Dicas

14 de Maio de 2019

12 dicas para você aprender um novo idioma

Acompanhe nossas dicas para facilitar seu aprendizado em um novo idioma, principalmente o inglês

Ser bilíngue, ou seja, ser fluente em mais de um idioma têm sido cada vez mais fundamental na vida das pessoas. E essa necessidade não se restringe a só um nicho no mercado de trabalho, acadêmico ou social. As pessoas têm se deparado com a importância de ser fluente em um segundo idioma nas mais diversas situações. 

 

Em vestibulares, por exemplo, a necessidade de ter ao menos uma noção de outra língua estrangeira está presente. E no mundo globalizado, falar outro idioma, que não o português, já é quase essencial nos currículos.

 

Além disso, o inglês é, por exemplo, uma das línguas mais faladas no mundo inteiro. E ser fluente na língua inglesa pode te garantir a oportunidade de comunicação com pessoas das mais diversas áreas e locais do mundo. E essa comunicação pode te levar à conquistar oportunidades de emprego, estágios, viagens e muito mais. 

 

Mas aprender um novo idioma não é algo que acontece do dia para a noite. Precisa de esforço, exercícios diários e bastante determinação. Se você tem vontade de aprender um novo idioma, ou até mesmo o inglês, mas está sem tempo ou não sabe por onde começar, continue com a gente

 

Vamos ver algumas dicas de como aprender um novo idioma, e nesse caso o inglês:

 

1) Saiba por que você está aprendendo/estudando o idioma
Se questione ‘Por que eu quero aprender esse idioma?’. A resposta para essa pergunta pode te ajudar a ter em mente suas metas e propósitos. E com certeza vai te ajudar no momento em que estiver procurando um curso. 

E uma dica importante nesse sentido: opte por uma escola que vá ao encontro dos seus objetivos e te ajude a alcançar seus metas. Isso é fundamental. 

 

2) Mergulhe de cabeça no língua
Inclua o idioma no máximo de coisas que você tem contato no dia a dia. Adapte as configurações de seu celular e redes sociais para a língua que você tem interesse. Dessa forma você vai tendo um contato com a língua de forma automática e vai se familiarizando com diversas novas palavras e expressões. E, se for de seu interesse, instale jogos e aplicativos que auxiliam nos estudos do idioma. 

 

3) Acompanhe perfis no idioma que você pretende aprender
Acompanhe sites, canais e perfis com conteúdos na língua que você pretende aprender. No começo você pode estranhar e não entender muitas coisas mas é uma ótima opção para ir se acostumando com as palavras e expressões da língua. 

 

4) Consuma o máximo de conteúdos na língua
Tente consumir o maior número de produtos na língua que pretende aprender. Assista filmes, séries, canais, ouça músicas, podcasts, programas de rádio, leia livros, textos e tudo o que você puder para conhecer palavras e se acostumar com pronúncias. E ahhh, busque por assuntos que você goste para que seja mais fácil manter o foco e o interesse! 


5) Pratique, pratique, pratique
Como qualquer outra coisa na vida, aprender um novo idioma exige muita prática e exercício. Tente definir um horário fixo do seu dia para realizar exercícios e praticar o idioma por conta própria. Você vai perceber que os resultados do seu esforço ‘extra’ serão bastante satisfatórios! 

 

6) Esteja imerso no idioma 
Quando somos crianças, nos familiarizamos com o português com nossos pais e familiares conversando e nos instigando para que aprendamos a falar, certo? Em um outra língua o processo deve ser semelhante. Por isso, você deve se cercar de coisas que remetam ao idioma e te mantenham o mais imerso à língua possível. 

 

7) Não tenha medo dos erros 

Não tenha medo de errar. Pessoas nativas de uma certa língua cometem erros de gramática o tempo todo e isso é completamente normal. Erros acontecem e você não deve se envergonhar ou se fechar por isso. Afinal, é errando que se aprende.

 

8) Exercite a fala e ouça com atenção
 Aprenda a falar, falando. Você só aprende a fazer uma coisa quando tenta. Você pode passar um tempo vendo vídeos de receitas na internet mas isso não significa que você sabe executá-las, certo? O mesmo serve para aprender uma nova língua, você precisa falar o idioma. 

Você pode passar o dia inteiro ouvindo o idioma e lendo conteúdos na língua em questão, mas se não repetir o que está ouvindo e não exercitar a fala, você nunca vai aprender a falar de fato. 

 

9) Encontre amigos que falam o idioma

Mesmo se não puder estar em contato com nativos, interaja com outras pessoas que falam a língua. Se você pretende aprender inglês e conhece pessoas que falam o inglês, tente conversar com elas. Esse pode ser um exercício fundamental. Tente encontrar um parceiro em sua aula ou até mesmo virtualmente (vocês podem conversar por skype, por exemplo). 

É importante ter esse contato para ter diálogos reais, onde você pode contar do seu dia a dia, o que você está sentindo e o que está fazendo. Assim, você exercita tanto a fala quanto à escuta, o que é essencial para a fluência. 

 

10) Considere um intercâmbio de idiomas
Se você puder, opte por um intercâmbio. Ele pode te garantir experiências únicas tanto em relação ao idioma, quanto em relação à vida em um geral. Inclusive, o intercâmbio pode ser um diferencial imenso em seu currículo, pois o mercado valoriza e muito os profissionais que tenham vivido um intercâmbio.

 

11) Nunca é cedo ou tarde para aprender

Lembre que não existe idade certa para aprender uma nova língua. Não importa se você tem 10 anos ou 50, nunca é cedo ou tarde demais para aprender. E isso serve para qualquer coisa na vida, não é mesmo? 

Inclusive, em determinadas idades, ser bilíngue pode ajudar a exercitar o cérebro. Isso porque desenvolve sua habilidade de ser multitarefa, fortalece a memória, melhora a capacidade de tomar decisões, de manter o foco, de ser mais criativo e ajuda até com doenças graves como o Mal de Alzheimer.

 

12) Conheça toda a cultura que envolve o idioma
E por último, opte por estudar características do país ou região em questão. Não se limite apenas à gramática ou expressões. Conheça a cultura, os costumes, expressões comuns de certas regiões e todo o contexto em que a língua está inserida. 


Lembre que a língua não é algo isolado mas um elemento que faz parte de algo maior. E por isso, a imersão é fundamental. 
 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Já está pronto para aprender um novo idioma e ser fluente no inglês? 

Lembrando que além de conteúdos como esse, a Topway também oferece programas de Imersão, que facilitam e muito a familiarização com a cultura de certos países e a fluência no inglês. 


Se interessou? Entre em contato com a gente! Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo e você não pode ficar de fora.