Business 7 de Maio de 2020

Como evitar o impacto do Coronavírus em sua empresa

Saiba como evitar o impacto econômico do coronavírus em sua empresa

No fim de 2019, foi descoberto em Wuhan, na China, uma nova doença causada pelo Coronavírus, nomeada Covid-19. O vírus se espalhou pelo país e, rapidamente pela Europa, e assim, em março de 2020, a OMS declarou uma pandemia. Com a declaração, veio a quarentena e a melhor saída para combater o vírus: o isolamento social. 

Infelizmente, além da crise no sistema de saúde a nível mundial, logo começamos a sentir o impacto econômico causado pela quarentena e o distanciamento social. Aumento no desemprego, autônomos sem conseguir desenvolver suas atividades e pequenas empresas buscando alternativas para se manter de pé. 

Por isso, pensando em auxiliar você nesse momento, nós separamos algumas dicas de como evitar o impacto econômico do coronavírus em sua empresa. Confira: 

Opte pelo isolamento social 

Se puder (o que vai depender do tipo de negócio que você gerencia) aposte no isolamento social. Manter a quarentena ainda é a melhor forma de evitar a proliferação do vírus e assim, retornar a normalidade e recuperar a economia. 

Sendo assim, caso seja possível, mantenha o máximo de funcionários (e até a gestão da empresa) trabalhando em home office. Se for necessário manter as atividades presenciais, tome todas as precauções possíveis e ofereça material de higienização e proteção para seus funcionários. 


Faça um planejamento financeiro 

Um bom planejamento financeiro é o que vai garantir o funcionamento de sua empresa tanto nesse momento quanto no futuro. Por isso, analise todas as suas finanças, seus gastos e seus lucros. Reveja seu caixa, defina as prioridades de sua empresa, liste seus objetivos e foque naquilo que mais funciona e traz lucro para seu negócio. 


Um planejamento financeiro feito com a devida atenção, irá ajudar sua empresa a passar por esse período, sempre orientando você a tomar a melhores decisões. É importante que você mensure os custos fixos e variáveis bem como a sua projeção de receitas. Trace uma meta comercial que venha a dar fôlego para seu fluxo de caixa. Monitore os resultados, constantemente.  

Simplifique os processos de sua empresa 

Otimize tudo o que for possível em seu negócio, sempre levando em consideração o seu diferencial. Atendimento a clientes, captação de leads, ações de marketing digital e tudo o que envolve oferecer e vender seus produtos e serviços. 

Quanto mais rápido e dinâmico for seu negócio para seus clientes, melhor será. Reavalie como e por quais canais você já atende ou deve atender seus clientes, a forma de captação de leads, faça teste A/B de seus anúncios. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Você precisa estar na mente do seu cliente, para que suas vendas aumentem, ele precisa lembrar e desejar comprar de você, se o seu caso for estoque, reavalie a quantidade e preço de venda. Desta forma você simplifica os processos e foca naquilo que realmente tem valor percebido pelo seu cliente. 

Permaneça em contato com seus fornecedores e parceiros de negócio

É fundamental manter do seu lado tanto os fornecedores quanto os parceiros de negócio Não ter o recebimento de materiais e produtos pode ser extremamente prejudicial para sua empresa e seus compromissos. Por isso, entre em contato constantemente com seus eles. Esclareça sua situação, suas necessidades e se certifique de que você terá todo abastecimento necessário para o período delicado que estamos passando. A prevenção é a melhor alternativa. 


Mantenha o engajamento de seus colaboradores 

Uma boa gestão de pessoas fará com que você consiga evitar muitas situações indesejáveis e você com certeza não quer precisar fazer novas contratações ou treinamentos nesse momento, não é? Por isso, administre seus colaboradores. Certifique-se de que seus colaboradores estejam dispostos e engajados a sobreviver a essa situação tanto quanto você. Só assim você conseguirá reduzir o impacto da crise causada pelo coronavírus. 

Manter o time unido e engajado é sem dúvida um grande desafio para os gestores atuais. Por isso, uma boa gestão de pessoas fará toda a diferença no resultado alcançado. Esse é o momento de fortalecer e não enfraquecer o time. Cerque-se de pessoas que estejam dispostos a abraçar a causa e cooperar para reduzir ao máximo, sempre que possível, o impacto causado pela pandemia. 

Mantenha a calma 

Além de todas as questões técnicas e burocráticas, também é necessário manter a calma. É preciso conter o nervosismo e a preocupação para respirar e tomar as decisões que você acredita ser as mais assertivas neste momento. Você precisa administrar seus recursos, suas vendas e seus colaboradores para manter seu negócio de pé e é normal que se sinta pressionado.  Por isso, respire. Tenha a certeza que tudo isso passará e que agora tudo que precisamos é fazer a nossa parte da melhor forma possível.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui