Empreendedorismo

09 de Outubro de 2020

5 dicas para manter sua equipe alinhada

Saiba como manter sua equipe em um mesmo ritmo

Para obter bons resultados e alcançar objetivos em uma empresa, é importante manter equilíbrio e harmonia entre os setores, equipes e colaboradores. Mas, muitas vezes, líderes ou gestores encontram dificuldades em manter suas equipes alinhadas em um determinado ritmo. 

Então, fica o questionamento: Como manter a equipe alinhada e motivada? Se quiser saber mais sobre o assunto, continue com a gente! 

O desafio de manter equipes alinhadas 

Primeiramente, você precisa saber que manter equipes alinhadas não é uma tarefa fácil. Isso porque, quando falamos de equipes, nós falamos de pessoas. Pessoas diferentes, com funções diferentes, que se comportam de maneiras diferentes e que possuem sonhos diferentes. Ou seja, é como se cada pessoa fosse de um diferente universo compartilhando o mesmo espaço. 

Sendo assim, pode-se dizer que é desafiador lidar com todas essas diferenças e gerenciar os colaboradores de maneira eficaz. Por isso, é importante estabelecer métodos que ajudem a evitar conflitos e fazer com que todos se sintam parte do mesmo time, unidos por um mesmo objetivo. 

Dar feedbacks com frequência, criar ambientes de trabalho saudáveis, proporcionar momentos de interação dentro e fora do espaço de trabalho podem ser algumas alternativas viáveis. 

Mas, qual a importância de ter equipes unidas e alinhadas? 

Você pode estar pensando “Por que eu preciso que os membros da minha equipe sejam parceiros ou até mesmo amigos?”. Isso é fundamental para a saúde e crescimento de uma empresa. E não há nada mais favorável do que colaboradores que se auxiliam e caminham juntos por um mesmo propósito. 

Mas, como você já sabe, manter uma equipe alinhada exige uma visão estratégica e até mesmo sistêmica por parte de um líder. Isso porque não é da noite para o dia que uma equipe se torna unida, mas com diversas ações e trabalhos que podem e devem ser desenvolvidos por parte da gestão da empresa. Como por exemplo:

1) Alinhar objetivos 

O primeiro passo para fazer com que suas equipes ou colaboradores estejam alinhadas é, sem dúvidas, fazer com que todos entendam os objetivos da empresa e trabalhem a partir disso. Não tem como uma equipe se manter alinhada se cada uma tiver seus próprios objetivos e não ter nada em comum, certo? 

É necessário que todos estejam no mesmo barco, seja trabalhando para bater uma meta de vendas, desenvolvendo um novo sistema ou entregando um grande projeto. O importante é trabalharem em conjunto, mesmo que cada um em seu setor ou tarefa. 

2) Entender a importância de uma parceria entre colaborador e gestor 

Aqui no blog da TopWay, nós já mencionamos algumas vezes a importância de valorizar o capital humano da empresa para que os colaboradores se sintam confortáveis e motivados. E fazer com que os colaboradores se sintam bem trabalhando é fundamental para ter equipes alinhadas. Provavelmente se o colaborador x não se sentir bem com seu trabalho, não conseguirá ter uma relação próxima ou saudável com o colaborador y. 

Uma parceria entre o colaborador e a gestão pode ser extremamente importante nesse processo. Quanto mais seus colaboradores se sentirem próximos e confortáveis com sua liderança ou gestão, mais fácil se torna fazer com que eles se mantenham alinhados entre si. 

Sendo assim, mostre a seus colaboradores que vocês estão juntos, que todos fazem parte de um mesmo time e de uma mesma missão, e principalmente que podem contar com você. 

3) Criar ambientes e momentos de descontração 

Nesse processo de manter suas equipes alinhadas, você também pode criar ambientes de descontração entre os colaboradores. Tão importante quanto momentos de foco e de trabalho, é ter aquele momento em que todos jogam conversa fora, compartilham histórias e aproveitam o momento para se conhecer. Essa aproximação é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. 

Sendo assim, como líder ou gestor, o seu papel é criar ambientes na empresa em que esses momentos possam ser vividos e permitir momentos de interação entre os colaboradores. Ou, se não for possível dentro do espaço físico da empresa, pensar em alternativas fora do trabalho para um happy hour, por exemplo. 


4) Prezar por um ambiente descontraído mas focado 

A nossa quarta dica é para que você preze por um ambiente descontraído, mas focado. É importante que você encontre um equilíbrio entre os momentos de interação e descontração e o desenvolvimento de um projeto ou ação. 

Por exemplo: Conversas paralelas sobre assuntos externos em um ambiente em que colaborador x está buscando concentração, é um problema, certo?

Em resumo, se houver apenas descontração, o trabalho será prejudicado. Mas, se só houver trabalho de maneira maçante, isso também irá afetar na produtividade dos colaboradores. Ou seja, você como líder precisa garantir a harmonia nesse sentido. 

5) Não se esquecer das reuniões 

Não esqueça de fazer reuniões periódicas para apresentação de tarefas. Setor ou equipe x está entregando um projeto? Apresente esse projeto para toda a empresa. Permita que eles se informem sobre o que está acontecendo com outros colaboradores e equipes no que diz respeito ao andamento de tarefas. 

Além disso, você pode aproveitar e apresentar novos colaboradores para toda a empresa. Apresente suas habilidades, área de formação e no que eles irão somar ao time. Esse pode ser o ponta pé inicial para a interação com outros colaboradores. 

Por fim, ressaltamos novamente a importância de ter uma equipe unida. Por mais que às vezes a correria da rotina de uma empresa não permita pensar sobre isso, essa interação entre colaboradores e equipes é muitas vezes determinante para um bom desempenho na organização. 

Sendo assim, com certeza essas dicas irão somar muito no dia a dia da sua empresa
 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.