Dicas 7 de Novembro de 2017

Saiba como melhorar nos exercícios de listening com 8 dicas

Se você quer descobrir mais e saber como melhorar nos exercícios de listening continue a leitura!

Listening ou a prática e capacidade de ouvir e compreender em inglês é um dos exercícios mais temidos entre os estudantes de idiomas. Isso porque muitos têm a expectativa de que ao escutar um diálogo, entenderão tudo logo de início. Porém, isso não é verdade!

Para deixar o ouvido afiado e progredir no entendimento, é preciso adotar novos hábitos e seguir algumas dicas. Se quer descobrir mais e saber como melhorar nos exercícios de listening, continue a leitura, você verá que pequenas atitudes podem trazer ótimos resultados. Confira!

 

1. Ouça músicas internacionais

Sabe aquelas músicas que você tanto gosta e sempre toca em todas as festinhas e eventos? Pois bem, elas podem ser ótimas aliadas na hora de melhorar o listening e melhorar a pronúncia com música. Ao ouvir atentamente as letras das músicas, dando destaque também para a pronúncia, você começa a treinar o ouvido.

Além disso, como as músicas mexem com nossos sentimentos e emoções, áreas do cérebro responsáveis pela memória são ativadas, fazendo com que você guarde com mais facilidade aquilo que está sendo ouvido, ajudando e muito no processo de aprendizagem do idioma.

 

2. Assista a filmes e séries em inglês

O mesmo vale para os filmes e séries. Ao assisti-los no idioma original, você também começa a adquirir novas habilidades em relação ao listening. O melhor de tudo, é que você aprimora seus conhecimentos nas mais diversas linguagens exibidas nas cenas.

Você pode aprender expressões comuns do dia a dia com uma série de comédia, se aprofundar em um assunto mais específico com as séries e filmes de advocacia, policial, medicina e similares, aprender termos relacionados à gastronomia assistindo a uma série culinária ou ainda ficar atualizado nas gírias com um filme de aventura.

 

3. Faça gravações de áudio

Outra maneira de ficar craque nos exercícios de listening é escutar a si mesmo. Essa atitude não só aguça o ouvido, mas também é tiro e queda para melhorar a pronúncia. O que você precisa fazer é escolher algum texto, um trecho de livro, notícia, poema ou até um pequeno conto, lê-lo e gravar a fala com o auxílio de um smartphone, por exemplo.

Depois é só escutar as gravações. Como você já tem conhecimento do assunto gravado, fica fácil assimilar o sentido do conteúdo do que está sendo ouvido. Se você é iniciante no estudo de idiomas, opte por textos mais simples, como os voltados para o público infanto-juvenil, se já está mais avançado, procure notícias e artigos de temas do seu gosto.

 

4. Passe por cima

Um obstáculo comum que pode acabar atrapalhando o sucesso da prática do listening é deixar que apenas uma única palavra ou expressão comprometa toda a compreensão do que está sendo ouvido. E para ultrapassá-lo é preciso passar por cima.

Se você interrompe o interlocutor perguntando o que significa tal termo ou foca somente nesse ponto, não se concentrando no resto, vocês perdem o raciocínio e tudo vai para o ralo. Dessa forma, mesmo que você não entenda uma palavrinha ou outra, continue atento ao que está sendo dito. No fim, você consegue ter uma ideia geral e captar a mensagem. Depois, é só checar a expressão da dúvida no dicionário.

 

5. Desafie-se

Para evoluir cada vez mais no seu aprendizado não adianta se acomodar com áudios simples em que os interlocutores falam lentamente e empregam um vocabulário comum. Isso pode até ser necessário no início, mas é preciso que você dê um passo além e sempre se desafie.

Procure escutar diálogos nativos, em que as falas são emitidas de forma natural (não tão lentas como as dos materiais didáticos). Procure canais de TV estrangeiros e tente acompanhar o que está sendo exibido. Converse com aquele estudante de intercâmbio que está na faculdade. Enfim, busque sempre crescer nos estudos.

 

6. Ouça podcasts

Os podcasts nada mais são do que uma maneira de transmitir na internet arquivos multimídia criados por seus próprios usuários. Nesses arquivos, cada pessoa disponibiliza o que quiser, como playlists musicais, opiniões sobre diversos assuntos ou comentários sobre tópicos mais importantes, como política e economia.

Ao escutar podcasts em inglês, você melhora e muito a fluência no idioma e também a capacidade de compreensão auditiva. Além de estar diante de um emissor que tem o inglês como língua materna, muitos deles tem seu conteúdo disponibilizado também em texto, assim você pode ouvir e acompanhar a transcrição ao mesmo tempo. Não é demais?

 

7. Aumente seu vocabulário

Você pode até se perguntar como aumentar o seu vocabulário está relacionado à melhoria no listening, mas por mais estranho que soe, ao adquirir novos termos e palavras, bem como suas variações em diferentes linguagens, você aumenta também sua capacidade de entendimento.

Por exemplo, a palavra "like" em inglês, comumentemente significa "gostar", mas ela também pode ser empregada como termo comparativo. Veja abaixo:

Do you like ice cream? — Você gosta de sorvete?

He is just like me. — Ele é como eu.

Ou seja, quanto maior for sua bagagem de expressões, termos e palavras, maior será a sua compreensão e evolução no listening.

 

8. Supere a timidez

Ao aprender uma nova língua é comum se sentir inseguro e tímido ao entrar em um diálogo com alguém, isso faz parte do processo de aprendizagem. No entanto, é preciso superar essas inseguranças para se tornar cada vez mais fluente.

Ao fazer uma viagem internacional, intercâmbio ou conhecer algum estrangeiro, não tenha receio. Se não entender o que está sendo falado após algumas tentativas, peça para o interlocutor repetir com mais calma ou ainda explicar o que quer dizer determinada expressão. Conforme você ganha mais confiança na língua, vai também perdendo a timidez.

 

Seguindo essas e outras dicas de como melhorar nos exercícios de listening aliando-as ao esforço, dedicação e muita disciplina, você consegue dar um grande salto rumo à proficiência na língua. O importante é ter paciência e não desistir, afinal, ninguém aprende do dia para a noite!

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Se gostou e quer ficar antenado em mais conteúdos, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e Twitter e se inscreva no nosso canal do YouTube!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui