Games 21 de Agosto de 2020

É possível aprender inglês com jogos de RPG?

Será que é possível aprender inglês com jogos de RPG?

Aprender inglês no mundo globalizado garante diversas oportunidades no mercado de trabalho, no meio acadêmico e amplia as possibilidades na vida de muitos brasileiros. 

Mas, se engana quem acredita que aprender inglês precisa ser algo difícil e maçante. Na verdade, o idioma pode ser estudado de maneira dinâmica e divertida, desde que exista disciplina e esforço por parte de quem aprende. 

Pensando nisso, hoje nós viemos responder uma pergunta que você já deve ter se feito: É possível aprender inglês com  o auxílio de jogos de RPG?

A resposta é simples e direta: sim, é possível aprender inglês com jogos, principalmente com os de RPG. Se quiser saber como e qual a importância de aprender o idioma com atividades como essa, continue com a gente! 

O que são jogos de RPG?  

RPG é uma sigla para Role Playing Game que, na tradução para o português, seria “Jogos de Interpretação de papéis”. Sendo assim, os jogos de RPG são basicamente jogos onde você pode interpretar personagens através de narrativas e enredos. Cada jogo tem um enredo e suas histórias dependem do desempenho de seu personagem. 

Para iniciar o jogo, você precisa definir seu personagem e as características do mesmo como raça, aparência e idade, além das virtudes e habilidades necessárias para superar os obstáculos e desafios que você irá encontrar ao longo da história do jogo. 

Por que aprender inglês com jogos de RPG? 

Como mencionamos anteriormente, a grande característica do RPG é, sem dúvidas, oferecer ao jogador um envolvimento com histórias interessantes e o desenvolvimento de personagens. Diferente de outros jogos que apresentam uma sequência de ações predeterminadas e que não necessitam de uma história bem construída.  

Com elementos narrativos, enredos e diversão, o RPG proporciona interesse pelo jogo, pela história, pelos diálogos e que você modifique a história, dependendo das ações do seu personagem. Assim, aprendendo inglês com as histórias do RPG e se interessando realmente por elas, o aprendizado se torna muito mais dinâmico. 

*A única barreira aqui é que, se você não tiver contato ou familiaridade com o idioma, pode se sentir confuso com jogos que tenham diálogos complicados e histórias muito avançadas. Por isso, tente sempre escolher uma história de acordo com seu conhecimento na língua. 

Como aprender inglês com jogos de RPG? 

Entre os benefícios de aprender inglês com jogos de RPG, está a possibilidade de, através das histórias, desenvolver suas habilidades comunicativas (leitura, fala e escuta). Agora, veja algumas dicas de como aprender inglês com esse tipo de jogo: 

Estude os jogos

Além de estudar inglês, você também deve estudar os jogos que irá utilizar. Busque informações, assista vídeos no Youtube, veja grupos de discussão, resenhas e tudo o que ajudará você a entender o contexto e a história do jogo para ter certeza antes de utilizá-lo para aprender inglês. 

Leia a história 

Pode parecer óbvio mas, é importante que você leia a história e o enredo do jogo em inglês (principalmente em voz alta para treinar sua fala e escuta). Além de ajudar a compreender o jogo, isso também auxilia você a adquirir vocabulário e treinar suas habilidades de interpretação de texto na língua inglesa. 

Treine o listening 

Nos jogos de RPG, os diálogos são essenciais para você aproveitar toda a experiência da história do jogo. E, aproveitar e prestar atenção nos diálogos é uma maneira de treinar sua habilidade de escuta, que é fundamental para um bom desenvolvimento na língua inglesa. Sendo assim, aproveite atentamente todos os diálogos do jogo para chegar cada vez mais próximo da fluência no idioma. 

Converse com outros jogadores  

Quando se sentir confiante, converse com outros jogadores sobre o jogo usando o inglês. Assim você pode se interar mais sobre as histórias, conhecer a experiência de outras pessoas, receber dicas e de quebra dar uma aprimorada nas suas habilidades de fala e escuta se conversar com áudio ao vivo, ou de escrita e leitura, se utilizar redes sociais e conversar por mensagens de texto. 

Isso fará com que seu desempenho e sua experiência tanto no jogo, quanto no aprendizado do inglês seja muito mais proveitosa. 

Enfim, é isso! Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo, aproveite as dicas e compartilhe com seus amigos que estão aprendendo inglês! Até a próxima =)
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui