Business 6 de Agosto de 2020

Saiba mais sobre o empreendedorismo digital

Entenda do que se trata o empreendedorismo digital

Você provavelmente já sabe que, nos últimos anos, a busca pelo empreendedorismo cresceu consideravelmente no Brasil, estando inclusive em debate em diferentes âmbitos da sociedade. 

O que talvez você não saiba é que a procura pelo empreendedorismo digital também têm crescido e, segundo um levantamento da Hero Spark, esse modelo de negócio nunca esteve tão em alta no mercado. 

Pensando nisso, hoje nós viemos te contar sobre as possibilidades do empreendedorismo digital. 

Primeiramente, o que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital pode ser definido como um modelo de negócio que oferece um produto ou serviço através de um meio digital, como a internet, por exemplo. Nesse sentido, você pode desenvolver seu próprio negócio ou produto e comercializá-lo online, ou comercializar o produto de terceiros. 

Além disso, entre os tipos de empreendedorismo, o digital está entre os mais “novos”. Em constante evolução e expansão, o empreendedorismo digital é formado por um número grande de pequenos e médios empreendedores, com o objetivo de atuar no universo online. Ele trabalha com a prática de vendas online, como o e-commerce, com a venda de e-books, cursos online e diversos outros produtos. 

O empreendedorismo digital representa uma nova face do empreendedorismo, com um ambiente cheio de possibilidades e facilidades para a abertura de novos negócios, independente do segmento. 

Como ser um empreendedor digital? 

Como nós já falamos por aqui, para abrir um empreendimento, independente do segmento ou tipo de empreendedorismo que será desenvolvido, é necessário saber aproveitar uma boa oportunidade de negócio (e que, infelizmente, nem toda ideia pode se transformar em um negócio). 


Além de pensar em uma boa oportunidade de negócio, para empreender no meio digital é preciso verificar a viabilidade do negócio, se há espaço no mercado para disponibilizar tal serviço ou produto e se há interesse de consumo por parte do público. Isso é fundamental para dar os primeiros passos e iniciar o planejamento de qualquer tipo de negócio. 

Além disso, como em todo tipo de empreendedorismo e negócio, é preciso que você se tenha afinidade com o setor que está pensando em investir, buscar conhecimento e se dedicar ao máximo para desenvolver um bom plano de negócios para sua empresa, sem esquecer de: 

- Um bom planejamento financeiro
- Ter um nicho e público-alvo definidos 
- Analisar a concorrência e mercado 
- Investir em um endereço web
- Investir em marketing de conteúdo 
-Entender sobre o funcionamento e a importância das mídias sociais


Por que investir no empreendedorismo digital?

Mas você deve estar se perguntando por que investir no empreendedorismo digital. Bom, o setor oferece algumas vantagens, como:


Baixo custo de investimento 


O baixo custo de investimento é um dos maiores benefícios do empreendedorismo no meio digital. Isso porque, diferente de outros tipos de negócio, no digital você não vai precisar investir em um espaço físico para vender seu produto ou serviço, o que diminui consideravelmente o seu investimento inicial. 

Acesso ao consumidor


No meio digital, os mecanismos de busca para procurar por um serviço ou produto se tornam o grande protagonista de uma “negociação”, pois é ele quem estabelece a conexão entre quem oferece e quem busca por algo online. Por se tratar de um empreendimento digital, os seus esforços e investimentos serão focados em se destacar nesse meio, facilitando o acesso ao consumidor. 

Sem barreiras geográficas 

Além disso, você pode alcançar e vender para pessoas de qualquer lugar. Isso porque, na internet, não existem barreiras geográficas. Você pode estar no Sul do país e vender para pessoas no Norte e vice-versa (dependendo do seu tipo de negócio, é claro). 

Alta lucratividade


Por se tratar de um setor com baixo custo de investimento inicial (dependendo do seu produto, é claro) e que oferece uma vitrine aberta, é possível alcançar uma alta taxa de lucratividade e sucesso. 

E aí, o que você achou? Se interessou pelo empreendedorismo digital? Conta pra gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui