Intercâmbio 3 de Junho de 2022

Como funciona o intercâmbio de idiomas?

Seja para aprender inglês do zero ou apenas melhorar o nível de fluência que você já tem no idioma, fazer intercâmbio é uma das melhores formas de aprender uma nova língua. Confira tudo o que você precisa saber para estudar fora neste artigo.

O intercâmbio representa uma chance de conhecer um novo idioma, um novo país, cultura, fazer amigos, adquirir experiência de vida e descobrir habilidades que você não imaginava que tinha.

Para você que já ouviu falar desse tipo de experiência mas não sabe exatamente o que ela envolve, nós separamos algumas informações que vão motivá-lo a já começar a escolher o seu destino e guardar dinheiro para essa aventura, não importa o seu nível de inglês.

1. O que é um intercâmbio?
É quando você faz uma viagem para um outro país com o objetivo de fazer uma troca de experiências. O objetivo é conhecer uma cultura entrando em contato com pessoas de outros lugares do mundo. 

Atualmente, existem diferentes modalidades: estudo e trabalho, programas para adolescentes, para maiores de 50 anos e intercâmbio de idiomas. É dessa última modalidade que nós vamos falar hoje.

2. Como funciona um intercâmbio de idiomas?
Esse é um dos tipos de programa mais procurados por intercambistas de todo o mundo. É quando pessoas procuram por algum curso de idioma no exterior, como o inglês, por exemplo. 

Os cursos costumam ter duração mínima de duas semanas e estão disponíveis nos mais diversos países ao redor do mundo. Alunos a partir de 17 anos podem se inscrever e não existe uma idade limite para participar. Viu só? Seus avós podem entrar nessa também!

E o melhor de tudo: além de ensinar o idioma, geralmente as escolas organizam atividades fora da sala de aula, como excursões a pontos turísticos, o que é uma ótima opção para você se inserir não só na língua, mas também na cultura do local. Sem falar que você entra em contato com outras pessoas, socializa e pratica bastante. 

3. Quais são os tipos de acomodação? 

Em um intercâmbio de idiomas, os tipos de acomodação podem variar dependendo da agência de intercâmbio que você contrata, seu tipo de curso e até mesmo dependendo da duração escolhida da viagem. 

Geralmente, o intercambista pode escolher entre:

  • casas de família;

  • residência estudantil;

  • apartamento individual; ou 

  • acomodações compartilhadas com outros intercambistas. 

Seja qual for a opção que você escolher, ela vai garantir muita oportunidade de conhecer pessoas novas e praticar a língua.

4.  Qual idioma estudar?
Existem várias opções de idiomas para escolher se o seu objetivo é apenas viajar com o bônus de aprender alguma língua. Mas, se você é uma pessoa focada que quer aproveitar ao máximo esse investimento, não tenha dúvida: o inglês é certamente a língua mais importante para você dominar.

Não é por nada que cursos dessa língua no exterior são os mais procurados dentre os intercambistas, muito porque aprender esse idioma tem sido quase que um pré-requisito para o mundo globalizado em que vivemos, seja no mundo acadêmico ou para ajudar você a se posicionar no mercado de trabalho.

Se esse é o seu caso, as suas opções de destino são diversas! Você pode escolher estudar nos Estados Unidos, ou buscar opções mais em conta (e lindas!) como África do Sul e Malta.

Além disso, escolas no exterior oferecem uma diversidade de modelos de curso que dificilmente encontramos em outras línguas, como cursos focados em áreas específicas como culinária, moda, empreendedorismo, cinema, entre tantos outros.

5. O intercâmbio é a melhor forma de aprender inglês?
Sim e não. O que o intercâmbio oferece é aquilo que consideramos o mais importante não só para aprender inglês mais rápido, mas para aprender o idioma na sua forma mais real: estar completamente imerso no idioma. 

Ou seja, quando você está imerso na língua, você passa 24 horas por dia se comunicando através do idioma, conhecendo pessoas que falam a língua e passando por situações em que você precisa perder o medo de falar inglês em público - o que é fundamental para um estudante brasileiro da língua inglesa.

Mas um intercâmbio não é a única forma de estar imerso na língua. Sabia que existe uma forma de trazer o ambiente imersivo das escolas de intercâmbio para pertinho de você, e com um valor muito mais em conta do que uma viagem internacional? Existem escolas que oferecem um curso de inglês em menor tempo e com ambiente totalmente imersivo!

Já pensou em entrar no local e já ser recebido por um recepcionista falando em inglês? Parece desesperador, mas não é! Na TopWay, por exemplo, toda a equipe é treinada para receber novos alunos de forma acolhedora e sem intimidar com o uso da língua, que acaba sendo aprendida muito mais rápido pelo fato de o aluno estar em um ambiente imersivo, bem como acontece no intercâmbio!

E aí, ficou com gostinho de quero mais? Então, chegou a hora de começar a economizar para o seu intercâmbio ou investir em um ensino de língua inglesa que dê resultado. Seja qual for a sua escolha, conta para a gente o que você achou! Vamos adorar conversar com você.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui