Cultura 26 de Agosto de 2020

Imersão: Curiosidades sobre a Austrália

Saiba mais sobre a cultura da terra do canguru

Quando se quer aprender um novo idioma, é importante buscar entender também sobre a cultura dos países que tenham o idioma como língua oficial. No caso do inglês, por exemplo, é importante saber sobre os aspectos culturais de países que modificam e utilizam a língua inglesa diariamente. 

Pensando em te aproximar mais dessas culturas, nós preparamos uma série de conteúdos com aspectos culturais de países que tenham o inglês como língua oficial, como a Austrália. Confira: 

A população da Austrália


A população da Austrália é muito, muito pequena. O país continental na Oceania tem quase 8 milhões de km² e é cercado pelo mar. Isso mesmo! O país tem um grande número de praias, basicamente 11 mil!!! Além disso, o país é formado por regiões semiáridas e desérticas, que compõem o Outback Australiano. 

Como resultado disso, a sua população é de apenas 24 milhões de pessoas. Menos do que no Estado de São Paulo! Além disso, 90% das pessoas estão concentradas nas regiões costeiras e perto das praias. 

Uma informação extra sobre ‘tamanho’ da Austrália, é que a maior cerca do mundo fica neste país e tem mais de 5 quilômetros e meio de extensão!
 

Melbourne

Melbourne é uma das melhores cidades do mundo para se viver! Isso mesmo! A cidade australiana está no ranking top 5 há pelo menos uma década. Inclusive, durante 7 anos foi eleita a melhor cidade do mundo, sendo destronada por Viena na Áustria em 2018. Hoje a cidade ocupa o segundo lugar. 

Além de Melbourne, a cidade de Sydney se destaca na quinta colocação, e Adelaide em décimo. A pesquisa é realizada pela revista The Economist, e avalia questões como sistema de saúde, cultura, meio ambiente, educação, infraestrutura e estabilidade. 
 

Bebidas alcoólicas 

Apesar de ser um dos países que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo, principalmente cerveja e vinho (com 60 regiões vinícolas, nas cidades de Sydney, Adelaide e Melbourne), a Austrália mantém leis bastante restritivas em relação à venda desses produtos. 

 

Ao contrário do Brasil e outros países, na Austrália não é permitido vender álcool em supermercados, apenas em lojas licenciadas e bares. Além disso, é proibido consumir bebidas alcoólicas em lugares públicos como ruas e parques. 


O interessante é que cada estado tem sua própria legislação sobre o assunto, mas todas as leis são bastante similares. Sem álcool em supermercados e em lugares públicos. 

Terra do Canguru! 

Não é por nada que a Austrália é conhecida como ‘terra dos cangurus’. Em 2017, a quantidade de cangurus já passava de 50 milhões! O dobro da quantidade de pessoas que vivem no país. 

 

E pode parecer um pouco estranho, mas o animal que é símbolo do país é caçado e comido em algumas regiões. Isso acontece porque faz parte de um hábito milenar e nos últimos anos o costume ganhou mais força nas grandes cidades.

 

Apesar de a Austrália ter leis rígidas em relação ao abate do animal, há um incentivo crescente para a caça e o consumo por conta do aumento considerável de animais vivendo no país, o que representa um risco à biodiversidade local. 
 

Competição para ser a capital 

Você achou que a capital da Austrália era Sydney? Achou errado! Inclusive há uma lenda de que a cidade de Sydney e Melbourne disputaram o título para ser capital do país, levando as autoridades a uma solução mais simples: escolher Camberra, em 1908. Mas a história oficial não é bem essa. 

 

No início do século XX, houve um consenso de que seria melhor ter como capital uma cidade que não fosse costeira, porque isso diminuiria as chances de bombardeamento marinho. Além disso, muitas doenças se espalharam em cidades costeiras, e por isso, Sydney e Melbourne não foram escolhidas para a capital do país. 

 

Ótimo destino para Intercâmbio

Entre os destinos de intercâmbio para aprender inglês, a Austrália está entre os melhores. Cidades lindas, ambientes naturais, grandes universidades de renome e a possibilidade de trabalhar por até 20 horas semanais enquanto estuda. A cidade de Sydney costuma atrair estudantes pelos lindos pontos turísticos. Melbourne também está entre as cidades mais procuradas, principalmente por ser uma das melhores cidades para se viver e contar com empresas nacionais e internacionais abertas à estrangeiros. 

 

Se você cogitar escolher Austrália como destino para seu intercâmbio, não estranhe as diferenças entre o inglês americano e o inglês australiano. Pode ser um pouquinho complicado de entender no início mas depois vai melhorando. Além do inglês, outros 200 dialetos fazem parte da cultura australiana,  sendo 45 deles de origem indígena.
 

Proximidade com o Brasil 

Tanto no Brasil, quanto na Austrália o churrasco no final de semana não pode faltar. Seja para socializar com a família, amigos ou com pessoas no trabalho. Mas, calma o coraçãozinho. O churrasco consumido no Brasil não é o mesmo da Austrália! 

Os churrascos australianos são geralmente realizados nas praias em quiosques com ‘churrasqueiras’ e mesas que o governo disponibiliza. A churrasqueira não é coberta, é elétrica e funciona mais como um grill. Não existem espetos e cortes como nos churrascos brasileiros. Lá são mais comuns hambúrgueres, bifes e salsichas. E ahhh, não pode faltar o famoso molho barbecue. 
 

A Austrália foi o segundo país a permitir o voto feminino

A Austrália deixou de ser colônia e virou um país independente em 1901. Em 1902 mulheres já podiam votar! Rápido, né? 

Ao longo da década de 80, as sufragistas ganharam força na Austrália, lutando pela inclusão das mulheres na política. Na época, as colônias que compunham a Austrália eram lotadas de grupos sufragistas, o que ajudou para que os bons resultados do movimento viessem logo. 

Em 1902, por meio do Commonwealth Franchise Act 1902 (lei que definiu um critério nacional de quem tinha direito a votar nas eleições federais australianas), a Austrália se tornou a primeira nação independente a permitir que mulheres votassem e fossem votadas a nível nacional. 


Animais que só existem na Austrália 

 

Por conta da Oceania ser um continente isolado, diversas espécies de animais só se desenvolveram na região. E a fauna da Austrália é reconhecida mundialmente e celebrada por sua exuberância. 

Entre os animais que só são encontrados no país, estão o canguru, o coala, o ornitorrinco, o vombate, o diabo-da-tasmânia, o cisne negro, pinguins azuis, a equidna, entre muitos, muitos outros. 

No caso do canguru, na Austrália são encontradas mais de 55 espécies! Além do número impressionante de 50 milhões de animais no país. É realmente a Terra do Canguru, né? 

 

Pedestres multados! 


Na Austrália as leis de trânsito são bastante rígidas. Além de serem respeitas e muito fiscalizadas. Mas elas não valem só para motoristas! 


Lá os pedestres também são multados se atravessaram a rua com o sinal vermelho ou se atravessarem a rua fora da faixa de pedestre. Pode parecer estranho para nós, mas isso contribui para um melhor desenvolvimento do trânsito, né? 


O mesmo acontece com ciclistas, que devem equipar sua bike com campainha, luzes na frente e atrás, refletores nos pedais e não esquecer do capacete, inclusive para os passageiros! 


As leis também existem para quem joga lixo no chão, incluindo bitucas de cigarro. Comer no ônibus e beber em locais públicos também é proibido! Cuidado com a multa! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui