar lhe atrasando.

Assista séries e filmes em inglês

Mas lembre de com o tempo desativar as legendas. Ao desativar as legendas, você estará se desafiando e exercitando diferentes partes do seu cérebro necessárias para processar o inglês escrito e falado. Lembre-se que não há legendas na vida real e que essa dica vai te ajudar a entender conversas concretas e reais.

Utilize músicas

Escolha músicas que lhe agradem e que você queira aprender e reproduzir, isso vai facilitar o processo. Tente montar uma playlist com ritmos e letras diferentes, assim você pode testar diferentes pronúncias e expressões. 

Use legendas como apoio mas se desafie ao utilizar a memória e cantar sem ler a letra. É uma ótima forma de exercitar não só a memória como também aperfeiçoar as habilidades de escuta.   

Faça anotações em inglês
Sempre que for fazer alguma anotação, faça em inglês. Da sua lista de compras até as anotações de seus estudos. Ao fazer anotações você usará e estimulará suas habilidades de escrita. 
Além disso, tente fazer ‘etiquetas’ e espalhar pela casa. Assim, você fixará palavras bastante comuns com os objetos de sua casa/escritório. O objetivo aqui não é decorar todas as palavras, mas estar rodeado delas. 

Pense em inglês 
Agora que você já se cercou de palavras e conteúdos em inglês, chegou a hora de pensar no idioma também. Pode parecer um pouco difícil e assustador mas, calma. Você já deu vários passos rumo a fluência e esse é apenas mais um. 
Comece com alguns minutos por dia. Pense nas ações do seu dia a dia, planeje seu cronograma ou pense em como foi seu dia em inglês.
E claro, não esqueça de exercitar todos os dias. Talvez um dos principais pontos para aprender inglês e alcançar a fluência seja não deixar de praticar. Independente do que estamos aprendendo na vida, a prática constante é essencial para alcançar a excelência.  

Por isso, é importante que você insira o inglês no seu dia a dia e pratique sempre que possível. Você pode utilizar todas as dicas que já deixamos por aqui como: praticar a leitura com livros que você goste, praticar a escuta com filmes, séries, músicas e podcasts, praticar a escrita com anotações e a fala perdendo o medo de conversar no idioma.
Viu só, é muito simples. Tente por em prática as nossas dicas e depois nos conte como foi!