Aprender Inglês

06 de Maio de 2019

Conheça 6 vantagens de aprender a falar em inglês

Listamos algumas vantagens de aprender o idioma mais falado no mundo

Você acha que é difícil aprender a falar em inglês? Sim? Então você pode começar a mudar seu pensamento agora mesmo. O inglês até pode parecer um bicho de sete cabeças mas quando você começa a entender e exercitar, as coisas fluem muito facilmente. Não é atoa que o inglês é um dos idiomas mais falados no mundo, facilitando a comunicação entre nações, o fechamento de negócios no mercado financeiro, no meio acadêmico, entre outras áreas.

 

No geral, as pessoas procuram ser fluentes no inglês por vários motivos. Algumas pretendem conhecer o mundo, outras querem melhorar o currículo ou ampliar a comunicação com pessoas de qualquer lugar do mundo. Cada um tem seu motivo e, independente do seu, o importante é que o inglês pode te trazer MUITAS vantagens na vida. 

 

Não importa onde você está, qual sua profissão ou quais são seus sonhos. Se você aprender inglês, vai acabar descobrir um mundo de possibilidades que nem imaginava existir. Acha que é exagero? Então dá uma olhada: 

 

Mercado de trabalho 

 

Falar em inglês têm sido cada vez mais fundamental, principalmente no mercado de trabalho. Estima-se que apenas 5% dos brasileiros têm conhecimentos gerais na língua inglesa. E aqueles que têm fluência acabam ganhando mais vantagens e um diferencial no meio profissional.

 

Inclusive, os salários dos profissionais fluentes em inglês são em média 61% maiores que o de outros profissionais, segundo uma pesquisa divulgada em abril de 2016 pela Catho, agência de classificados de emprego online. 

 

Inclusive, em algumas profissões como Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Gestão de Eventos e Turismo, saber inglês é fundamental. 
Se você optar por um intercâmbio para aprender a falar inglês, isso pode enriquecer ainda mais o seu currículo. O mercado de trabalho valoriza quem fez intercâmbio porque entende que sua experiência no exterior pode ser proveitosa para o dia a dia empresa. 

 

Vida acadêmica



As vantagens também chegam até o meio acadêmico. Se você estiver inserido no ensino superior, já deve ter encontrado muitos artigos escritos em inglês. Inclusive, algumas dessas obras não tem tradução para o português. E se você pretende se destacar no área da pesquisa acadêmica, é essencial ter fluência no inglês, pois isso pode te facilitar e muito nesse processo, garantindo seu acesso à essas obras. 

 

Além de possibilitar um maior acesso a informação, a fluência no inglês pode te garantir a possibilidade de estudar no exterior, nas melhores universidades do mundo. Já pensou em estudar em Harvard, Yale ou Oxford? Para isso você precisa ser aprovado no TOEFL, Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira, entre outros pré-requisitos. 

 

Traz benefícios para seu cérebro 

 

Aprender inglês também pode melhorar o desempenho de seu cérebro. Isso mesmo. Pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos,  divulgaram que ser fluente em mais de uma língua exercita o seu cérebro e funciona quase que como uma ginástica.Sabia que aprender novas palavras e treinar a sua compreensão oral por alguns minutos todos os dias é importante para quem quer aprender?

 

 

Isso porque desenvolve sua habilidade de ser multitarefa, fortalece a memória, melhora a capacidade de tomar decisões, de manter o foco, a ser mais criativo e ajuda até com doenças graves como o Mal de Alzheimer. Uma pesquisa do Instituto Rotman, de Toronto, no Canadá concluiu que pacientes bilíngues predispostos a ter a doença relataram o aparecimento de sintomas quase 5 anos mais tarde do que aqueles que não eram bilíngues. E isso tudo é possível com apenas alguns minutos por dia.

 

Séries, filmes, músicas


Além de cursos de inglês e escolas de idiomas, para estudar inglês é preciso incluir séries, filmes e músicas em inglês na sua rotina. Quando você tem fluência no inglês, pode assistir filmes com o áudio original e sem legenda, o que faz com que você aproveite mais e entenda o real sentido dos diálogos. Quando legendados, alguns diálogos acabam perdendo o significado, o que prejudica o seu entendimento do conteúdo. Sem falar que ninguém merece ficar lendo legenda e prestar atenção na cena ao mesmo tempo. 

 

Imagina que sonho entender realmente o que o cantor está cantando aquela música que você gosta tanto, né? Isso é fácil e você pode, inclusive, usar essa música para aprender inglês. Basta que você exercite bastante. 



Comunicação


Saber inglês facilita a sua comunicação com qualquer pessoa no mundo, tendo em vista que o inglês é uma língua universal, e um dos idiomas mais falados do planeta. Você pode ampliar seu círculo de amigos, principalmente com as redes sociais, onde você consegue conversar com pessoas de Toronto, no Canadá, estando no Sul do Brasil.


Aprender inglês é importante também para se sentir mais confiante em viajar pelo mundo, conhecer novos lugares. Além de economizar uma boa grana que gastaria com guia turístico/tradutor. 

 

Autoconfiança


Ser fluente no inglês também eleva sua autoconfiança e autoestima. Da mesma forma que você considera inteligente as pessoas ao seu redor que são fluentes na língua, outras pessoas olharão para você com outros olhos. E você vai acabar virando referência para aqueles que também pretendem aprender o idioma. Isso com certeza irá fazer com que você se sinta mais confiante até mesmo para ensinar inglês ou auxiliar seus amigos.

 

Agora que você sabe que aprender inglês pode ser muito vantajoso para sua vida em muitas áreas, que tal começar a tentar? Aqui no nosso blog você encontra diversos artigos que podem te auxiliar nesse processo!