Business 10 de Outubro de 2017

Aprenda a superar o medo de falar inglês no trabalho com essa dicas

Confira alguma dicas que vão ajudá-lo a combater o medo de falar inglês no ambiente de trabalho

Um problema comum entre as pessoas que estão aprendendo uma segunda língua é o receio de usar o idioma em público. Mas esse não é um sufoco específico para os iniciantes, pois até mesmo pessoas com níveis avançados de aprendizado passam pelo medo de falar inglês, principalmente diante de públicos que vão avaliá-las ou analisá-las.

Cada vez mais reuniões, apresentações de propostas, entrevistas e negociações são feitas nessa língua. Assim, perder o medo de falar inglês passa a ser essencial quando se quer garantir o sucesso profissional.

Neste post, vamos abordar algumas dicas que podem ajudá-lo a combater o medo de falar inglês no ambiente de trabalho. Confira!

 

1. Leia textos em voz alta

Quando você lê para si mesmo, em voz alta, está praticando sua pronúncia e, ao mesmo tempo, se familiarizando com a possibilidade de falar em inglês. Sempre que puder, crie e grave diálogos para fazer correções necessárias na sua fala, identificando onde estão suas falhas de pronúncia.

 

2. Use músicas para desenvolver sua pronúncia

Além de diálogos e leituras de textos, uma forte aliada para perder o medo de falar em inglês é a música. Escolha músicas com palavras variadas, aproveitando para aumentar seu vocabulário, e cante junto, sem acanhamento. Porque quando cantamos, além de nos sentirmos relaxados, verificamos a pronúncia correta das palavras e treinamos o inglês.

 

3. Domine alguns macetes para as horas de sufoco

Mesmo treinando muito, pode ser que nada saia conforme o planejado na ocasião em que você vai precisar falar em inglês. Por isso, saber alguns macetes vai ajudá-lo a se livrar do constrangimento. Alguns desses artifícios estão na própria língua, outros estão na sua persistência em tentar. Vejamos os principais deles:

  • Use frases prontas para começar uma conversa;
  • Não tenha medo de assumir que errou e recomece sempre que necessário;
  • Tenha em mãos um rascunho do que preparou para a reunião;
  • Não hesite em pedir ajuda;

 

4. Aprenda com seus erros

Sempre que houver algum evento em que o seu medo de falar inglês pode atrapalhá-lo, anote e reflita sobre a situação, pense em como você pode evitar que isso aconteça. Errar na hora de falar um idioma que não é a sua língua materna é normal e, por isso, esses erros devem sempre serem vistos como aprendizados e não como punição.

 

5. Faça do inglês um hábito divertido

Aprender inglês não pode ser um martírio ou uma batalha. Você precisa procurar meios de adquirir o idioma de forma divertida e eficaz. São inúmeras as dicas de séries, filmes e músicas que podem auxiliar nos seus estudos e, além disso, existem cursos de inglês que procuram a interatividade na hora de ensinar, ajudando a tornar o inglês um hábito divertido.

 

6. Aceite que você tem medo de falar inglês

Se mesmo depois de todas essas dicas você ainda acha que o medo de falar inglês em público não vai cessar tão fácil, pode ser que você ainda não tenha aceitado que ele existe. Na realidade, quando assumimos nossos medos, criamos potenciais maneiras de lidar com eles e de enfrentá-los.

 

Com essas dicas fáceis de cumprir e o apoio de profissionais capacitados, com certeza esse não será um problema para você. Lembre-se: a prática é a sua maior aliada no momento de derrubar as barreiras do medo de falar em inglês.

Gostou das nossas dicas? Que tal mostrá-las para os seus amigos? É só compartilhar em suas redes sociais

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui