Intercâmbio

4 de Abril de 2022

Intercâmbio Au Pair: o que é e como participar

Descubra como participar do programa Au Pair e saiba tudo o que este modelo de intercâmbio tem para oferecer.

Se você pretende fazer intercâmbio para aprimorar os conhecimentos da língua inglesa, mas o orçamento está meio baixo e você precisa economizar, precisa conhecer o programa Au Pair, que é de longe a melhor maneira de viver, trabalhar e estudar no exterior para quem pretende economizar no idioma. 

Neste artigo, vamos apresentar o programa de intercâmbio perfeito para pessoas na mesma situação que você: o programa Au Pair.
 

O que é o programa Au Pair?

Trata-se de uma oportunidade de passar um ano nos Estados Unidos (ou em países da Europa como Alemanha e França) vivendo em uma casa de família local, onde você trabalha como babá, cuidando das crianças da casa e auxiliando em tarefas relacionadas a elas.

Esse trabalho é remunerado e é voltado geralmente para mulheres que tenham entre 18 e 26 anos de idade.
 

Como participar de um intercâmbio como esse?
 

A pessoa que pretende participar do programa precisa contratar uma agência que ofereça essa categoria de intercâmbio. A agência é que vai auxiliar em todo o processo de preparação para a viagem. 

Além disso, depois de tudo pronto (e antes do embarque), a intercambista é apresentada para várias famílias para que seja feita uma entrevista de seleção. 

Quais são os pré-requisitos para participar do programa? 

 Bom, para participar é necessário dominar a língua inglesa ao ponto de conseguir se comunicar bem com a host family. Sendo assim, durante o processo de seleção é feito uma espécie de teste de proficiência com as candidatas. 

Também é necessário não ter filhos, ter concluído o Ensino Médio, ter carteira de habilitação, ter disponibilidade de realizar o programa durante um ano, ter experiência com crianças e, como mencionamos antes, ser mulher e ter entre 18 e 26 anos (com exceção de algumas agências que também aceitam homens para o programa).
 

Quais são as responsabilidades exigidas em um programa Au Pair? 

Bom, as responsabilidades e a rotina de uma Au Pair são puxadas. Você precisa trabalhar 45 horas semanais, o que dá menos de 10 horas por dia, e cuidar de tudo o que esteja relacionado aos cuidados das crianças da casa como: 

  • brincar;

  • levar e buscar na escola e em outras atividades;

  • preparar as refeições;

  • manter as crianças e seus quartos arrumados e limpos; 

  • lavar e passar as roupas das crianças;

  • ajudar com a lição de casa; e

  • colocá-las para dormir.

Uma Au Pair não precisa cozinhar para toda a família ou limpar cômodos que não sejam o quarto das crianças ou seu próprio quarto, nem devem cuidar de animais de estimação ou realizar qualquer atividade que não seja ligada às crianças e ao bem-estar das mesmas.

Quais são os benefícios do Au Pair e o que está incluso? 

Dentro do preço do programa, está a passagem aérea de ida (a de volta fica incluída se você cumprir os 12 meses de programa), hospedagem na casa da família com quarto individual, além de alimentação e um seguro internacional de saúde e assistência de viagem. 

Quais são os prós e contras do programa Au Pair? 

Agora você já sabe que esse é com certeza o melhor programa de intercâmbio para quem planeja estudar no exterior (principalmente nos Estados Unidos) enquanto economiza e faz uma grana, mas também existem mais alguns prós e alguns contras. Veja a seguir!

Um pró muito importante do programa Au Pair é a imersão cultural que a intercambista recebe estando em uma casa de nativos da língua inglesa, convivendo 24h por dia com nativos da língua. Isso faz com que o aprendizado da língua inglesa atinja outros patamares e cresça constantemente.

Infelizmente, entre os contras do programa está o fato de que a seleção das vagas para Au Pair são geralmente bastante rigorosas e é preciso trabalhar bastante para dar conta de todas as responsabilidades com as crianças, o que pode tornar difícil conseguir estudar o que você pretende aprender durante o período no país escolhido. 

Mas, apesar de muitas vezes ser bastante cansativo, no fim das contas vale a pena. Quer saber mais? Confira algumas dicas para um futuro participante do programa Au Pair. E não esqueça de nos contar nos comentários o que você achou deste conteúdo.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui