Aprender Inglês 5 de Setembro de 2023

Como aprender a ler em inglês: 7 técnicas infalíveis

Para melhorar suas habilidades no reading, você pode usar algumas técnicas matadoras que farão com que o aprendizado seja ainda mais rápido, como skimming e scanning. Saiba agora como aprender a ler em inglês da melhor forma possível!

Ler o que você gosta em voz alta e fazer anotações são algumas formas de aprender a ler em inglês. Essas técnicas, somadas à outras que você encontra neste artigo, farão com que seu aprendizado no reading seja ainda mais rápido, prático e efetivo.

Se você tem o sonho de morar fora, fazer um intercâmbio ou trabalhar no exterior, é bem possível que seja preciso mandar bem em um teste de proficiência em inglês, e um requisito obrigatório em todos eles é ter boa pontuação no reading, sabia?

Descubra agora tudo sobre como aprender a ler em inglês para que o mundo seja só um minúsculo grãozinho de areia e para que você possa visitar qualquer lugar dele sem se preocupar com o idioma! Aproveite e tire algumas dúvidas também. 🥰

Ler livros em inglês ajuda a aprender?

Sim! Não só ajuda, como aprender inglês lendo livros é essencial para melhorar todas as quatro habilidades do idioma – além do próprio reading, o speaking (falar), o listening (ouvir) e o writing (escrever). O aprendizado acontece de forma holística, então, é essencial desenvolver todas essas competências em conjunto.

Ao usar livros para aprender e treinar a leitura em inglês, você acaba conhecendo palavras novas, formas diferentes de construir uma frase e até mesmo termos e gírias que nem imaginava que existiam. É só sucesso!

Agora que já sabe o quão importante é praticar mergulhando em contos ou histórias, está na hora de ver algumas estratégias de leitura em inglês para garantir que vai aproveitar o aprendizado ao máximo e não ficar parecendo o meme do John Travolta perdidão no rolê. 

Elas valem para outros tipos de leituras também! Bora lá?

Como ler livros em inglês? 7 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Saber qual é o seu nível de inglês, praticar skimming e scanning, ler frases completas e em voz alta, fazer anotações, buscar por assuntos que você gosta e não se limitar a ler apenas livros são ótimas técnicas de leitura em inglês.

Muita coisa, né? Não se preocupe, porque você vai ver tudo isso em detalhes aqui embaixo!

1.  Saiba qual é o seu nível de inglês

Não adianta tentar ler artigos em inglês mega complicados se você ainda está aprendendo o verbo to be. Descubra o seu nível no idioma com alguns testes de nivelamento gratuitos disponíveis na internet e busque leituras que façam sentido para ele, principalmente se você for iniciante em ler inglês.

Apesar disso, também não é para se acomodar e ler só coisas mega fáceis.

Já está entendendo legal os conteúdos que está lendo? Tente buscar alguns textos um pouco mais difíceis para manter seu cérebro trabalhando nesse aprendizado, beleza? 

Um site bem legal que pode ajudar você na missão é o News in Levels! Nele, você escolhe uma notícia e pode alternar entre diferentes níveis de dificuldade, e cada um deles vai entregar, de bandeja, várias palavrinhas novas adequadas ao seu momento de aprendizagem.

2.  Use as técnicas de skimming e scanning

Estas duas técnicas são focadas em criar um processo mais prático e objetivo de leitura em inglês. Ambas são ótimas caso você não tenha muita prática ou possua dificuldades em ler nesse idioma.

O skimming consiste em olhar o texto apenas para buscar o assunto geral, sem se preocupar muito com os detalhes, buscando entender o contexto do que ele traz com a ajuda dos parágrafos introdutórios e conclusivos, além de outros aspectos, como imagens.

Já o scanning é uma técnica que, como o nome já diz, exigirá  que você “escaneie” o texto em uma primeira passada de olho para, só depois, ler com mais atenção e cuidado. Aproveite para tomar notas na segunda rodada de leitura, afinal, o conteúdo não vai mais parecer tão estranho assim! 

3.  Leia frases completas

Não tente traduzir palavra por palavra do texto que estiver lendo. A formação de frases em inglês é diferente do português e a tradução pode tornar as coisas bem confusas. Exemplo disso são os adjetivos, que aparecem sempre “ao contrário” e vêm antes do substantivo na construção da frase.

Busque entender a junção de todas as palavras para trazer sentido para o que está lendo, em vez de ficar atrás de descobrir os mil e um significados individuais de cada uma delas. Assim, fica até mais fácil e rápido o processo de leitura e você acaba conhecendo vários termos novos só pelo contexto.

4.  Faça anotações

Se mesmo lendo frases inteiras você sentir dificuldades com algumas palavras, não pare a leitura para pesquisar a tradução na mesma hora. Anote a dúvida em um caderninho junto com o número da página do livro ou o título da notícia para pesquisar tudo de uma vez depois. 

Além disso, dá para aproveitar e anotar também palavras novas que acabou descobrindo no processo, bem como outras formas de escrever frases que você não conhecia – para deixar tudo registrado e conferir sempre que precisar.

5.  Leia em voz alta

Ler em voz alta ajuda a prestar mais atenção no que está sendo lido e, de quebra, ainda permite que você pratique o seu speaking e treine a mente para pensar em inglês! Não precisa ter pressa, o importante é entender tudo.

Pode ser que as pessoas pensem que você enlouqueceu ao vê-lo(a) com um livro na mão falando umas palavras estranhas? Pode! Mesmo assim, vai nessa, porque o resultado vale a pena!

6.  Leia algo que você gosta

Pelo amor de God, não pegue um livro sobre a vida das tarântulas só para ter algo para ler em inglês: existem diversos conteúdos por aí sobre tudo quanto é tipo de assunto e, com certeza, algum deles vai instigar verdadeiramente o seu interesse.

Experimente histórias em quadrinhos, Harry Potter, Senhor dos Anéis, A Culpa é das Estrelas, Astrologia para Apressados, O Pequeno Príncipe ou até mesmo A Arte Zen do Peido – sério, esse livro existe mesmo.

7.  Não se limite a apenas livros

Livros são bons, mas existem outros textos em inglês para ler e praticar e, para além deles e das já mencionadas notícias e contos, você pode seguir páginas ou famosos nas redes sociais que postam conteúdo na língua do Tio Sam, ler e-books e até mesmo mudar o idioma do seu celular. Tudo ajuda a aprender a ler rapidinho!

Sabe aquele filme em que você adora assistir com legendas em português? Mude esses subtitles dele para inglês e alcance a meta de ouvir e ler no idioma ao mesmo tempo! É um super desafio, mas também é recompensador quando você passa a entender o que seu personagem predileto está dizendo.

Legal, agora que já conheceu essas dicas para se dar bem na leitura, deve estar pensando “Pô roxinha, mas quanto tempo leva para aprender a ler em inglês?”. Pois veja a resposta a seguir!

Quanto tempo leva para aprender a ler em inglês?

Isso vai depender do seu nível de inglês, da quantidade de tempo que você dedica para a leitura e de se usa qualquer uma das técnicas descritas neste artigo (quanto mais, melhor!). 

Para pessoas que praticamente nunca leram nada em português, o processo vai ser ainda mais difícil de fazer em inglês, sem dúvida, mas, de qualquer jeito, ler é mega importante, viu? Principalmente em outro idioma!

Só assim dá para conseguir entender melhor as formações das frases, conhecer as estruturas gramaticais da língua e aumentar ainda mais a proficiência.

E, mesmo que muita gente pense que a pressa é inimiga da perfeição, como especialista no assunto, a TopWay garante que você consegue acelerar um pouquinho o processo se decidir seguir também nas dicas no tópico abaixo! Elas vão ajudar você a se tornar o Flash da leitura.

Como ler em inglês mais rápido?

A prática leva à perfeição, então, quanto mais imerso e mais tempo dedicar à leitura em inglês, mais fácil ficará e mais rápido será esse processo para você. Perceba que “rápido”, aqui, não quer dizer, necessariamente, em menos tempo, viu?

Quer saber outra dica incrível para tornar esse processo ainda mais ágil? Faça um curso de inglês com metodologia imersiva! Nele, você não se distrai com qualquer informação em português e ainda conta com professores e colegas para trocar dicas e tirar dúvidas sempre que precisar. 🙌

So, is everything ready for you to start reading in English? Opa, já até começou a ler em inglês, hein! Diz aí, tudo pronto pra você começar a ler em inglês? Aproveita e depois manda uma mensagem lá no perfil @topwayschool no Instagram para mostrar o quanto você evoluiu – in English, all right?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui