Aprender Inglês 25 de Janeiro de 2021

Inglês como língua base para intercâmbio acadêmico

O inglês pode ser uma excelente base para seu intercâmbio acadêmico

A língua inglesa é um dos idiomas mais falados hoje em dia, utilizada para comunicação entre empresas de todas as partes do mundo. Além disso, é o idioma escolhido para interação com outros países. 

Por isso, o idioma é capaz de mudar vidas, ampliando as possibilidades no mercado de trabalho e no meio acadêmico, sendo inclusive a língua base para diferentes intercâmbios acadêmicos em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Malta, África do Sul, Irlanda, entre outros. 

Pensando nesse cenário e na importância do inglês como base para intercâmbio, separamos algumas dicas para o dia a dia que podem te ajudar na hora de estudar inglês antes de fazer uma viagem acadêmica. 

Primeiramente, é importante dizer que para nós da TopWay, a melhor forma de ensinar e aprender inglês é utilizando a imersão, que é basicamente quando nos rodeamos diariamente de atividades que envolvam a língua, como se estivéssemos em contato direto com um país cujo idioma é a língua oficial. 

Isso é possível quando o aluno pode escolher entre alguns desses hábitos: 

1) Assistir séries e filmes em inglês

Se você gosta de assistir filmes e seriados, pode começar seu processo de imersão acostumando seu ouvido ao assistir os seus favoritos em inglês. Essas produções vão lhe ajudar a estimular sua escuta, a adquirir vocabulário e estudar através de um contexto específico. 

A nossa dica aqui é que você reassista filmes e séries que você já tenha assistido algumas vezes e saiba do que se tratam as cenas, assim, terá mais facilidade em assimilar o conteúdo exposto e o processo de aquisição de vocabulário será mais fácil. 

2) Ouvir músicas e podcasts 

Podcasts e músicas também são ótimos meios para aprender inglês e se manter imerso no idioma. São ótimas ferramentas para desenvolvimento da escuta e representam uma forma divertida e dinâmica de ter contato com o inglês e aprender o idioma. 

Isso porque a música é um incentivo à linguagem, auxilia na aquisição de vocabulário e nos ajuda a memorizar. 

Para aprender inglês com música, você só precisa: a) escolher músicas que você gosta, b) montar uma playlist com suas músicas favoritas, c) acompanhar a letra enquanto escuta, d) cantar junto como se estivesse em um karaokê. 

3) Mudar as configurações do smartphone 

Para se manter imerso na língua inglesa, você também pode mudar todas as configurações do seu smartphone (inclusive dos seus apps) para o idioma. Isso irá auxiliar no seu processo de se acostumar com a linguagem diretamente no inglês, e, consequentemente, irá estudar diariamente, mesmo sem perceber. 

Esse contato diário irá garantir que você assimile com mais facilidade o idioma e adquira um vocabulário mais amplo e com mais facilidade. 

4) Utilizar apps de conversação 

Apps de conversação também são uma ótima ideia para se manter imerso no idioma e adquirir uma base para intercâmbio acadêmico. Eles garantem que você entre em contato com outros falantes da língua - sejam eles nativos ou não - e se desenvolva com mais rapidez. 

Afinal, você irá aprender a falar, falando. E se estiver em contato com outras pessoas para desenvolver seu processo de aquisição da língua, irá treinar suas habilidades de fala e escuta com agilidade, prática e assiduidade. 

5) Deixar a tradução de lado

Lembre-se que, quando estiver em um intercâmbio acadêmico, toda a comunicação se dará através do inglês e muito provavelmente você não conseguirá utilizar a tradução para conversar com outras pessoas (principalmente porque muitos sentidos se perdem quando traduzimos uma frase de maneira automática ou literal). 

Por isso é importante que, mesmo estando no Brasil, você se mantenha imerso no idioma e tente - aos poucos - deixar a tradução de lado. E, quanto mais você se acostumar e se comunicar através do inglês, mais fácil será deixar de vez a tradução. 

Extra: Fazer um curso de inglês imersivo 

Um curso imersivo de inglês com certeza irá ajudar muito no seu processo de aquisição do inglês e busca por fluência no idioma. Através desse método você irá desenvolver suas habilidades comunicativas em muito menos tempo em comparação com outros métodos comuns. 

Então se você quiser aprender inglês como base para um intercâmbio acadêmico ou para viajar ao redor do mundo, aprender o idioma em uma metodologia imersiva pode ser a solução. Em outro conteúdo aqui no blog nós explicamos mais sobre esse método, você pode conferir em: 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui