Empreendedorismo

13 de Agosto de 2020

Saiba mais sobre o Empreendedorismo Feminino

Descubra tudo sobre as principais características do empreendedorismo feminino

Como já abordamos em outros conteúdos por aqui, o empreendedorismo ganhou muita força no Brasil nos últimos anos e, felizmente, o empreendedorismo feminino têm crescido da mesma forma. 

Pensando na importância do assunto, hoje nós viemos falar com você sobre algumas características do empreendedorismo feminino e do protagonismo das mulheres nesse cenário.  

Mas, afinal, o que é o empreendedorismo feminino? 

O empreendedorismo feminino é um movimento que envolve iniciativas e negócios comandados mulheres. São empresas que tenham liderança feminina, uma vez que as mulheres ocupam os mais altos cargos. O empreendedorismo feminino amplia a visibilidade das mulheres, rompendo estigmas e barreiras sociais. 

E, conforme citamos, o empreendedorismo feminino têm ganho cada vez mais atenção não só no mercado brasileiro, mas também ao redor do mundo. Além disso, ele garante um debate da posição das mulheres no meio empresarial, e provoca algumas transformações na sociedade. 

Além disso, um ponto interessante é que, segundo o Sebrae, o Brasil tem a sétima maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais (de até 3,5 anos), o que significa um grande marco pela igualdade de gênero no país. 

A importância do empreendedorismo feminino

Infelizmente, o ambiente dos negócios é (desde sempre) majoritariamente masculino. Isto é, os homens sempre estiveram à frente ocupando os cargos de liderança e administração nas empresas (independente do segmento das mesmas). Com o crescimento do empreendedorismo feminino, aos poucos o ambiente corporativo vai se transformando e se tornando um lugar mais inclusivo (e inovador, de certa forma). 

Esse “tipo” ou área do empreendedorismo, garante o aumento dos rendimentos da população feminina, gera novos empregos, aumenta o desempenho econômico do país e influência na vida pessoal de cada mulher envolvida no projeto ou iniciativa, auxiliando na independência financeira. 

As mulheres nos negócios 

Segundo o Sebrae, 9,3 milhões de mulheres estão à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% do total de donos de negócios do país, e 48% dos microempreendedores individuais (MEI). 

Além disso, as mulheres no meio empreendedor são mais jovem e possuem um nível de escolaridade superior ao dos homens e, mesmo assim, possuem menores rendimentos e menos acesso a crédito e linhas de financiamento. 

Isso demonstra que, apesar do avanço em relação ao número de mulheres comandando seus negócios, ainda existem dificuldades que as empreendedoras precisam enfrentar no mercado. 

Benefícios de investir no empreendedorismo feminino 

Apesar dos desafios, existem diversos benefícios (nas mais variadas áreas da sociedade) de investir no empreendedorismo feminino, como por exemplo:

Benefícios sociais  

Como elencamos anteriormente, o empreendedorismo feminino causa um grande impacto social no que diz respeito a redução das diferenças e desigualdades de gênero no Brasil e no mundo.  Além disso, esse movimento garante maior diversidade no mundo dos negócios, com novas perspectivas de inovação a partir do olhar de empreendedoras. 

Benefícios para as empresas 

Além disso, é importante que as empresas tenham em seus times mulheres com comportamento e “instinto” de empreendedora. Uma liderança feminina auxilia no desenvolvimento da organização, além de representar um nicho composto por mais da metade da população do país. 

Benefícios econômicos 

Além dos pontos anteriores, o empreendedorismo também estimula a economia no Brasil, influenciando no desempenho do PIB nacional e, de acordo com um levantamento do Boston Consulting Group, estimular a igualdade de gênero em altos cargos executivos e na elaboração de novos negócios pode aumentar o desempenho do Produto Mundial Bruto (PMB)  em até US$ 5 trilhões.

Sendo assim, lembre-se que quando uma mulher decide empreender, ela não se torna apenas a dona do seu próprio negócio, ela está também influenciando iniciativas que tornam o mundo menos desigual. Desta forma, quando uma mulher se torna empreendedora, todo o mercado se desenvolve com ela.


 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.