Business 3 de Setembro de 2020

Capital humano: o que é e qual a importância

Saiba mais sobre o capital humano dentro das empresas

Além de acompanhar o andamento dos processos financeiros, administrativos e de vendas, um gestor também precisa verificar como está o desenvolvimento de suas equipes. Isso porque empresas não são formadas apenas pelo capital financeiro e material, mas também pelo capital humano. 

Pensando nisso, nós trouxemos um conteúdo especial sobre a importância do desenvolvimento do capital humano para o crescimento da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Mas, apesar da importância, algumas empresas encontram dificuldade em exercer uma gestão de pessoas adequada. Com isso, os líderes observam uma baixa produtividade e o que todo gestor teme: uma alta rotatividade. Pensando nisso, hoje nós trouxemos algumas dicas sobre gestão de pessoas para você não deixar de lado o seu capital humano. 

Primeiramente, vamos entender o que realmente é o capital humano 

O capital humano é, basicamente, as pessoas e seus conhecimentos e habilidades, assim como valores, culturas e a filosofia da empresa. Entende-se como capital humano a capacidade dos colaboradores de uma empresa em desenvolver atividades, produzir valor econômico, gerar melhoria de processos, entre outras.

O real valor do capital humano de sua empresa 

Se você quer aumentar a produtividade da sua empresa, se destacar no mercado e ser um bom líder, é preciso entender o real valor do capital humano para sua empresa e encarar sua equipe como o coração de toda e qualquer operação (pois, por mais automatizados que sejam alguns processos, toda empresa depende de pessoas para se desenvolver).

E como valorizar na prática o capital humano da sua empresa? 

Uma empresa que valoriza o seu capital humano inspira seus colaboradores, gera motivação em seus times, permite e incentiva o desenvolvimento através de uma boa gestão de pessoas, dispondo de líderes realmente preparados.

Além disso, é necessário: 

Conhecer o perfil dos seus colaboradores 

Conheça o perfil de seus colaboradores. Saiba quais são suas melhores habilidades, quais são as barreiras e limites e quais as atividades desenvolvidas por cada um. Assim, você conseguirá pensar estrategicamente atividades que incluam todos. 

Possibilitar a qualificação 

Possibilite (e estimule) a qualificação de seus colaboradores, inclusive em horário de trabalho. Colaborador “x” entregou suas atividades e está com um tempo ocioso antes do próximo projeto? Permita que ele busque conhecimento sobre uma nova competência em horário de trabalho. Colaborador “y” precisa recuperar um tempo de trabalho? Permita que ele recupere buscando qualificação e por aí vai... 

Permitir momentos de troca 

Crie uma cultura em que seus colaboradores tenham momentos de aprendizagem e colaboração entre si. Além disso, crie momentos de troca para que suas equipes se integrem e saibam como estão os andamentos dos projetos da empresa. A interação é fundamental para criar ambientes de trabalho agradáveis. 

Buscar parcerias 
  
Além disso, busque parcerias que possam oferecer benefícios para seus colaboradores em participações em eventos, treinamentos ou cursos que tenham relação com as atividades desenvolvidas na empresa. Dessa forma, mesmo que seu poder de investimento não esteja tão alto, você ainda segue permitindo a qualificação de seus colaboradores, facilitando os momentos de aprendizado. 

Não esquecer a gestão de desempenho

E por fim, não esqueça a gestão de desempenho. Busque avaliar constantemente o desempenho de seus colaboradores para criar metas, dar feedback e, além de tudo, direcioná-los no melhor caminho. Lembre-se que avaliar o desempenho é fundamental atingir metas e reinventar processos, quando necessário.

E aí, pronto para colocar essas ações em prática? 

E ah, aqui no blog da TopWay, você pode acompanhar algumas dicas sobre como ser um bom líder para sua equipe e priorizar seus colaboradores. Confira: https://www.topwayschool.com/blog/10-dicas-para-ser-um-bom-lider

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui