Empreendedorismo

23 de Outubro de 2020

O papel da liderança em uma cultura organizacional

Entenda o papel da liderança na cultura organizacional de uma empresa

Apesar de algumas pessoas pensarem que liderar é sinônimo de dar ordens, fazer parte da liderança de uma empresa engloba diversas outras ações. Ações essas que são fundamentais para a manutenção e desenvolvimento de uma cultura organizacional

Isso porque, em uma cultura organizacional bem definida, é o líder quem recebe a responsabilidade de manter (e disseminar) os valores, princípios e as ações definidas pela cultura da empresa. 

Mas, o que é a cultura organizacional? 

Conforme nós explicamos em outro conteúdo aqui no blog, a cultura organizacional é o que define o ambiente em determinada empresa. É formada por pessoas e seus costumes, valores, práticas e principalmente como elas interagem entre si internamente. Ou seja, a cultura organizacional é um conjunto de características recorrentes dentro de uma organização, que parte de seus líderes e colaboradores. 

É ela quem explica (ou define) o comportamento humano em uma empresa, facilitando na tomada de decisões de gestores e líderes mostrando o melhor caminho para melhorias e adaptações, além de definir como a organização se apresenta para o mundo. 

Então, qual o papel do líder nesse processo? 

Como elencamos anteriormente, a liderança de uma empresa é a responsável por disseminar a cultura definida pela organização. A liderança tem a responsabilidade e o poder de garantir que todos aqueles aspectos (costumes, valores, práticas, etc) determinados pela empresa sejam implementados por e para todos os colaboradores. 

Ou seja, o papel do líder é extremamente importante para fazer com que aconteça aquilo que a gestão espera. O líder irá analisar, acompanhar e se inteirar de tudo o que está acontecendo dentro do seu setor (ou setores). Caso isso não aconteça, a cultura organizacional da empresa será comprometida, algo que nenhum gestor espera ou deseja. 

Sendo assim, fica por parte do colaborador designado como líder apoiar e incentivar outros colaboradores no dia a dia, acompanhar seu desenvolvimento e projetos, acompanhar o desempenho no atendimento ao cliente, saber das relações interpessoais dentro da organização, entre outras coisas. 

Ok. Mas como um líder faz tudo isso? 

Para que a liderança possa exercer esse papel, ela precisa estar alinhada à cultura organizacional e ter essa cultura como seu norte. O líder precisa estar pronto e qualificado para gerenciar pessoas e projetos, além de acompanhar adversidades comuns que podem surgir em qualquer organização.  

Além disso, ele deve estar sempre atento às habilidades do mercado e necessidade dos colaboradores, saber valorizar o capital humano da empresa, ter capacidade de ouvir suas equipes e envolver os colaboradores nessa manutenção da cultura organizacional, pois todos são essenciais nesse processo.

Em resumo, a liderança em uma cultura organizacional tem esse poder de influenciar colaboradores, direcioná-los no caminho que a empresa entende como certo, ser capaz de tomar decisões importantes quando necessário e saber como gerenciar suas equipes

Entendeu agora a importância de uma liderança comprometida com a cultura organizacional da empresa? Conta pra gente nos comentários! 
 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.