Dicas 1 de Abril de 2020

Saiba como criar um bom currículo em inglês

Aprenda a montar um bom currículo em inglês


Um bom currículo é fundamental para quem quer se manter interessante para os recrutadores no mercado de trabalho. É o que faz com que as empresas prestem atenção em suas qualidades e o chamem para uma entrevista, para ter certeza de que você é perfeito, ou não, para o cargo. 

Se você pretende buscar uma vaga de emprego no exterior ou até mesmo em uma multinacional no Brasil que fecha negociações com empresas de outros países ao redor do mundo, saber inglês e ter um bom currículo em inglês é fundamental para se destacar. 

‘Mas, por que o inglês e não outro idioma?’ A resposta para essa pergunta é bem simples. O inglês é a língua do mundo corporativo. Falado como primeira língua em mais de  50 países e por milhões de pessoas nos mais variados cantos do mundo, o inglês é considerado um idioma universal. 

Além disso, o idioma está atrelado ao sucesso no mercado de trabalho muito antes da tecnologia aproximar as pessoas de todos os lugares do mundo. Sim. Isso mesmo. Saber inglês é sinônimo de novas oportunidades no mercado de trabalho e há um tempo tem deixado de ser algo desejável e passando a ser uma exigência básica para o profissional brasileiro. 

Bom, você já deve ter percebido que não tem jeito, né? Se você quiser cargos e salários melhores, provavelmente terá que fazer um bom curso de inglês e dominar o idioma de uma vez por todas. Mas, hoje nós queremos começar com algo leve: algumas dicas de como criar um bom currículo em inglês. Que tal? 

Antes de vermos as dicas, é bom que você tenha sempre em mente a importância de manter seu currículo em inglês atualizado, mesmo que não esteja buscando uma vaga de emprego no momento. Nós nunca sabemos quando irá surgir uma oportunidade melhor no Brasil ou no exterior. 

Siga o formato de currículos do mundo corporativo, não ultrapassando duas folhas e sempre utilizando fontes comuns e usuais, como Arial ou Times New Roman (nada de Comic Sans, viu?), com tamanho mínimo 10. Confira agora um passo a passo:


- Personal information / Dados pessoais (personal details, personal profile) 

Neste campo você inclui apenas o essencial. Não há necessidade de informar estado civil, filiação, documentos ou religião. Apenas o necessário:  

Full name / Nome completo 
Address / Endereço 
Phone / Telefone
Mobile / Celular 


- Objective / Objetivo 

Hora de descrever seus objetivos de forma clara, direta e objetiva em uma ou duas frases. Precisa ser algo simples, mas que consiga refletir de forma breve suas qualidades e expertise. Você pode adaptar essa parte do currículo de acordo com cada vaga para a qual você está se candidatando. 

- Qualifications, Education ou Educational Background / Formação acadêmica 

Chegou a hora de você mostrar sua formação acadêmica, todos os cursos que você já fez e que podem agregar valor para a vaga que você está concorrendo. Nesta parte do currículo você também pode indicar em quais idiomas tem fluência ou qual o seu nível de conhecimento. 


- Professional Experience ou Positions Held / Experiências profissionais

Área reservada para você falar sobre suas experiências profissionais. Com dados das empresas em que trabalhou, quais foram atividades realizadas e os seus resultados obtidos. Se você tiver dados concretos sobre a mudança que seu cargo trouxe para a empresa, é o momento de mostrar. Portanto, pense: Como você fez a diferença? Que metas atingiu? Que projetos criou? Tudo isso você pode colocar para agregar valor a seu currículo. 


- Language Skills / Competências, habilidades linguísticas 

Se você preferir não falar sobre suas habilidades linguísticas no tópico de formação acadêmica, pode utilizar essa área de Language Skills para falar sobre os idiomas que você tem domínio. Mas, lembre-se: não minta nesta parte. É fundamental ser completamente franco em seu currículo, principalmente no que diz respeito à fluência diferentes em idiomas. 


Agora, vamos ver algumas dicas de coisas que você deve ou não fazer em seu currículo em inglês:  


1) Nunca use tradutor online ou automático 

Se você ainda não for fluente no inglês ou não dominar o idioma, contrate um profissional para fazer a tradução do seu currículo. Nunca use tradutores online, pois eles não servem para esse propósito. Isso porque alguns fazem traduções literais. Além disso, não cometa o erro de usar palavras parecidas com o português porque a chance do significado ser totalmente diferente é grande. 


2) Preste atenção na ordem das palavras nas frases 

Sempre tenha cuidado com a ordem das palavras nas frases em inglês. Sempre opte pela objetividade e simplicidade quando fizer uma construção frasal. Isso vale tanto para o seu currículo, quanto para a sua comunicação profissional e pessoal. 


3) Tenha cuidado com o corretor ortográfico 
 

Como dissemos anteriormente, algumas palavras em inglês tem uma grafia muito parecida com as palavras em português e isso pode causar confusões. Se você estiver em dúvida sobre a ortografia de algumas palavras, você pode consultar alguns dicionários online seguros para conferir a ortografia correta. 


4) Conheça o vocabulário básico de um currículo em inglês: 

 

Alguns termos e palavras são recorrentes em currículos por aí. Veja algumas palavras bem comuns em currículos em inglês.

 

Applicant / Candidato 
Briefly / Resumidamente, brevemente  
Career / Carreira 
Characteristics, features / Características 
Cover letter / Carta de apresentação 
Competences / Competências 
Current, present / Atual 
Graduate student / Aluno de pós-graduação
Goals / Metas 
Intern, trainee / Estagiário 
Internship / Estágio 
Position / Cargo
Present job / Emprego atual 
Skills, abilities / Habilidades 
Strengths / Pontos fortes 
Undergraduate student / Aluno de graduação 
To apply for a job, to apply for an opening / Candidatar-se a uma vaga
To carry out, to perform / Realizar
To be responsible for / Ser responsável por 
To make a decision / Tomar uma decisão   

E aí, o que você achou deste conteúdo? 

Ficou ansioso para aprender inglês e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho? Procure a unidade TopWay mais próxima de você. 


A TopWay oferece uma metodologia imersiva, onde os alunos interagem com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora.  


 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui