Business 9 de Julho de 2020

10 dicas para ser um bom líder

Saiba o que fazer para melhorar seu desempenho como líder

Entre tomar a frente de um negócio, setor ou cargo e ser um bom líder existem algumas diferenças, e a principal delas está na postura. 

Um bom líder presta atenção em seus colaboradores, pensa em maneiras de guiá-los no melhor caminho e se preocupa em inspirar positivamente o maior número de pessoas que puder. 

Por isso, preparamos algumas dicas para você se tornar um bom líder para sua equipe. Confira: 

1) Seja um bom comunicador 

Comece sendo um bom comunicador. Em qualquer tipo de negócio, é extremamente importante manter uma comunicação franca e direta com colaboradores e equipe. 

Sendo assim, busque sempre atualizar sua equipe sobre o desempenho do setor ou empresa durante um determinado período, explique metas e alerte os colaboradores sobre os valores e missões da empresa. 

2) Passe segurança para a equipe 


É extremamente comum que a hierarquia dentro de uma empresa cause insegurança entre equipes. 

Por isso, é função de um bom líder quebrar essa imagem “intimidadora” que os colaboradores têm de seus gestores, os encorajando a expressar opiniões, criando um ambiente seguro ao transmitir segurança e liberdade para a equipe. 

3) Padronize costumes e valores 

Crie, junto de seus colegas e colaboradores, um conjunto de práticas que seja comum entre todos. Pense em costumes e valores que devem ser praticado por todos, independente de cargo ou função que ocupem. É importante ter uma equipe unida com os mesmos propósitos e princípios. 

4) Lembre-se dos feedbacks 

Quando exercemos qualquer tipo de função, é importante ter um retorno para descobrir se estamos tendo ou não um bom desempenho. 

Lembre-se disso quando estiver liderando uma equipe. O feedback é uma forma de direcionar para onde e como o colaborador deve ir. Portanto, tenha responsabilidade e atenção para guiá-lo no melhor caminho. 

E, se possível, os estimule para que deem feedbacks sobre o seu trabalho também. É importante saber como sua equipe enxerga o seu desempenho. 

5) Converse de igual para igual 

Inspire confiança e busque proximidade com sua equipe conversando de igual para igual. Peça e dê conselhos, faça uma pausa pro café, converse fora de reuniões e faça com que, mesmo sabendo o seu lugar, seus colaboradores não se sintam tímidos ou retraídos com sua presença. 

6) Foque no dia a dia 

Você precisa entender que ser um bom líder não é algo temporário. Dessa forma, foque no dia a dia da empresa e construa uma rede de confiança, positividade e competência com sua equipe aos poucos. 

Seja um bom mentor, um bom colega e aposte no trabalho diário para melhorar dia após dia o seu desempenho como líder. 

7) Pegue “junto” 

Um bom líder dá exemplo para sua equipe. Sendo assim, além de delegar funções, exerça-as junto de sua equipe. Se perceber que alguém está com dificuldade de entregar um projeto, veja o que você pode fazer para ajudar. Se sua equipe estiver reunida em um propósito, junte-se a eles. 

8) Tenha empatia 

Tenha empatia com seus colaboradores e incentive a compreensão entre os colegas de trabalho em sua equipe, lembrando que cada pessoa tem seu próprio limite e que ele deve ser respeitado. 

Isso fará com que os relacionamentos dentro da empresa sejam saudáveis, gerando um ambiente mais seguro e muito mais fácil de administrar. Assim, seus colaboradores terão muito mais prazer em desenvolver suas atividades. 

9) Observe novos talentos 

Seja um observador e busque talentos em sua equipe. É sua função como líder conhecer o talento de seus colaboradores e saber como “usá-los”. 

Você pode fazer testes e identificar onde cada um desempenha melhor suas funções, entendendo que não é porque um funcionário foi contratado para a função x, que ele não pode ser descoberto como uma ótima opção para a função y. 

10) Tenha ideia do impacto de sua influência 
 

Entenda que, sendo um bom líder, você está influenciando seus colegas, colaboradores e sua equipe no geral. Lembre-se que você é a figura em que muitos irão se espelhar e talvez você esteja mudando a vida e mentalidade de outras pessoas. 

E, com o tempo, você perceberá que ser um bom líder está mais ligado a servir como inspiração para outras pessoas do que qualquer outra coisa. 

E aí, o que você achou deste conteúdo? Está se sentindo pronto para se tornar um grande líder? Conta pra gente nos comentários, e não deixe de nos seguir nas redes sociais! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui