Business 25 de Junho de 2020

Principais características do empreendedorismo

Aprenda sobre as principais características do empreendedorismo

Seja por necessidade ou vontade de conquistar independência financeira, o empreendedorismo é uma prática presente na vida de milhares de brasileiros. 

Pensando nesse tema tão recorrente, hoje nós viemos explicar tudo sobre o universo empreendedor. Sendo assim, se você está pensando em empreender ou apenas aprender sobre o tema, continue com a gente. 

O que é empreendedorismo? 

Bom, para início de conversa, empreendedorismo pode ser “resumido” como a prática de idealizar e administrar planos, identificar oportunidades, implementar transformações e inovações em negócios ou projetos. 

E, ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo não está ligado apenas ao mundo dos negócios. Inclusive, empreender pode estar relacionado à um movimento social ou organizações sem fins lucrativos. Em resumo, empreender é inovar e desenvolver projetos, e isso pode acontecer tanto em uma empresa, quanto em uma comunidade. 

Empreendedor ou Empresário 

Apesar de parecerem sinônimos, existe uma diferença entre ser empreendedor e ser empresário. A diferença entre as duas “categorias” está principalmente no direcionamento e no foco de cada um. 

Um empreendedor tem como objetivo inovar, colocar em prática suas ideias e propor mudanças para seu projeto ou para o mundo como um todo. Com isso, um empreendedor costuma possuir características como: iniciativa, planejamento de suas ações, além de agir como um líder em seus projetos. 

Já um empresário se dispõe a ser mais “conservador” no que diz respeito ao seu negócio. Muitas vezes, busca não correr riscos e se mantém focado apenas em dar andamento a uma empresa ou negócio já estabelecido. Basicamente, podemos dizer que o empresário está ligado ao gerenciamento de equipes, priorização de vendas e organização da rotina dentro de uma empresa. 

Dito isso, é correto afirmar que um empreendedor pode ter características de um empresário e vice-versa, mas algumas diferenças os separam. 

Tipos de empreendedorismo 

Como elencamos anteriormente, o empreendedorismo não está ligado somente ao mundo dos negócios. O empreendedorismo está em todo lugar e se manifesta nas mais variadas formas. Sendo assim, confira os diferentes tipos de empreendedorismo: 

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social pode ser definido como um tipo de empreendedorismo focado na melhoria da sociedade ou de uma comunidade específica através de projetos que visam o desenvolvimento humano e social. O empreendedorismo social busca, através da inovação, soluções para problemas ambientais, sociais e culturais da sociedade.

Sendo assim, o empreendedorismo social está focado muito mais em práticas priorizando o bem social do que o lucro ou vendas, apesar de também possuir caráter lucrativo, trabalhando com produtos ou serviços que afetam a vida das pessoas de maneira positiva. Esse tipo de empreendedorismo pode estar ligado à áreas como meio ambiente, educação e saúde. 


Empreendedorismo empresarial

Mais comum e frequente, o empreendedorismo empresarial está ligado à criação de novos projetos, abertura de empresas e negócios com o objetivo de comercializar produtos e serviços no mercado. Nesse segmento podem estar empresas de comércio e varejo, de tecnologia e inovação que trabalham com criatividade e buscam aproveitar oportunidades de se manterem úteis para um público-alvo. 

Empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo é focado na inovação e tem como pré-requisito uma visão global do universo empreendedor. Criado em empresas e corporações, é o tipo de empreendedorismo voltado para empresas de grande porte, assegurando melhorias, estratégias e novos projetos para um determinado negócio. 

Basicamente, no empreendedorismo corporativo, o objetivo não é abrir novos negócios, mas trabalhar para que grandes corporações cresçam e se destaquem no mercado, implementando as mais variadas práticas empreendedoras. 

Empreendedorismo digital

Entre os tipos de empreendedorismo, o digital está entre os mais “novos”. Em constante evolução e expansão, o empreendedorismo digital é formado por um número grande de pequenos e médios empreendedores, com o objetivo de atuar no universo online. Ele trabalha com a prática de vendas online, como o e-commerce, com a venda de e-books, cursos online e diversos outros produtos. 

Ele representa uma nova face do empreendedorismo, com um ambiente cheio de possibilidades e facilidade para a abertura de novos negócios, independente do segmento. 

Startups

Para finalizar, também temos o empreendedorismo praticado nas Startups. Uma febre entre novos empreendedores, as startups têm feito muito sucesso no mercado e ganho cada vez mais espaço. 

Startups são, basicamente, empresas emergentes que tenham como base a tecnologia, propondo uma rápida e fácil expansão. Usando e aproveitando a criatividade e inovação, as startups podem atuar nas mais diversas áreas, sejam elas na prestação de serviços ou na venda de produtos (físicos ou digitais). 

E aí, o que você achou desse conteúdo? Já sabe tudo sobre empreendedorismo? Conta pra gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui