Dicas 15 de Janeiro de 2020

Saiba como perder o medo de falar inglês em público

Confira algumas dicas para perder o medo de falar inglês em público

Uma das maiores dificuldades daqueles que estão aprendendo inglês (ou de fato já aprenderam) é perder o medo de falar o idioma em público. O nervosismo pega, a insegurança bate e a pessoa simplesmente trava, é normal. Mas, quem quer ser fluente no inglês não pode deixar o medo de falar em público dominar. 

Pensando nisso, hoje nós separamos algumas dicas para te ajudar (se for o seu caso) a perder esse medo de falar inglês em público. Confira: 

1) Aceite o seu medo 

O primeiro passo para perder o medo de falar em público é aceitar que você tem medo. Quando conseguimos identificar e assumir um problema, o processo de resolvê-lo se torna muito mais fácil e rápido. Sendo assim, se você identificou que tem medo e receio de falar inglês em público, aceite. Aceite e assuma o medo. A partir disso você vai criar maneiras próprias de lidar com ele. 

2) Se desapegue dos julgamentos 

É extremamente normal e compreensível que durante o aprendizado de algo e não só da língua inglesa, você se depare com aquele medo de ser julgado. A mente humana desenvolve esse tipo de sentimento e pensamento quando estamos inseguros, é normal. Mas você precisa se desapegar dos supostos julgamentos aos poucos e ir se soltando. Afinal, você tem um objetivo maior aqui que é vencer seus medos e se tornar fluente na língua inglesa, certo? 

3) Aprenda com seus erros

Se você tem medo de falar inglês em público porque tem medo de errar, saiba que só existe um jeito aprender inglês: aprendendo com os erros. Pode parecer clichê, mas é verdade. Quando se está aprendendo inglês, é extremamente importante aprender com os próprios erros. Sendo assim, encare todo erro como uma oportunidade de melhorar. Anote seu erro, reflita sobre ele e passe a treinar para não errar novamente. Encare isso como um processo de evolução. 

4) Evite pensamentos negativos 

Sabe quando a gente entra naquela ‘vibe’ de se criticar e acreditar que nada vai dar certo? Evite esse momento. Ou melhor, evite os pensamentos negativos. Não fique perguntando se alguém vai pensar algo de você, se você vai passar por alguma situação complicada, etc. Com esse tipo de pensamento, as chances de você se travar em relação ao idioma são grandes. Pense no quanto você já evoluiu em relação ao aprendizado da língua e destaque seus pontos positivos. 

5)  Use músicas

A música é uma ótima ferramenta para aprender inglês, principalmente no que diz respeito à pronúncia. Ao praticar a fala do inglês com música, ativamos áreas específicas do cérebro ligadas às emoções e à memória, facilitando a fixação daquilo que está sendo ouvido, como em uma aula de inglês. Uma ótima maneira de treinar seu listening e destravar a fala, não é mesmo? 

Sendo assim, separe suas músicas favoritas, ouça e brinque de karaokê para treinar a pronúncia e destravar a fala. 

6) Leia textos em voz alta

Ler em voz alta é uma ótima opção para perder o medo de falar inglês em público. Ler para si mesmo em voz alta é uma forma de se familiarizar com as palavras em inglês e ao mesmo tempo treinar a fala e a escuta em relação ao idioma. Então, sempre que puder, reserve um momento do seu dia para ler um pouco em voz alta e treinar sua fala. 

7) Converse sozinho 

Treinar diálogos e conversar sozinho em voz alta também é uma ótima maneira de perder o medo de falar em público. E não tenha medo de parecer maluco, não. Tudo isso faz parte do aprendizado e você vai até se divertir enquanto faz coisas assim, pode ter certeza.  

8) Peça ajuda 

Aprender inglês e perder o medo de falar em público é um processo que exige exercício e prática. E você não precisa passar por nada disso sozinho. Sendo assim: peça ajuda. Não tem nada de errado em pedir ajuda e contar com a experiência de outras pessoas para praticar o idioma. 

Sempre que tiver a oportunidade, peça para fazer momentos de conversação com amigos e conhecidos que sejam fluentes na língua. Assim você pratica em um ambiente seguro e se prepara para situações futuras enquanto ganha mais confiança em relação ao idioma. 
 
9) Tenha em mente seu objetivo 

Lembre-se que você está aprendendo inglês porque quer e porque é importante para você. Então você não vai deixar que um medo ou insegurança atrapalhe tudo o que você já fez até agora, né? Ter em mente os seus objetivos com o idioma com certeza irão facilitar o processo de adquirir mais confiança para falar em público. 
 
E aí, o que você achou das nossas dicas? Pronto para exercitar o idioma e perder o medo de falar inglês em público? Conta pra gente nos comentários! 


 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui