Sem Categoria

12 de Julho de 2018

Para que serve o certificado TOEIC?

Descubra neste artigo o que é necessário para conquistar um certificado da TOEIC

Em busca de padronizar a medição do nível de inglês, o certificado TOEIC (Test of English for Internacional Communication) é utilizado por empresas que querem verificar resultados de qualificação profissional, por exemplo, de cursos de inglês proporcionados aos colaboradores. Além disso, ele pode colaborar na seleção de novos funcionários.

Para obter o certificado TOEIC, você precisa fazer os testes aplicados por instituições autorizadas para tal. Essa é uma maneira de agregar valor ao seu currículo e potencializar as suas chances de conquistar uma vaga em uma multinacional.

Além disso, o teste também é requisito na pós-graduação da maioria das universidades nacionais e internacionais. Confira o post e saiba para que serve o certificado TOEIC!

 

Quais os benefícios de ter um certificado TOEIC?
O fato do TOEIC ser um certificado voltado para o meio corporativo faz dele uma exigência cada vez mais presente em processos seletivos de grandes organizações nacionais e internacionais. O teste vai avaliar duas habilidades em cada uma de suas versões:

·         TOEIC Listening & Reading: avalia a audição e a escrita.

·         TOEIC Speaking & Writing: avalia a fala e a escrita.

Lembrando que a validade dos testes de proficiência em língua estrangeira, geralmente, é de 2 anos, pois a linguagem permite que você aprimore suas habilidades, melhorando seu desempenho com o tempo.

 

Quais os assuntos mais abordados nos testes TOEIC?
O mercado de trabalho é o foco da certificação TOEIC, por isso, as questões são direcionadas a esse setor. Geralmente, são abordadas situações como: reuniões, viagens de negócios e conversas telefônicas.

O teste busca avaliar o uso do inglês em situações reais do dia a dia das organizações e os temas vão versar por áreas gerais do mundo dos negócios, tratando de assuntos como marketing, vendas, planejamento, contratos, negociações e outros que sejam pertinentes ao setor.

Além disso, podem aparecer questões sobre quesitos pessoais como: aposentadoria, promoção e anúncio de emprego. Temas gerais como viagens e comunicação no dia a dia também podem ser cobrados.

Como são divididas as questões da prova TOEIC Listening & Reading?
Com 200 questões de múltipla escolha, o teste que avalia Listening & Reading dura cerca de duas horas e meia contando com o tempo para as orientações do aplicador.

A pontuação pode variar entre 10 e 990 pontos, sendo as notas entre 905 e 990 o nível mais elevado (International Proficiency). As pontuações são separadas para o Listening e para o Reading e a soma das duas notas é o resultado final.

A primeira etapa da prova dura 45 minutos e as 100 questões de “Listening Comprehension” devem ser preenchidas. São 10 questões com fotografias, 30 questões de perguntas e respostas, 30 diálogos rápidos e 30 diálogos curtos.

Na segunda etapa, com duração de 75 minutos as “Reading Comprehension” trazem 40 questões de frases incompletas, 12 textos para completar, 29 questões de interpretação e 20 interpretações separadas em 2 questões para cada texto. Os resultados são enviados para o e-mail cadastrado na inscrição e enviados pelos Correios.

 

Como fazer um teste TOEIC Speaking & Writing?
Diferentemente da prova anterior, o certificado TOEIC Speaking & Writing vai avaliar, por meio de uma prova online, a fala e a escrita. São 19 questões dissertativas, sendo 11 de Speaking e 8 de Writing.

A primeira etapa tem duração de 20 minutos, e consiste em leitura de um texto em voz alta, descrição de uma fotografia, resposta para perguntas específicas, proposta de uma solução para um problema e exposição de uma opinião.

Na segunda etapa, a escrita será avaliada. Para isso, são disponibilizados 60 minutos e 8 questões que variam entre escrita de frases que definam fotografias, respostas para perguntas e um texto opinativo.

Neste teste, as pontuações têm critérios mais específicos, que você pode encontrar descritos no Handbook disponível no site oficial da certificação TOEIC.

 

Por que obter um certificado TOEIC?
Em um mercado cada vez mais competitivo, o inglês se torna requisito básico para o acesso e a permanência em grandes empresas. Essas exigem cada vez mais profissionais que demonstrem proficiência na língua, no intuito de quebrar as fronteiras do mundo dos negócios.

Se você gostou do post e quer falar inglês fluentemente, entre em contato com a gente e conheça nossos cursos!