Dicas 22 de Outubro de 2018

Livros em inglês: 4 dicas para começar o quanto antes!

Reunimos 4 dicas para ajudar a alavancar e otimizar sua leitura, inclusive com sugestões de livros que podem ajudá-lo nessa etapa inicial. Confira!

Aprender inglês representa muito mais do que apenas falar outro idioma. É a chance de expandir os horizontes, alavancar a sua carreira e estar apto a oportunidades, como viagens, intercâmbios e muito mais. Nesse processo de aprendizado, os livros em inglês desempenham um papel fundamental de aquisição de conhecimento, vocabulário e vivência da língua.

Por isso, reunimos 4 dicas para ajudar a alavancar e otimizar sua leitura, inclusive com sugestões de livros que podem ajudá-lo nessa etapa inicial. Confira!

1. Comece com livros em inglês menos complexos

Decidiu começar a ler livros em inglês? Então inicie com títulos menos complexos. A razão para isso é que obras com termos técnicos, linguajar rebuscado e conteúdos avançados — isto é, assuntos que você não domina — podem dificultar sua leitura e torná-la até mesmo entediante.Por isso, aposte em exemplares com menos páginas e palavras ou em autores conhecidos por ter uma escrita bastante dinâmica e simplificada. Alguns exemplos de livros para você começar são: The Wonderful Wizard of OzThe Little PrinceThe Old Man and the SeaPeter PanMarry Poppins e Woman in Black.

2. Evite traduzir o tempo inteiro

Essa é, certamente, uma das maiores dificuldades quando se lê livros em inglês. Isso porque, devido ao vocabulário pouco expandido, você automaticamente faz associações mentais das palavras aos seus respectivos significados em português.

Porém, é fundamental que você evite esse hábito e passe a assimilar o que cada termo representa dentro do inglês sem que para isso seja preciso um parâmetro na sua língua materna. Mas como fazer isso? Se essa é sua dúvida, saiba que há um método bastante simples. Trata-se de tornar as palavras pregnantes.Para isso, você aumenta sua exposição a elas. Ou seja, quanto mais você tem contato — e isso inclui também por meio do listening e do speaking — com esses vocábulos, mais você amplia seu entendimento do idioma e sua capacidade de se expressar e pensar em inglês.

3. Procure por temas do seu interesse

Outra dica importante é procurar por livros em inglês com temas do seu interesse. Afinal, ao se tratar de um conteúdo que desperta sua curiosidade e o motiva a saber mais a respeito, a leitura se torna mais fluida e você se acostuma com o uso de materiais em outro idioma na sua rotina.Pode ser, por exemplo, uma obra sobre alguma matéria da sua faculdade, um filme ou seriado que você assiste, um hobby (culinária, jogos de videogame etc.) ou mesmo um assunto da atualidade.

4. Faça da leitura um hábito

Por fim, é necessário que você faça da leitura um hábito no seu cotidiano. Isso significa, na prática, ler todos os dias, mesmo que seja apenas um capítulo ou um par de páginas do título de sua preferência.Afinal, quando você está começando, é comum ter dificuldades em estabelecer um ritmo de leitura, o que pode dificultar a compreensão e estimular o desinteresse em continuar. Por esse motivo, invista na frequência diária. Dessa forma, seu vocabulário vai ser ampliado e o ato de ler será cada vez menos maçante e complicado.Gostou das nossas dicas para ler livros em inglês? Então comece já a colocá-las em prática e tornar sua leitura muito mais fluida, fácil e prazerosa!

Aproveita e curte a nossa página no Facebook para conferir outras sugestões para melhorar seu aprendizado no idioma! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui