Aprender Inglês

01 de Março de 2019

Reading - Desenvolva seu inglês com as melhores estratégias

Confira esse passo a passo rápido para melhorar sua leitura em inglês

Aprender uma nova língua exige tempo e dedicação. Porém, sabemos que nos tempos atuais o grande desafio é conseguir conciliar uma agenda cheia de compromissos com a missão de aprender inglês de forma rápida e eficaz. 

Pensando nisso, elaboramos umas dicas especiais para ajudar você a se cercar das melhores estratégias de desenvolvimento das habilidades comunicativas. Assim, você terá condições de acelerar seu aprendizado no idioma através de um processo naturalmente imersivo. 

A primeira habilidade que trabalharemos em nossa série de quatro dicas aqui no blog, será a da leitura, conhecido também como reading. Trata-se basicamente da nossa capacidade de nos desenvolvermos na aquisição do idioma através da leitura de textos, artigos, notícias em inglês.

Confere o nosso passo a passo para melhorar seu reading:

Leia o texto na íntegra
No primeiro momento que você tiver contato com o texto (aquela leitura dinâmica), você não deve se deter as palavras que não entende, lembre-se: o importante é compreender o contexto geral. 

Nesse sentido, seu nível de inglês não é um fator limitante, pois independente de você ser iniciante ou já ter uma compreensão maior do idioma o importante é conseguir extrair as ideias principais. Se você está iniciando seu estudo no inglês, temos uma ótima lista de livros em inglês para quem está começando.

Liste o vocabulário novo

Agora sim é a hora de dar atenção aquelas palavras que você não entendeu de primeira, elas irão "engrossar" seu vocabulário no idioma e isso permitirá que você amplie substancialmente seu conhecimento. Então, preste muita atenção e anote todas as palavras que você não entendeu ou nunca viu.

Procure definições em inglês

Ao invés de traduzir para o português, procure definições para as palavras listadas no próprio idioma de origem, esse será mais um gatilho para que você possa ampliar ainda mais o vocabulário. Você deve estar se perguntando como isso pode ser possível sem que seja necessário apelar para o google tradutor. A resposta é simples: dicionário. Há ótimos disponíveis online, como o Cambridge ou Oxford. Outra maneira simples de descobrir o significado é buscar no google imagens.

Faça associações

Após descobrir o significado da nova palavra, tente realizar associações com algo que você já tenha familiaridade. Algo que remeta a alguma lembrança: um momento, filme, série… Isso facilitará que você fixe o vocabulário aprendido e memorize-o.

Leia o texto novamente 

Por fim, é muito importante que após esse processo todo, você leia novamente o texto, agora já compreendendo o significado das palavras ou expressões que haviam ficado de fora na primeira leitura. 

Você perceberá que a segunda leitura dará um novo entendimento do texto, pois embora as ideias principais já tenham sido extraídas, ler com o amplo conhecimento trará novas percepções e uma maior riqueza de detalhes.

No geral, é interessante ir progredindo na leitura de acordo com o seu desenvolvimento, ou seja, buscar textos que se encaixem nas possibilidades de compreensão, avançar de textos curtos e simples a textos mais longos e complexos, aperfeiçoando o processo de aprendizagem de forma natural.

Gostou? Deixe seu comentário aqui abaixo! :)