Músicas 5 de Agosto de 2019

6 podcasts para dar uma turbinada no seu inglês

Conheça os melhores podcasts para ampliar seu vocabulário em inglês agora mesmo

Adquirir tentar sair do nível básico no inglês pode parecer assustador, é verdade. Em um primeiro momento pode exigir esforço, demandar tempo e dinheiro, além de serem necessárias habilidades mais avançadas para conseguir se expressar e entender o idioma. Mas nada disso é impossível, e aprender inglês não precisa ser algo difícil, muito pelo contrário. 

Felizmente, a melhor forma de aprender inglês é se mantendo imerso ao idioma e, para isso, nós podemos envolver atividades do dia a dia, incorporando aos estudos o uso de séries, filmes, documentários, jogos, músicas e até mesmo podcasts!


E, se você não sabe o que é um podcast, pode ficar tranquilo, nós explicamos: Podcast é um registro em áudio, como os programas tradicionais de rádio, mas que estão disponíveis na internet. Você pode ouvir online ou fazer download para escutar quando estiver sem acesso a rede. São uma boa forma de se informar enquanto dirige ou faz academia, por exemplo. 

Se você nunca pensou em acompanhar podcasts em inglês para aprimorar seus conhecimentos e dar uma turbinada no inglês, está aí uma bela oportunidade de começar a estudar através desses conteúdos tão dinâmicos cada vez mais populares nas plataformas digitais. 

Pensando nisso, nós separamos uma lista com 6 podcasts para aprender inglês. Confira: 

1) ESL Podcast

Começando a nossa lista, temos o ESL Podcast, que ensina um vocabulário voltado às mais diversas situações focando naqueles ouvintes que estão aprendendo o inglês como uma segunda língua, o que provavelmente é o seu caso. Esse é pra quem realmente está iniciando os estudos no idioma. 

O ritmo das conversas são bastante lentas, o que facilita os processos de escuta e assimilação. Você encontra conteúdos desde “como pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios” até “como fazer compras no supermercado”. Os conteúdos são bastante introdutórios e amplos. Vale a pena dar uma conferida. 

2) Serial

Serial é voltado para os amantes de histórias seriadas e verdadeiras, perfeito para dar uma turbinada no aprendizado do inglês. Os conteúdos abordam crimes, justiça e até o próprio sistema judiciário americano. Curioso, no mínimo. 

Os conteúdos são divididos em três temporadas, sendo que as duas primeiras contam com 12 episódios cada, e a terceira está com 9 episódios até o momento. Você pode ouvir online ou fazer o download gratuito dos arquivos aqui.


3) This American Life

O This American Life é classificado com um dos podcasts mais populares dos Estados Unidos, tendo, aproximadamente 1 milhão de downloads de cada episódio. Os conteúdos apresentam histórias bastante incomuns e fascinantes de pessoas reais e seguem o mesmo formato do programa de rádio de mesmo nome. 
Por se tratar de um podcast com entrevistas com americanos reais de todos os cantos do país, é uma boa maneira de ter contato com a língua falada por nativos, e se familiarizar com sotaques diferentes. 

4) NPR

Os podcasts da National Public Radio (NPR), dos Estados Unidos, são frequentemente elogiados tanto por falantes nativos quanto por estudantes do inglês. As temáticas são bastante amplas, atingindo todos os gostos, desde produtos noticiosos até produtos mais culturais. Os sotaques são bastante limpos e fortes e as palavras são bem enunciadas. Além disso, os programas da NPR contêm um vasto repertório de vocabulário,o que é ótimo para quem está estudando o idioma. 

Apesar de não se tratar de  conteúdo educacional, é uma opção para se desafiar com conteúdos feitos para nativos no idioma. Confira no site, no iTunes e na Google Play. Se você for usuário do Spotify, pode fazer uma busca por “NPR Podcasts” e encontrar os programas disponíveis na plataforma.


5) Stuff You Should Know

Stuff You Should Know conta com conteúdos direcionados para mentes curiosas, com interesses diversos. Os assuntos variam entre “Como funcionam os morcegos?” até “Objetos ou experiências nos deixam mais felizes?”. São mais de 300 episódios curiosamente estimulantes e muitas vezes engraçados. Os conteúdos do podcast são bastante diversos e é frequente o uso de uma linguagem técnica, o que acaba expondo o estudante do idioma a uma rica fonte de vocabulários. 

6) Comedy Bang Bang: The Podcast

Comedy Bang Bang mistura brincadeiras hilárias com músicas e performances de comédia. Perfeito para quem quer aprender um pouco mais do idioma enquanto dá boas risadas. Os episódios semanais apresentam jogos, entrevistas, personagens, celebridades e muita diversão. 
Apesar de não ter assuntos educacionais, o podcast é muito bom para dar uma turbinada no inglês. Além disso, é muito engraçado e apesar de ter um ritmo rápido, é bastante fácil de acompanhar. Por apresentar diversos personagens, você acaba acompanhando sotaques e dialetos diferentes, o que é muito enriquecedor para quem está adquirindo conhecimentos da língua. 

E aí, o que você achou? Já conhecia algum podcast mencionado? Conhece algum que não citamos aqui? Conta pra gente nos comentários! Sua opinião é muito importante! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui