Dicas

06 de Agosto de 2019

6 dicas de como se preparar para o TOEIC

Saiba como se preparar para o Test of English for International Communication

O Test of English for International Communication (TOEIC) é um dos exames mais conhecidos para comprovar o nível de proficiência em inglês em situações do dia a dia ou voltadas para o mercado de trabalho. Ele foi criado pelo Educational Testing Service (ETS), responsável por outro teste chamado Test of English as a Foreign Language (TOEFL), exame que tem como objetivo avaliar o potencial individual de falar e entender inglês em nível acadêmico. 

O TOEIC é solicitado por diversas empresas para determinar aumentos salariais e até promoções para cargos mais altos. É importante salientar que cada empresa, órgão ou universidade exige uma pontuação mínima para os candidatos. 
Para garantir sucesso no teste e garantir a certificação adequada, é preciso bastante dedicação e estudo. Pensando nisso, hoje nós separamos algumas dicas para você se preparar para o exame. Vamos dar uma olhada?

Primeiro você precisa saber que existem duas modalidades de teste TOEIC: uma que avalia as habilidades de listening e reading, e outra que avalia as habilidades de speaking e writing. A maioria das empresas costumam exigir somente a prova que contém listening e reading, já as faculdades e universidades costumam pedir o teste completo. Hoje nós vamos focar principalmente nas habilidades de  listening e reading.  

A parte de listening é composta por quatro partes e tem duração de 45 minutos: 

1) Fotografias (10 questões), onde você verá uma imagem e escutará 4 frases.
2) Pergunta - Resposta (30 questões), onde você escutará uma questão e depois três alternativas de resposta.
3) Diálogos Rápidos (30 questões), onde você escutará um diálogo entre duas pessoas e terá 3 perguntas referentes a cada diálogo.
4) Diálogos Curtos (30 questões), onde você escutará 10 diálogos com 3 questões cada.


Já a parte de reading é composta por três partes e tem duração de 75 minutos: 

1) Frases Incompletas (40 questões) envolvendo gramática.
2) Texto para completar (12 questões), trazendo a gramática inserida em um contexto.
3) Interpretações de textos (28 questões), trazendo  questões de interpretação de texto.
4) Interpretação de texto duplos (20 questões)

Um fato importante é que os testes tem um tempo determinado para serem realizados, portanto você precisa ter uma noção de quanto tempo demora para realizar cada questão e gerenciar bem o tempo para não se atrapalhar. 

Agora vamos ver algumas dicas de como se preparar: 

1) Estude palavras com sons parecidos

Existem pegadinhas usadas na parte de listening para ver se você está prestando atenção (e também para confundir um pouco as pessoas), usando palavras com sons parecidos mas com significados bem diferentes, como por exemplo: 

Beside (ao lado de) x Besides (além de) 
Feel (sentir) x Fell (passado de ‘cair’) x Fill (preencher) 
He’s (ele é/está) x His (dele) 

2) Estude as palavras que tem mais de um significado 

No inglês é bastante comum encontramos palavras que tenham múltiplos significados, o que pode confundir. Portanto, reforce bastante essas palavras e as estude em diferentes contextos. 

Ex: Close pode assumir o significado do verbo “fechar”, mas em outro contexto também pode significar “perto/próximo”. 
It's so cold! Please, close the window. / Está tão frio! Por favor, feche a janela.
Just like me, they long to be close to you. / Assim como eu, eles também desejam estar perto de você. 

Charge pode significar cobrança e também acusar. 

No charge is made for this service. / Nenhuma cobrança é feita para este serviço.

The police decided not to charge the suspect with any crime. / A polícia decidiu não acusar o suspeito de crime algum

Assim como match pode significar partida, fósforo ou combinar. 

The winner of the match will receive a trophy. / O vencedor da partida receberá um troféu. 

A match is very useful for lighting a fire. / Um fósforo é muito útil para acender uma fogueira. 

The black shoes matched his suit very well. / Os sapatos pretos combinaram muito bem com o terno dele. 
Viu só? As palavras podem confundir e por isso é muito importante que você preste atenção e aprimore suas habilidades de escuta (listening) antes do exame. E como fazer isso? Vamos ver na próxima dica. 

3) Aprimore suas habilidades de listening 

A língua ouvida é como um código que precisamos decodificar através da compreensão auditiva, e isso só é possível ao passo que tenhamos os ouvidos treinados. Ao ouvir coisas diferentes em contextos diferentes e com uma periodicidade cada vez mais acentuada, nos permitimos mergulhar num universo de diferentes sotaques que ampliam nossa percepção acerca do idioma.

E você pode fazer isso através de meios aos quais você se identifique e goste como músicas, filmes, séries, podcasts, etc. Se você optar por séries, basta que você escolha um episódio da sua série preferida, assista-o sem legendas e com áudio original, assista novamente o episódio e escolha uma cena para transcrever o áudio. 
Transcreva tudo que você conseguir do áudio sem auxílio de legendas, caso falte peças, volte e utilize legendas (em inglês); reproduza a cena repetindo as falas com a mesma entonação (se possível, grave-se); caso tenha se gravado, se escute! 

4) Estude gramática

A gramática te dá subsídio para reforçar todas as habilidades testadas durante o teste,  portanto, se você tiver um bom conhecimento gramatical, pode garantir uma boa pontuação na prova. Para isso você só precisa estudar bastante e ampliar seus conhecimentos gramaticais. Estude tempos verbais, classes de palavras, variações, pronomes, preposições, conjunções, advérbios, enfim… Tudo o que envolve o todo da gramática. 

5) Consuma conteúdos em contextos profissionais, como: 

Apresentação de um palestrante; anúncio de uma oferta; anúncio público; conversas sobre assuntos de trabalho; conversas entre colegas de trabalho; e-mails de trabalho falando de um projeto; e-mails sobre viagens de trabalho; envio de notas fiscais para pagamento, troca de mensagens sobre algum assunto de trabalho e assuntos relacionados a isso. 

Estar familiarizados com esse universo vai fazer muita diferença quando estiver realizando o teste! 

6) Por último, mas não menos importante, faça simulados do TOEIC 

Faça o máximo de simulados do TOEIC que você puder, quanto mais melhor. Assim você vai se ambientar com o formato da prova, aprender com seus erros, entender quais os tipos de questões que mais caem, assuntos mais comuns, se preparar para as pegadinhas e vai estar preparado para a pressão do tempo quando estiver realizando o teste para valer! Ou seja, só benefícios! 
E aí, o que achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários!