10 pratos típicos da África do Sul
Você tem vontade de saber um pouco mais da cultura sul-africana? Conheça alguns dos pratos típicos mais adorados na terra de Mandela.
Desde pratos recheados com carne, como o biltong, boerewors, bobotie e sosatie até doces maravilhosos como koeksister e malva pudding, a África do Sul é um país que tem muito a oferecer nos quesitos gastronômicos.
A nossa série de conteúdos sobre a culinária de países que têm o inglês como língua nativa de hoje é sobre a África do Sul. Você conhece algum prato típico de lá? Não? Então, prepare-se para conhecer algumas delícias das terras africanas.
1. Biltong
Um dos pratos mais tradicionais da África do Sul é a biltong, uma espécie de carne-seca (ou extra-seca) criada como método para “salvar” o alimento.
Na preparação, a carne é cortada em tiras grossas e temperada com vinagre, sais, coentro, pimentas e cravo. Geralmente, a carne é seca ao ar livre, no sol mesmo, mas também é comum ver pessoas utilizando fornos elétricos para acelerar o processo.
2. Boerewors
É uma iguaria sul-africana muito parecida ao que chamamos de salsichão aqui no Brasil. Seu nome quer dizer “salsicha de fazendeiro (ou agricultor)” e se trata de um embutido feito com carne moída de gado, carne de porco ou cordeiro e temperos.
Geralmente, ela é servida com um alimento parecido com polenta ou então grelhada e servida no pão. Deu até água na boca por aqui!
3. Koeksister
Entre as sobremesas e doces comuns na África do Sul está o koeksister, que, apesar de ter um nome estranho, tem um sabor muito semelhante ao que nós brasileiros chamamos de bolinho de chuva.
A massa é basicamente a mesma, mas, em vez de ser servido com açúcar e canela, é frito e mergulhado em um xarope frio de açúcar. As versões variam, algumas têm formato oval, outras são trançadas, mas o sabor é o mesmo. E é uma delícia!
4. Chakalaka
Entre os pratos típicos sul-africanos, nós temos o Chakalaka, um tempero de vegetais, ou melhor, um molho de acompanhamento que ganha uma forma diferente dependendo da região.
É um molho apimentado de vegetais, feijão, cebola, alho, curry e outros ingredientes que podem variar. Geralmente, ele é servido com pão, milho, carne, macarrão ou qualquer outro prato típico da África do Sul. É aquele tipo de acompanhamento que combina com tudo.
5. Bobotie
É um prato típico da África do Sul, que foi adotado pelos malaios do Cabo. Ele é composto por carne de gado ou cordeiro moída com caril, passas, temperos doces e molho de pimenta, assada com uma mistura de ovos batidos com leite.
É uma receita muito gostosa e você precisa provar um dia caso tenha a oportunidade.
6. Kingklip
É um peixe típico da África do Sul servido em muitos pratos da região da costa do país como na Cidade do Cabo. Ele tem uma cor meio rosada e também é chamado de Confrio em algumas regiões do país.
Ele é geralmente servido em postas, assado ou frito. Também é bastante comum encontrá-lo na versão “fish and chips''. Parece bom, né?
7. Malva Pudding
Sobremesa típica da África do Sul, o malva pudding é uma espécie de bolo feito com geleia de damasco e açúcar mascavo, o que dá uma textura caramelizada à sobremesa. De forma geral, ele é servido quente com um creme de baunilha ou com sorvete.
Você encontra a sobremesa na maioria dos restaurantes espalhados pelo país e é realmente muito bom. Está aí uma sugestão de sobremesa para o fim de semana!
8) Potjiekos
Um dos pratos mais comuns de ser encontrados na África do Sul. Potjiekos é um tipo de cozido da cultura africana, que significa cozinhar em uma panela, aquelas antigas de ferro, sabe? Lá eles chamam de “Potjie”, daí o nome do prato.
É um ensopado de carne feito com uma grande variedade de ingredientes e temperos e alguma bebida alcoólica como cerveja ou vinho. Costuma ser servido em festas e pode demorar várias horas para ficar pronto, enquanto as pessoas socializam.
9) Sosatie
É basicamente um churrasquinho da cultura sul-africana e é super tradicional na culinária do país.
É normalmente preparado com carne de cordeiro ou carneiro (mas também pode ser preparada com carne de frango, porco ou gado) apimentadas, marinadas em cebolas, pimenta, alho, curry e suco de tamarindo. Depois de bem temperada, a carne é assada em espetinhos.
10) Melktert
Com influência da colonização holandesa na culinária sul-africana, uma das sobremesas mais tradicionais na África do Sul é a Melkert, uma torta de leite.
Trata-se de uma torta com uma crosta de massa doce e um recheio cremoso feito de leite ou creme de leite, ovos, açúcar, farinha e polvilhado com uma camada de canela.
E aí, ficou com fome também? Mas nos conte, você quer conhecer um pouco mais da cultura sul-africana ou de outro país que tenha o inglês como língua nativa/oficial? Procure a roxinha mais próxima de você e se informe sobre as próximas imersões de aprendizado da língua inglesa. Você não vai se arrepender!
Enquanto isso, vamos testando algumas receitas da África do Sul por aqui. Até a próxima!