Games 30 de Abril de 2019

Games: Confira algumas dicas para aprender inglês com jogos

Confira algumas dicas para você aprender inglês com jogos

Existem diversos meios de aprender a falar inglês e/ou aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa com coisas que você e qualquer pessoa gosta e de maneira divertida.

 

Games, assim como séries, filmes e músicas podem ser uma ótima ferramenta para aprendizado. Inclusive, os jogos fazem parte das salas de aula e com o tempo têm sido cada vez mais incorporados nas ferramentas e recursos  pedagógicos. Isso porque eles ajudam no desenvolvimento emocional e cognitivo de alunos.

 

Alguns jogos são bastante utilizados na educação de crianças de séries iniciais como instrumento de aprendizagem criativa, afetiva e cultural. E se você está se perguntando o que a educação de crianças tem a ver com você, a resposta é: “Tudo” (se você estiver buscando fluência no inglês, claro). 

 

Nós já abordamos por aqui algumas semelhanças de quando uma criança começa a aprender a falar sua língua nativa com quando alguém está aprendendo um segundo idioma. Os processos são bastante parecidos e é a partir desse entendimento que devemos iniciar nossos estudos na língua inglesa.

 

Mas voltando ao foco desse conteúdo: games. Se você gosta ou não de jogos, continue com a gente. Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a aprender inglês ou aperfeiçoar seus conhecimentos, enquanto se diverte. 

 

Os jogos têm diferentes níveis de dificuldade, com questões do cotidiano dos nativos do idioma, o que pode ser uma ótima forma de exercitar e aprimorar seu vocabulário. Joguinhos infantis, em sua maioria, são uma ótima ferramenta para aqueles que estão iniciando nos estudos, justamente por serem direcionados a crianças e usarem palavras e expressões mais simples.

 

*Games com conteúdo didático são ótimos para qualquer tipo de aprendizado, e na fluência do inglês eles ajudam bastante.

 

Stop! 

 

Aposto que você já jogou Stop diversas vezes durante a infância. Esse jogo emocionante, apesar de não ser específico para aprender inglês, é uma ótima maneira para revisar vocabulário. Você lembra como joga, né? 

 

Você e seu grupo de amigos precisam selecionar algumas categorias de palavras como: Name, Color, Country, Adjective, Food, entre outras. Em seguida vocês precisam escolher uma letra do alfabeto e escrever uma palavra por categoria começando sempre  com a letra escolhida. Quem acabar primeiro, ganha! E ah, precisa gritar ‘Stop!’ quando terminar. 

 

Bora tentar? Só não esquece que o jogo deve ser praticado em inglês!

 

Scrabble

 

É um jogo clássico e bastante usado. Ele é composto por letras e cada jogador sorteia sete peças que correspondem a sete letras do alfabeto. Cada jogador tem como objetivo escrever diferentes palavras no tabuleiro e alcançar o maior número de pontos. Scrabble é uma ótima opção para exercitar palavras e pode ser jogado por pessoas com diversos níveis de conhecimento do inglês. 

 

Wordscapes

Entre os jogos online, temos o Wordscapes, que é basicamente ‘palavras conectadas’. Assim como Scrabble, o Wordscapes te apresenta algumas letras e com elas você precisa formar o maior número de palavras possível. Ótimo para você memorizar algumas expressões, ampliar seu vocabulário e exercitar seus conhecimentos. 

 

Pictionary

 

Os ‘dicionários’ de imagens também são importantes aliados  para quem está iniciando os estudos na língua inglesa. São ótimos para você conectar palavras com imagens e objetos. Ajuda nos primeiros passos para a formação do vocabulário e memorização de  palavras. Esse tipo de jogo está normalmente disponível tanto como jogo físico (jogo de tabuleiro),  quanto como jogo online, em aplicativos.
Outros jogos com palavras com diferentes vocabulários e que ajudam na concentração podem ser encontrados online, no site. 

 

The Walking Dead 

 

Com certeza você já ouviu falar da série que traz a história de um grupo de humanos sobreviventes vivendo em um mundo pós-apocalíptico tentando não serem mortos por zumbis. Assim como na série, no jogo os personagens vão se desenvolvendo com o passar do tempo, dependendo das escolhas do jogador.

 

O game pode ser uma boa opção para aqueles que já possuem um  nível básico de conhecimento da língua inglesa. Permite que o jogador amplie seu vocabulário e, a partir das linguagens textuais e corporais, tenha um processo de associação concreto com as expressões faciais e reações dos personagens. 

 

Assim como The Walking Dead, Pokémon, The Begginer's Guide, World of Warcraft e jogos de RPG, são ótimos para quem já tem uma base de conhecimento no idioma e está buscando aperfeiçoar suas técnicas e ampliar seu vocabulário. Os diálogos desses jogos são mais complexos, porém contam com linguagem corporal e expressões faciais que ajudam no entendimento do contexto da cena. 

 

E aí, gostou das nossas dicas? Conhece outros jogos que auxiliam no aprendizado do inglês? Conta pra gente nos comentários! 

 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui