Business 23 de Julho de 2020

Saiba mais sobre o empreendedorismo social

Conheça as principais características do empreendedorismo social


Como elencamos em alguns conteúdos aqui no blog, nos últimos anos o empreendedorismo têm crescido muito no Brasil, se tornando não apenas uma prática, mas um assunto frequente no dia a dia dos brasileiros. 

Bom, como provavelmente você já sabe, o empreendedorismo compete às práticas idealizar e administrar projetos, buscar por inovação e saber como aproveitar novas oportunidades. Mas, o que talvez você não saiba é que o empreendedorismo não está somente ligado ao mundo corporativo. 

Sim, isso mesmo. Existem diferentes tipos de empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, que é o tema da nossa conversa de hoje. 

Mas afinal, o que é o Empreendedorismo Social? 

Seguindo a lógica do empreendedorismo em buscar inovações e novas oportunidades, o empreendedorismo social faz tudo isso focado em resolver ou diminuir problemas que estejam afetando a sociedade de alguma forma, com projetos em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente. 

Sendo assim, o empreendedorismo social tem como objetivo prestar serviços ou produzir bens que beneficiem a sociedade em nível local e global, gerando emancipação, proteção e garantia para comunidades em geral. 

Lucro 

No empreendedorismo corporativo, empresarial, digital e no universo das startups, o lucro de certa forma deve estar no foco da empresa. Isso porque, independente da área, as empresas são projetadas para gerar lucro financeiro capaz de aumentar sua relevância no mercado.

Com isso, a principal diferença entre o empreendedorismo “comum” e o social, é que esse último, apesar de também se tratar de um negócio de caráter econômico, está mais preocupado em gerar transformações nas comunidades onde está inserido do que obter lucro para uma empresa ou negócio. E geralmente o faturamento da empresa é utilizado para investir em novas ações que possam aumentar o impacto do projeto. 


Características do empreendedor social

Assim como qualquer outro empreendedor, o social possui características e competências próprias, como por exemplo: 

Conhecimento de gestão (para aplicar uma gestão eficiente tanto de recursos, quanto de pessoas para fazer com que o negócio ou projeto dê certo); Empatia; Foco e força de vontade; Visão empresarial para saber como resolver problemas e conflitos; Inovação e criatividade; Senso de solidariedade e responsabilidade. 


Ideias de empreendedorismo social

Uma ideia de empreendedorismo social pode partir de um problema social que precisa ser solucionado. A falta de atendimento médico em uma determinada região ou a falta de recursos para uma escola podem ser bons exemplos disso. 

Confira outras ideias que surgem a partir de problemas em uma comunidade ou em nível global: 

- (Falta de) Saneamento básico 
- (Falta de) Atendimento clínico, psicológico e odontológico 
- (Falta de) Inclusão digital 
- (Falta de) Escritórios de advogados 
- (Falta de) Espaços culturais 
- Centros de distribuições e ações de reciclagem 
- Revitalização de comunidades
- Educação financeira 

Vantagens de investir no empreendedorismo social 

Investir no empreendedorismo social traz diversas vantagens, tanto pessoais, quanto sociais como: 

Não depender de ninguém 

Quando se tem um negócio ou projeto de empreendedorismo social, você não precisa de outras pessoas para fazer acontecer. Por não se tratar de filantropia mas de negócios econômicos de fato, o empreendedorismo social garante que você consiga ajudar pessoas e comunidades sem esperar por doações e investimento de terceiros. 

Um universo a ser explorado 

Quando falamos de empreendedorismo social, também estamos falando de inovação e de um universo inteiro a ser explorado. Um empreendedor que busca ajudar e beneficiar uma comunidade, cidade ou até mesmo país, tem um campo enorme para explorar no que diz respeito à inovação. 

Existem centenas de milhares de ideias que podem e devem ser pensadas e colocadas em prática com o objetivo de ajudar cada vez mais pessoas. 

Muito apoio e investimento 

Pessoas que investem em empreendedorismo social encontram no caminho muito apoio e investimento. Isso porque no Brasil (e também no exterior), existem inúmeras iniciativas de empresas que buscam investir em projetos com caráter social. 

E aí, o que achou? Pronto para investir no empreendedorismo social? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui