Games 2 de Setembro de 2019

Como usar os jogos para aprender inglês

Confira algumas dicas para você aprender inglês da melhor forma: com games

Saber inglês no mundo globalizado tem se tornado cada vez mais necessário. Seja no meio social, acadêmico ou profissional, são diversas as oportunidades que por vezes perdemos por falta da fluência na língua inglesa. 

O inglês nos garante melhores oportunidades no mercado de trabalho, nos dá mais chance de viajar ao redor do mundo, trabalhar fora do país, amplia nossas possibilidades de conhecimento e de comunicação, e é claro, nos ajuda a entender melhor os diálogos de séries, filmes, enfim. 

E se engana quem pensa que aprender inglês precisa ser algo massante, focado em aulas com formatos tradicionais e listas de exercícios voltados para a gramática. Uma das melhores características do aprendizado do inglês é que ele pode ser completamente fácil, versátil e divertido. 

Inclusive, se você nos acompanha por aqui, sabe que estamos sempre dispostos a construir conteúdos com dicas alternativas para você aprender inglês de maneira divertida - levando o idioma para além das salas de aula. 

Sendo assim, hoje nós preparamos um conteúdo especial para aqueles que gostam de jogos, aproveitando os games para aprender inglês. Vamos dar uma olhada? 

Busque jogos que façam sentido com seu nível de conhecimento 

Quando você inicia um curso de idiomas como o inglês, ou qualquer outro curso onde você esteja aprendendo algo novo, você é inserido em uma turma que corresponde com seu nível de conhecimento, certo? Isso acontece para que a evolução faça sentido e ocorra de forma gradual e natural. 

O mesmo serve para quando estamos aprendendo um idioma com livros, séries, filmes, documentários, músicas, e é claro, jogos. Existem jogos que são mais adequados para quem está começando os estudos no inglês e existem outros mais intermediários e avançados, para quem já tem uma boa base de conhecimento no idioma. 

Para não se atrapalhar e nem se acomodar com conteúdos mais ‘fáceis’, sempre tenha em mente seu nível de conhecimento. 

Dica: Se você ainda está iniciando os estudos, talvez seja melhor procurar por jogos que não tenham muitos diálogos ou que pelo menos não tenham diálogos muito complexos. 

Busque entender a história do jogo 


Um ponto importante quando estamos aprendendo inglês com jogos é buscar conhecer o enredo do game em questão. Sendo assim, tente ler, de preferência em voz alta, a sinopse do jogo em questão. Dessa forma você vai adquirir vocabulário, além de treinar suas habilidades de speaking e listening
 
Além disso, quando você entende o contexto em que o jogo se passa, fica mais fácil entender as fases e tarefas delegadas a você, além de, é claro, compreender melhor os próprios diálogos dentro do game. 

 

Treine seu listening  

Já que falamos em listening no tópico anterior, essa dica tem tudo a ver com você aproveitar os jogos para treinar suas habilidades de escuta. Para isso você precisa prestar atenção nos diálogos do jogo, da mesma forma que você faz quando está ouvindo músicas ou assistindo seriados em inglês. 
Enfim, através deste tipo de exercício você pode reforçar coisas que já aprendeu, entender e aprender a pronúncia de novas palavras, conhecer novas expressões e até mesmo gírias usadas em contextos específicos. 
Aproveite os recursos extras dos jogos 

Existem muitos ‘recursos’ ligados ao universo dos jogos que podem te ajudar a aprender melhor um idioma. Como por exemplo as modalidades de jogo ‘online’, onde você interage de forma direta com outros jogadores, que podem ser de qualquer lugar do mundo.Dessa forma você aprende novos vocabulários, além de praticar suas habilidades escritas e comunicativas. 

“Mas do que adianta estar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo se eu quero aprender inglês?” Calma, calma,a gente te explica! Nesse mundo globalizado e maluco, o inglês se tornou um dos idiomas mais falados, se não o mais falado, por pessoas de todos os lugares do mundo. Ou seja, é uma língua universal. Então você pode estar em Agra, na Índia, ou em Split, na Croácia, e encontrar pessoas falando inglês nas ruas, bares, restaurantes, etc. 

Você também pode participar de fóruns que reúnem jogadores do mundo inteiro, novamente ampliando suas habilidades de comunicação, se mantendo em contato com pessoas das mais diversas áreas do mundo. E também pode aproveitar os sites dos games: mudando o idioma nas configurações do site para o inglês, assim como de outras plataformas de games, como aplicativos, etc. 

Mas como assim? Os jogos são sempre em inglês? 

Não, claro que não! Muitos jogos são produzidos nos Estados Unidos e no Japão, mas hoje é muito difícil encontrar jogos que não possuam tradução para qualquer língua do mundo, principalmente os mais famosos e produzidos por grandes empresas. 

Já no caso de jogos independentes, é realmente mais difícil que você os encontre disponíveis para ‘qualquer idioma’. A dica aqui é que você incorpore algo que você goste, nesse caso os jogos, para aprender algo tão importante nos dias de hoje: aprender inglês. 
E aí, o que você achou? Tem alguma dica de jogos pra gente? Deixe sua sugestão nos comentários! 

E lembre-se que para ser fluente no inglês, precisamos dominar o idioma e conhecer o máximo de palavras possível. Por isso, estamos sempre aqui para te ajudar na fluência da língua com outras dicas como essa. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui