Dicas 22 de Fevereiro de 2023

Como escrever uma cover letter perfeita e se destacar

Afinal, o que é e como escrever uma cover letter? A gente conta! Veja erros e acertos de quem faz esse tipo de carta de apresentação para se candidatar a vagas em empresas e já salve um modelo!

Para conseguir uma vaga em empresas de outros países – mesmo que você vá trabalhar aqui no Brasil – ou em companhias lá no exterior, não basta só ter o currículo perfeito! Muitas organizações exigem de seus candidatos a chamada "cover letter" ou carta de apresentação.

Você deve escrevê-la praticamente como escreveria qualquer outra carta em termos de estrutura e formato, mas seu conteúdo precisa ser muito bem pensado e incluir uma explicação de por que você se considera a pessoa ideal para vaga, além de razões pelas quais você acredita se encaixar na empresa.

De acordo com a Harvard Business Review, estima-se que uma a cada duas cartas de apresentação sejam lidas por quem contrata. Isso representa, pelo menos, 50% de chance de você seguir para a próxima etapa da seleção se acertar naquilo que vai escrever.

Leia mais e descubra tudo o que é necessário para uma cover letter perfeita.

O que é cover letter?

A cover letter – ou carta de apresentação – é uma carta de uma página enviada por quem se candidata a um emprego junto com o seu currículo para a seleção para uma vaga.

Ela não é exigida por todas as empresas aqui no Brasil, mas é bem comum em muitas companhias multinacionais e em quase 100% de organizações fora do país.

Especialistas dizem que a cover letter serve para atrair a atenção do departamento de Recursos Humanos e de lideranças responsáveis pelas contratações e a carta pode mesmo ser um diferencial quando bem escrita.

O que incluir em uma cover letter?

Em poucas palavras, a cover letter precisa trazer mais detalhes sobre quem se candidata, qual a trajetória que teve no mercado até o momento e os motivos pelos quais essa pessoa acredita ser ideal para a vaga e a empresa.

Quem contrata quer saber conhecer a trajetória profissional dos candidatos e entender o quanto eles estão alinhados tanto com as funções propostas para aquele cargo quanto com os valores e as visões da organização.

E atenção: quando falamos ali em cima sobre "poucas palavras", estamos falando sério, viu? Literalmente, mesmo!

Qual tamanho precisa ter uma cover letter?

Todo o conteúdo da sua cover letter precisa caber em uma página de um documento de word, configurado com uma letra nem tão pequena e nem tão grande, a mais formal e simples possível, sem muitas cores ou sublinhados, negritos e itálicos.

É recomendado que a carta tenha entre 250 e 400 palavras, então, comece escrevendo tudo o que quer passar na mensagem e depois vá exercitando o seu poder de enxugar o que for possível.

Como escrever uma cover letter?

Podemos dividir a redação de uma cover letter em quatro etapas: cabeçalho e cumprimento, introdução, explicações e conclusão.

1.  Cabeçalho e saudação

Comece trazendo o seu nome completo, endereço de e-mail e número de telefone. Adicione ao cabeçalho também a cidade de onde você escreve, o dia do envio da carta por extenso e o nome da pessoa que receberá o envio e/ou da empresa.

[seu nome]

1001 Paulista Avenue, São Paulo, Brazil

[seus dados]

May 30th, 2023

[nome e dados de quem vai receber]

Se você souber exatamente quem vai ler a carta, não hesite em endereçá-la para esse(a) responsável pela contratação – isso mostra que você escreveu o conteúdo de forma personalizada, única e exclusivamente para aquela seleção.

Experimente cumprimentos do tipo:

  • dear, [nome da pessoa];
  • dear recruiters of [nome do departamento que procura o candidato]; ou
  • to whom it may concern, que significa "a quem interessar possa", na tradução literal.

Em seguida, comece a jogar o seu charme.

2.  Introdução

Aqui, você vai falar um pouco mais da sua trajetória profissional e destacar as suas principais conquistas (duas ou três são suficientes), pensando em prender a atenção de quem lê a sua carta.

Trate, por exemplo, de como você gostaria de ajudar a empresa a conseguir algum diferencial no mercado, de onde você trabalhou recentemente e do que você fez durante esse período na outra companhia, de um voluntariado que tenha relação com a vaga ou algo assim.

Lembre-se de que, se você não conseguir captar essa atenção, provavelmente a carta será descartada imediatamente. Pegou o trocadilho?

3.  Explicações

Uma vez tendo o leitor imerso na sua cover letter, explique por que você é a pessoa perfeita para a vaga e, mais do que isso, perfeita para fazer parte daquele time e daquela empresa, em específico.

Cite habilidades que façam sentido para as funções que você vai exercer se for contratado(a) e mostre que você conhece as visões e os valores da organização e concorda com eles. Deixe o RH saber que a cultura organizacional da empresa faz sentido para você.

Substitua "quero trabalhar com vocês por causa da preocupação com a inovação" por "me sentiria honrado(a) por atuar no setor [nome do setor], principalmente sabendo que esse departamento foi responsável por desenvolver [nome de soluções ou produtos específicos da empresa]".

I wish to be part of the TopWay team because of the exclusive teaching method that only this English school has to offer and I think it will help me grow as a professional. Also, I want to work closely with the one and only app around Brazil that has activities and other functionalities directly related to the classes.

Seja o menos "geralzão" possível e aposte nos detalhes.

4.  Conclusão

Aproveite o parágrafo final para amarrar todos os pontos e acrescentar mais alguma coisa que queira dizer.

Agradeça o tempo despendido por quem leu o texto e termine com um convite ou uma chamada para a ação tipo "adoraria conversar pessoalmente sobre a possibilidade de me tornar parte da equipe".

Encerre a carta e/ou finalize o e-mail de maneira formal, usando expressões como  "atenciosamente", "sinceramente" etc. Insira seu nome e deixe um espaço para a assinatura também.

Yours sincerely,

––––––––––––––––––– [espaço para assinatura]

Revise o conteúdo várias vezes para ter certeza de que não deixou passar nenhum errinho e, se tiver tempo, deixe até a carta "respirando" por um tempo antes de fazer a releitura final e enviar. Alguns deslizes comuns prejudicam muito candidato por aí!

Erros comuns em cover letters

Os principais deslizes cometidos por quem escreve uma cover letter estão relacionados a exageros ou problemas com o vocabulário. Fizemos um checklist de erros comuns para você ter certeza de que conseguiu fugir desses BOs. Dá uma olhada.

  • Parágrafo introdutório não chamar a atenção do leitor.
  • Texto não transmitir a impressão de que você é a pessoa certa para a vaga.
  • Não convencer de que você realmente gosta daquela empresa e quer fazer parte dela.
  • Esquecer de deixar claras suas ambições para o futuro.
  • Finalizar a carta de maneira informal.
  • Não fazer nenhum tipo de chamada para a ação por parte de quem lê.
  • Não caprichar no vocabulário.
  • Tentar ser engraçadinho demais ou exagerar nos relatos.
  • Não transmitir entusiasmo verdadeiro.
  • Deixar de lado a importância de ser profissional e de demonstrar maturidade na redação.
  • Jogar o texto no tradutor para passá-lo pro inglês.

Dica: vá na contramão de tudo isso e você estará no caminho certo – quase como dirigir em Londres!

Tem mais de uma vaga que é a sua cara e pede cartas de apresentação? De jeito maneira envie a mesma letter para as duas possibilidades. Adapte o seu texto!

Como adaptar a cover letter para cada vaga?

A adaptação da cover letter de acordo com a vaga é muito simples: pesquise detalhes das expertises que procuram nos candidatos e descubra, se possível, o nome dos responsáveis por analisar as candidaturas. Talvez indo atrás de mais informações no LinkedIn.

Use essas "palavras-chave" na construção do seu texto.

Opte por trazer argumentos que deixem bem claro ao contratante que você realmente sabe do que se trata a oportunidade e tente ser menos genérico(a), falando só de coisas que você encontra sobre a empresa – no geral – buscando o seu nome no Google.

Destaque suas qualificações. Isso é imprescindível! Só que as qualificações importantes para a vaga "X" podem não ser tão importantes para a vaga "Y" e vice-versa.

Cabe a você definir a ordem das prioridades para adequá-las da melhor forma.

Como destacar qualificações na cover letter?

O destaque das qualificações pode acontecer brevemente na introdução da sua carta ou naquele pedaço em que você vai transmitir explicações do porquê é "digno(a)" da oportunidade.

Nessa segunda situação, talvez até fique legal usar bullet points.

  •  strong performance-driven approach on sales team;
  •  ability to work from anywhere achieving all the goals;
  •  experience in using softwares and applications (JavaScript, HTML and Frameworks).

Sem segredo, né?

Em todo caso, para ficar mais fácil exemplificar, trouxemos um modelo completo de uma cover letter em inglês corporativo. Antes de ir, salve para quando precisar.

Modelo de cover letter

No modelo a seguir, Fátima se candidata para uma vaga de assistente de gerência na empresa YZ. Como ela não sabe o nome da pessoa responsável pela seleção, usa uma saudação formal, mas sem menção direta a ninguém.

To whom it may concern,

I'm writing this letter to apply for the Assistant Manager position the YZ Company advertised through LinkedIn. I believe my previous experience organizing and planning daily activities, my ability to lead different teams inside different companies and my strong communication skills make me the right candidate for the position you're offering.

I studied leadership at an International UK University and non-violent communication at the Voice Institute. I also have the certificate to use Microsoft Office and Google Tools.

I could start at any day or talk about freelancing too. I feel ready to share YZ values and be part of a company that prioritizes well-being, respect and ESG through its projects and cultural organization.

Hope we can meet and speak in person soon. Thank you for your time.

Yours sincerely,

–––––––––––––––––––––

Fátima Ferreira

Agora, é hora de enviar!

Como enviar uma cover letter?

Certifique-se de que todos os dados do destinatário estejam corretos, confirme o título da vaga e o assunto do e-mail, se esse for o seu canal de envio, não esqueça de anexar nenhum documento e avise em algum lugar da carta que você está mandando anexos. Então, envie!

Last, but not the least, evite ao máximo escrever sua cover letter à mão e cuidado com os erros gramaticais.

Imagina só se candidatar para uma vaga que exige falar o idioma fluentemente e fazer logo o primeiro contato se comunicando do jeito errado ou dando um CTRL C + CTRL V do tradutor da internet?

Peça a opinião de alguém de confiança, converse com o professor da sua escola de inglês e pergunte se ele pode dar a última lida, busque o socorro de algum falante nativo que você conheça. Aí, é só começar a torcer.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui