Como achar o curso ideal de pós-graduação no exterior?

Como achar o curso ideal de pós-graduação no exterior?

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação no exterior, seja stricto sensu (mestrado ou doutorado), seja lato sensu (especialização ou MBA), lembre-se que será necessária muita pesquisa antes de tomar a decisão final.

Por TopWay English School 06/11/2018 Notícias Viagens e Línguas

Conhecer bem as opções de universidades, as condições para você concorrer nos processos seletivos e as possibilidades de bolsas de estudos são dicas básicas para quem quer estudar no exterior e abrir os horizontes de sua carreira.
Não caia em furadas! Continue a leitura e fique por dentro de como essas dicas te ajudarão a encontrar o curso ideal de pós-graduação fora do país. Além disso, separamos, neste post, os destinos mais procurados em terras estrangeiras. Confira!

Pesquise as opções de pós-graduação no exterior
Para as suas buscas, você deve considerar as perspectivas em relação a sua profissão. Assim, para seguir a carreira acadêmica, os cursos de stricto sensu são ideais, mas para o mercado de trabalho, a opção pode ser os cursos de lato sensu.
Além disso, nunca deixe de pesquisar a qualidade do ensino das universidades pretendidas. Verifique se os alunos estrangeiros são bem recebidos e analise as possibilidades de empregabilidade após e/ou durante os estudos.

Entenda o processo seletivo das instituições
As universidades estrangeiras são conhecidas por seus processos seletivos minuciosos. Para a maioria delas, geralmente, as exigências se resumem em cartas de recomendação, histórico escolar e um currículo vitae ou lattes.
Mas, até mesmo redações de temas específicos e/ou sobre sua vida acadêmica/profissional poderão ser solicitadas. Então, antes de fazer sua inscrição final, não se esqueça de ler atentamente o edital.

Verifique as possibilidades de bolsas de estudos
Por muitas vezes, arcar com os gastos de uma viagem de estudos é um empecilho enfrentado por quem opta por fazer uma pós-graduação no exterior. Existem países que oferecem o ensino gratuito, como a Alemanha, a França e a Suécia, em que você terá que lidar apenas com os gastos de moradia e alimentação.
Contudo, existem instituições, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) e outras fundações, que oferecem ajuda financeira para quem quer dar um boom no currículo.

Faça os testes de idiomas exigidos
Quase todas as universidades no exterior exigem resultados de testes de proficiência reconhecidos mundialmente, como o TOEIC (Test of English for Internacional Communication) ou o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
Esses tipos de testes também são solicitados em programas de mestrado e doutorado aqui no Brasil. Mais uma vez, consulte o edital e verifique quais são os testes requeridos em cada uma das suas opções.

Escolha o destino que seja a sua cara
Para te ajudar a escolher um país e, consequentemente, uma universidade mais a sua cara, veja os destinos mais procurados pelas pessoas que estudam fora do Brasil:

  • Austrália: o país oferece diversificadas opções de bolsas para quem precisa de um apoio financeiro para a pós-graduação.
  • Canadá: são inúmeras as oportunidades de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros no norte das américas.
  • Estados Unidos: para todos os tipos de áreas, a organização Fullbright oferece a oportunidade de você estudar com bolsa na terra do tio Sam.
  • Nova Zelândia: programas do próprio país oferecem bolsas para brasileiros que optam por mestrado e doutorado no setor da agricultura e de energia renovável.
  • Reino Unido: com muitas ofertas de bolsas, você poderá escolher entre renomadas universidades, como, por exemplo, Oxford e Cambridge.

Com essas dicas, com certeza você não terá problemas na hora de definir qual será a sua pós-graduação no exterior. O mais importante disso tudo é que você decida pela opção onde se sentirá bem e confortável. Por isso, é tão importante aprender inglês, já que, em qualquer lugar você conseguirá se virar com o idioma mais falado mundo afora.
Já pensou em fazer uma pós-graduação no exterior? Conte para a gente nas nossas redes sociais como essas dicas te ajudarão na sua escolha!

Receba nosso conteúdo em primeira mão, acompanhe nossa news!

INICIAR CHAT