Cultura 10 de Junho de 2022

10 comidas típicas da Austrália

Você tem vontade de saber um pouco mais da cultura australiana? Conheça alguns dos pratos típicos mais adorados na terra dos cangurus.

 

A Austrália possui uma cultura gastronômica muito saborosa e diversificada. O país, que fica localizado na Oceania, foi colonizado por holandeses e ingleses e é o sexto maior país do mundo.

Inclusive, antes dessa colonização, já viviam por lá os indígenas, conhecidos por aborígenes. Por causa de toda essa mistura entre etnias e culturas, a culinária típica do país é de salivar. 

E uma das curiosidades do país e que você está prestes a conhecer são os 10 pratos típicos australianos. Preparado?

1. Pies
Entre as principais refeições do país nós temos as famosas pies ou, para nós brasileiros, tortas. Elas são encontradas em diferentes tamanhos, sabores e preços, e são deliciosas. 

Os recheios podem variar entre carne, bacon, queijo, frango e muitos outros, sendo que a mais comum delas é a tortinha recheada de carne.

2. Fish and Chips
Assim como na Irlanda e na Inglaterra, na Austrália o peixe acompanhado de batatas fritas é um prato típico super amado e consumido pela população. Ele é realmente muito saboroso e pode ser encontrado facilmente nos mais variados bares e restaurantes.

Se você quiser reproduzir em casa, é super simples: só precisa empanar o filé do peixe, temperar com sal e vinagre, fritar e preparar as batatas para acompanhar.  

3. Barbie
Assim como nós, brasileiros, os australianos também sentem um amor supremo pelo churrasco. É muito comum os australianos se reunirem nos finais de semana para saborear um bom ‘barbie’, que é como eles chamam o churrasco por lá.

Mas, claro que o churrasco deles não é como o nosso. Por lá, as churrasqueiras não costumam ser cobertas, são elétricas e funcionam mais como um grill, do mesmo jeito que é preparado e é um dos 10 pratos típicos dos EUA, você sabia? 

Não existem espetos e cortes como nos churrascos brasileiros. Lá são mais comuns hambúrgueres, bifes, salsichas, peixes e camarões. E, ah: não pode faltar o famoso molho barbecue. 

4. Molho barbecue
Como citamos no item anterior, o molho barbecue é muito famoso e consumido no país. Ele costuma ser aplicado nos mais diferentes tipos de carne, mas o prato clássico e preferido é a costelinha suína ao molho barbecue.

O molho é uma combinação perfeita entre açúcar mascavo, molho inglês, vinagre de vinho branco, cebola, chili e, é claro, uma pimentinha. E a receita da costelinha ao molho? É bem simples: basta cozinhar as costelas e acrescentar o barbecue depois.

5. Carneiro assado
Não podemos deixar de citar aqui a carne de cordeiro que, na maioria das vezes, é assada e temperada com molho de menta e vinagre. Como acompanhamento, geralmente são servidas cenouras, ervilhas e batatas. 

Parece bom, né?

Você também pode se interessar por:
3 dicas incríveis para quem quer fazer intercâmbio na Austrália
Principais diferenças entre o inglês falado nos EUA, na Inglaterra e na Austrália


6. Filé de atum grelhado
Peixes também são bastante consumidos no país. Inclusive, entre os pratos típicos está o filé de atum grelhado, que é uma verdadeira comida dos deuses. A carne do peixe é geralmente temperada com um molho de anchovas e alcaparras ou com tomates, cebola e manjericão.

7. Vegemite
Seguindo a nossa lista nós temos o vegemite, uma pasta muito consumida por lá. Trata-se de uma pasta salgada com alguns aditivos apimentados servida em refeições leves como o café da manhã ou da tarde. É bastante utilizado em pães e torradas e é bem gostoso, apesar de apimentado. 

8. Pavlova
Entre as sobremesas preferidas dos australianos nós temos a pavlova. Sua origem é um pouco controversa, mas o importante é que ela se tornou um prato típico. Trata-se de uma torta de frutas (geralmente de morango e frutas vermelhas), merengue e suspiro. É linda e uma delícia. 

9. Damper
Também não poderia faltar nessa lista o tradicional pão australiano, conhecido como Damper. É parecido com o nosso pão caseiro, sabe? A receita é bem simples: farinha, leite, água, manteiga, fermento e sal. É bastante consumido em diferentes refeições, principalmente no café da manhã.

10. Bush Food
E por último, mas não menos importante, nós temos as Bush Foods, que são basicamente todos os alimentos que têm origem na Austrália e que são muito consumidos pelos australianos. Geralmente os mais consumidos são carnes exóticas, como a de canguru, ema, crocodilo, e também algumas frutas silvestres. 

E aí, o que você achou? Gostou de conhecer um pouco mais da cultura australiana? Conta pra gente, qual foi seu prato favorito e que você quer experimentar um dia!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui