Cultura 5 de Julho de 2022

10 pratos típicos da Irlanda

Você tem vontade de saber um pouco mais da cultura irlandesa? Conheça alguns dos pratos típicos mais adorados pelos irlandeses.

Do tradicional fish and chips até o ensopado irlandês. A maioria dos pratos desse país tão rico inclui um ingrediente em comum. Você já sabe qual é?

Se você pensou na batata, meus parabéns! Acertou em cheio.

Se nós, brasileiros, já somos fãs de pratos com esse vegetal, você não deve imaginar o quanto os irlandeses gostam dele também… Afinal, a comida irlandesa apresenta suas simplicidade e particularidades como as outras culturas culinárias mundo afora. 

Seguindo a série de pratos típicos que apresentamos aqui no nosso blog, o tópico de hoje é sobre a Irlanda. 

1) Irish breakfast ou café da manhã irlandês 

Vamos começar esta lista com a refeição mais importante do dia e um dos pratos mais típicos: o café da manhã. 

É um dos mais famosos ao redor do mundo e não é nada parecido com o que estamos acostumados aqui no Brasil. O prato é regado de pão de forma, bacon, ovos, linguiças, cogumelos, tomates, batatas e feijão, acompanhado de uma boa xícara de chá ou café, é claro. 

2) Irish stew ou ensopado irlandês 

É um ensopado feito com carne, legumes (como cenouras e batatas), cebola, entre outros temperos. A refeição é muito gostosa e ótima para ser consumida no inverno. 

O ensopado pode ser servido tanto no almoço, quanto no jantar e é bastante comum ver o prato em uma versão com molho de Guinness (a cerveja mais famosa do país).



3) Breakfast roll
Trata-se de um sanduíche feito com pão baguete, manteiga ou maionese, recheado com linguiça, bacon, cogumelo, ovos, etc (aqueles ingredientes que vimos no Irish Breakfast). Ele pode ser preparado na versão Chicken Roll, com o mesmo pão baguete recheado com frango empanado e alface. Parece gostoso, né?

Você encontra esse prato na maioria das lanchonetes, supermercados, lojas de conveniência e quiosques. Mas, se você não for pra Irlanda tão cedo, ainda pode reproduzir a receita em casa. Que tal?

4) Cottage pie ou shepherd’s pie  
Pode ser resumido como a versão irlandesa do nosso escondidinho de batata. Trata-se de uma torta de carne moída coberta por uma camada de purê de batatas gratinadas no forno. A diferença entre a cottage pie e shepherd’s pie é que a primeira é feita com carne de vaca, enquanto a segunda é feita com carne de carneiro. 

 

5) Fish and chips ou peixe com fritas 
Assim como na Inglaterra e na Austrália, o clássico peixe com fritas também é um prato típico da Irlanda e nada mais é do que um filé de peixe frito empanado com batata frita. Você encontra em todos os restaurantes irlandeses, mas também é super replicável em casa. Fica a dica para o almoço do fim de semana. 

6) Boxty

Se você gosta de panqueca, batata e fritura, vai com certeza amar muito essa receita. Boxty é uma panqueca frita feita de batata. Inclusive, a batata também é um prato tradicional. Você vai perceber que a maioria das comidas típicas de lá levam ao menos um pouquinho de batata. 

Se você reproduzir a receita em casa, é bem simples e consiste em batata cruas raladas ou purê de batata, farinha, fermento, ovos e manteiga. Depois de misturar tudo, é só fritar em óleo bem quente. Não esqueça de salgar a mistura e preparar um molho para acompanhar.

7) Bacon and cabbage ou bacon com repolho
Sabe aquela salada incrível com repolho e bacon crocante que é bem comum no almoço em família? Na Irlanda, esse é o bacon and cabbage, que é basicamente um prato de bacon com repolho.

O interessante, aqui, é que o bacon consumido na Irlanda não é o mesmo que comemos no Brasil. Por lá, qualquer corte suíno que tenha passado por algum processo de defumação é considerado um bacon. 

Enfim, se você quiser reproduzir essa receita em casa, é bem simples: Basta deixar o "baco" de molho durante uma noite inteira para retirar o excesso de sal, cozinhar e adicionar o repolho nos minutos finais de preparação. Um molho branco com ervas finas cai muito bem como acompanhamento desse clássico!



8) Oyster

Se você gosta de frutos do mar, com certeza vai amar visitar a Irlanda e degustar sua culinária. Por ser uma ilha e contar com uma grande costa marítima, esbanja porções de peixes, lagostas, camarões, siris e ostras, ou melhor, oysters. As ostras por lá são deliciosas e vale muito a pena provar se for conhecer o país.

Aliás, o prato acabou ganhando um festival inteiro para si: o Galway Oyster Festival, que acontece em uma das melhores cidades irlandesas para fazer intercâmbio.

9) Sanduíche crispy 

Trata-se de um simples sanduíche de batata frita. É bem comum encontrar o Sanduíche Crispy, formado por duas fatias de pão de forma recheadas com manteiga e batatas fritas ou batata chips. Lá, existe uma marca bem famosa de batata chips chamada Tayto e os irlandeses adoram o sabor de queijo e cebola.

10) Dublin Coddle

Bem parecido com o ensopado mencionado anteriormente, o Dublin Coddle costuma levar batatas, bacon, linguiça e o que mais estiver sobrando na geladeira, além de temperos como cheiro-verde e cebola.

Algumas versões desse (e de vários outros pratos mencionados por aqui) podem levar cerveja no seu preparo, e você tem que saber que os irlandeses não perdem a chance de consumir uma Guiness no dia a dia.

A Guinness é uma iguaria irlandesa que é praticamente o símbolo do país. Trata-se de uma cerveja criada em 1759 por Arthur Guinness, que hoje é conhecida ao redor do mundo inteiro. A categoria Stout é a mais famosa e consumida e você encontra em todos os pubs do país.

Gostou de conhecer mais sobre os pratos típicos da Irlanda? Conta para a gente qual chamou mais a sua atenção!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui